Covid-19: Barra Mansa já aplicou 1ª dose em 50% das crianças de 5 a 11 anos

by Diário do Vale

Barra Mansa – A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realiza busca ativa em todas as unidades de ensino da cidade, públicas e privadas, que possuem alunos dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, que são o público-alvo da vacinação pediátrica contra Covid-19. O objetivo é conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de levarem os filhos para receber o imunizante que, além de proteger contra casos graves da doença, evita o aparecimento de mutações do coronavírus. Até a manhã desta terça-feira, dia 22, a cidade já havia aplicado a primeira dose em 7.812 das 15.727 crianças que moram na cidade; o que corresponde a 49,7%.

Ao mesmo tempo em que ocorre a busca ativa, acontecem reuniões entre especialistas da Secretaria de Saúde, do corpo docente e pais, a fim de levar a vacinação às escolas que possuem crianças dentro desta faixa etária. Lembrando que as doses só serão aplicadas nas unidades de ensino após prévia autorização dos responsáveis.

“Este é um grande ganho para o município, pois quanto mais tempo demora a se vacinar, mais tempo temos para deixarmos circular variantes de cepas, que podem ser mais graves e gerar mais óbitos”, alerta a coordenadora de imunização do município, Marlene Fialho.

Marcela Fontes, moradora do bairro Ano Bom, mãe de um aluno do 5º do CEI (Centro Educação Integrada) Vieira da Silva, no Centro, comentou sobre a iniciativa.

– As informações são necessárias até para estimular os pais a vacinarem seus filhos e evitar o contágio pela Covid-19. Meu filho tem 10 anos e teve a doença recentemente. Estou aguardando o período recomendado pela Secretaria de Saúde para levá-lo para receber a primeira dose da vacina – disse.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destaca a segurança do imunizante contra a doença.

– Apesar de ser uma vacina nova, as pediátricas contra Covid-19, da Pfizer e da CoronaVac, são muito seguras, assim como as fabricadas para jovens e adultos, que já somamos mais de 320 mil doses aplicadas sem notificação de evento adverso grave. O Ministério da Saúde possui um calendário extenso de vacinas contra doenças que estão controladas hoje graças aos imunizantes. Se funciona contra elas, por que não funcionaria contra a Covid-19? Não podemos acreditar em notícias falsas. Precisamos seguir os exemplos que já temos, constatar que não há registros de efeitos adversos graves e entender que a melhor maneira de prevenção é se vacinando – ressaltou o secretário.

Vida Normal

Núbia Gabriel Alves Otaviano, mãe da pequena Luiza, de 6 anos, já levou a filha para receber a dose pediátrica e incentiva outros responsáveis a fazerem o mesmo.
– Desde que eles nascem são vacinados, nunca ninguém quis saber a origem ou como foram feitas, uma vacina a mais vai fazer diferença. Se for para preservar a saúde deles, tem que tomar vacina, sim. Todos da minha família já tinham recebido pelo menos uma dose e esperávamos muito que essa oportunidade chegasse às crianças. Confesso que fiquei com medo da reação, mas em nenhum momento pensei em não levá-los – disse.

Ela também é mãe de Luiz Otávio, de 13 anos, que já está imunizado com as duas doses. Luiza espera pela segunda aplicação no próximo dia 08/03.

– Nenhum dos dois tiveram reação, foi muito tranquilo e nem febre tiveram. A Luiza tomou a vacina de manhã e seguiu a vida normal, brincando, pulando, fazendo bagunça – destacou.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996