Crise na Venezuela leva Colômbia a sair da Unasul

by Diário do Vale

Bogotá – O presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou ter notificado a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) da decisão de se retirar do bloco por considerar que o grupo não denunciou o tratamento brutal do governo da Venezuela em relação aos cidadãos do país.

“Quero informar os colombianos que, no dia de hoje, o senhor chanceler da República enviou à Unasul a carta onde nós denunciamos o tratado constitutivo dessa entidade e em seis meses se tornará efetiva a saída da Colômbia dessa organização”, afirmou Duque.

O novo presidente colombiano afirmou que o bloco, formado em evento no Brasil em 2008, foi criado para “fraturar o sistema interamericano” e “serviu aos propósitos de uma ditadura”.

Duque criticou a Unasul por nunca ter denunciado os “atropelos” do governo do venezuelano Nicolás Maduro e que o bloco não exerceu o dever de garantir que essas ações do regime chavista constituíssem a eliminação das liberdades dos cidadãos.

Cumplicidade

Por isso, o presidente da Colômbia disse considerar a instituição como “maior cúmplice” da Venezuela. No último dia 10 de agosto, o chanceler colombiano, Carlos Holmes Trujillo, informou a decisão política do país se retirar do bloco, uma promessa que Duque fez durante a campanha presidencial.

“Seguiremos trabalhando no marco do multilateralismo regional e faremos isso apoiando a Carta Democrática Interamericana, assinada pela Colômbia, que defende a liberdade e o equilíbrio de poderes e, além disso, é fiadora de uma sociedade participativa e plural”, afirmou Duque. A Unasul é formada por Bolívia, Brasil, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

You may also like

2 comments

Sonia inacio 30 de agosto de 2018, 06:27h - 06:27

Excelente iniciativa da Colômbia.

Meus respeitos a este País que com garra venceu a luta que viveu.
Repudio este GENOCIDiO na Venezuela.

Smilodon Tacinus 29 de agosto de 2018, 19:10h - 19:10

Só digo uma coisa: parabéns à Colômbia!!… Um país que há poucos anos era dominado pelo narcotráfico, inclusive com sequestro de assassinato de magistrados e políticos, hoje tem em Medellin, Cali e Bogotá algumas das cidades mais seguras da América Latina. Foi o país sul-americano que mais avançou socialmente, graças a um governo punho forte e de tolerância zero com o banditismo e os interesses dos grandes cartéis…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996