Covid-19 não é doença somente de idosos, alerta OMS

by Diário do Vale

Estados Unidos– A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (18) que o Covid-19 (novo coronavírus), não atinge somente idosos. Medidas de prevenção e tratamento devem ser empregadas por governos e pessoas também no caso de adultos saudáveis e até mesmo de crianças.

A entidade reiterou que a maior taxa de mortalidade vem ocorrendo entre a faixa acima dos 60 anos, mas esse fato não pode justificar uma tranquilidade e um descuido no restante da população. As providências, acrescentaram os representantes da organização, devem ser tomadas por todas as pessoas.

– Nos dados, o número de casos com crianças é mais baixo do que em adultos. Elas podem desenvolver doenças, mas a maioria está infectada com doenças mais leves. Mas sabemos que crianças são suscetíveis. Na China, várias evoluíram para estados mais graves. E há o registro de uma morte na China – declarou a chefe da área de doenças da OMS, Maria Van Kerkhove.

– Não é uma doença somente dos idosos. Pessoas mais jovens experimentam doença menos severa, mas temos que observar todos, até os casos mais leves. Todo caso suspeito deve ser testado. Se mostrar sintomas deve ser testado – acrescentou o diretor executivo da OMS, Michael Ryan. Na Coreia do Sul, exemplificou, apenas 20% das mortes tiveram como vítimas pessoas idosas.

A ampliação dos testes tem sido um desafio para governos. Mas para o diretor executivo, a aplicação insuficiente de testes está mais relacionada às estratégias dos governos do que à ausência de kits e insumos por parte dos laboratórios. “Se você vai testar cada caso suspeito os países vão ter a capacidade”, afirmou.

A chefe da área técnica da OMS ressaltou que países devem procurar como ampliar a oferta de testes.

– Países precisam usar os fundamentos, mas pensar em formas inovadoras de encontrar as pessoas e enfrentar a disseminação. Já há casos, por exemplo, de exames em drive thru [termo utilizado para coleta direta no carro de alimentos em lanchonetes] – disse Maria Van Kerkhove.

Casos

A última atualização da OMS, desta quarta-feira, contabilizou 193.475 casos confirmados, com 7.864 mortes. Desde o início da pandemia, 164 países registraram casos. A China mantém-se com o maior número de casos (81.151), seguida de Itália (31.506), Irã (16.169), Espanha (11.178) e Coreia do Sul (8.413).

Suprimentos

Outra preocupação dos integrantes da direção da OMS diz respeito aos suprimentos de saúde. A organização informou que dialoga com os governos para assegurar o acesso a equipamentos e insumos no mercado. A entidade pede ainda que as autoridades garantam a oferta desses produtos aos profissionais da área

Os diretores da OMS alertam para o uso indevido desses materiais – como a utilização de máscaras por pessoas que não apresentam sintomas. “Cada indivíduo precisa saber seu papel para que suprimentos sejam utilizados da melhor forma possível. Uma questão fundamental é o uso racional de máscaras. Se você não está doente, não deveria estar usando uma máscara. Isso impacta os suprimentos globais”, ponderou a chefe da área de doenças da OMS, Maria Van Kerkhove.

Preconceito

O diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, ressaltou que o momento é de solidariedade e união para combate ao vírus. O diretor executivo da entidade, Michael Ryan, condenou um tratamento discriminatório ou de atribuição de responsabilidade à China pela pandemia. Hoje, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu em tratar o novo coronavírus por “vírus chinês”.

“Devemos evitar tratar como ´vírus chinês´. Esse é um tempo de solidariedade, de fatos. Não tem culpa nisso. Tudo o que precisamos agora é identificar o que precisamos fazer, avançar com velocidade e evitar indicação de associação étnica”, assinalou.

You may also like

6 comments

Gabriel 18 de março de 2020, 20:56h - 20:56

Mas eles que mais gostam do vírus eu acho.

Capeta da grota do Santa Cruz 18 de março de 2020, 19:22h - 19:22

Então eu já posso comprar o meu caixao. Já tenho 4.5

VAI VENDO 19 de março de 2020, 09:13h - 09:13

Será perda de tempo entubar Vc e de muitos lambes-saco daqui.

VAI VENDO 18 de março de 2020, 19:13h - 19:13

Mais tarde saberemos se é ou não um vírus chinês. Como pode esse vírus nascer de uma hora para outra? Dizem que foi por chineses comerem morcegos. Como pode esses morcegos causarem esse vírus agora se os chineses já comem esse animal há décadas, talvez há séculos?

Além dos morcegos, os chineses comem cobras, ratos, baratas e o que mais veem pela frente. Acabei de ver um vídeo de uma chinesa cuidadora de jardim que descobriu um ninho de passarinho e comeu, como uma fruta, os filhotes de passarinho mais os ovos do ninho. E ainda chupou os dedos. Putz!

Só acho 18 de março de 2020, 20:46h - 20:46

Alguém avisa pra besta do presidente Bozo que isso não é alarme falso como ele falou domingo….Se ele fechar a boca o bolso dos filhos e as pernas da mulher já ajuda bastante

Rurales 18 de março de 2020, 23:03h - 23:03

Kkkkkkk…me divirto por aqui… Não surgiu de uma hora para outra. Esse covid 19 é o conhecido H1N1, q causou a gripe espanhola (q na vdd é americana) em meados de 1918. Ele vem se mutando. Vieram algumas crises, a suína no México, aviária na Ásia. Mas sabemos q os hábitos desses orientais, conjugado a falta de saneamento básico, fazem o vírus mutar e “fortalecer”.
Verificamos q a cada surto o vírus chega com características distintas, e podemos dizer mais “forte”. Por vezes em mortalidade, outras em transmissão.
Nem tô tão preocupado com esse covid 19.
Já estou imaginando o Covid 25… Esse virá brabão!!
Força galera!
Mantenham seus pais em casa!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996