CSN demite comissão de negociação e MPT recomenda reintegração

by Paulo Moreira

Foto: Reprodução Redes Sociais
Integrantes da comissão de negociação informam que foram demitidos

Volta Redonda – Colaboradores da CSN que participavam da comissão que tentava negociar com a empresa, independentemente do  Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, foram demitidos nesta segunda-feira (11). Por meio da recomendação, a empresa também foi notificada a se manifestar no prazo de 24 horas, inclusive com a apresentação de documentos capazes de comprovar o adimplemento das obrigações de fazer e não fazer apontadas.

Eles teriam participado da mobilização que resultou em paralisações em alguns setores da empresa na semana passada. Trabalhadores da siderúrgica e da CSN Cimentos, que teriam se manifestado a favor da comissão foram dispensados. A empresa não se manifestou sobre o caso.

Em diversas manifestações nas redes sociais, o grupo convidou seus colegas metalúrgicos a se manterem na luta. A comissão, por não ter mandato sindical, não tem direito à estabilidade no emprego que é garantida a diretores de sindicatos.

MPT recomenda reintegração dos dispensados

Em nota à Imprensa, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) informou que expediu Notificação Recomendatória para que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) reintegre os empregados demitidos nesta segunda, se abstenha se demitir novos empregados e de interferir nas deliberações dos trabalhadores. A notificação foi emitida após o MPT-RJ tomar conhecimento de que a empresa demitiu uma série de funcionários que formaram uma comissão de negociação paralela.

A CSN e o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense  estão em processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023. Diante disso, os trabalhadores da CSN ameaçaram utilizar o instrumento de pressão máxima para garantir melhoria de seus direitos sociolaborais. “A empresa, por sua vez, dispensou uma série de empregados no dia de hoje pelo simples fato de eles estarem usufruindo o direito de livre manifestação do pensamento”, diz a nota do MPT.

“Para o MPT, a dispensa de empregados durante período de negociação das cláusulas de Acordo Coletivo de Trabalho ou de sinalização de greve constitui ato abusivo e de má-fé da empregadora, vez que se utiliza indevidamente do direito potestativo de dispensa de empregados para impingir temor na categoria que está lutando por melhores condições de trabalho”, prossegue a nota.

– O objetivo da recomendação é garantir que os trabalhadores não fiquem com medo de perder seus empregos neste momento de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho e de eventual greve. O MPT fará o possível para garantir que os empregados injustamente demitidos sejam imediatamente reintegrados. Nenhum empregado se sentirá à vontade para votar contra a proposta de ACT apresentada pela empresa se existir o temor de ser demitido a qualquer momento – declarou o procurador do Trabalho, Elcimar Bitencourt.

Além da reintegração imediata dos empregados demitidos com e/ou sem justa causa nesta segunda, a empresa deverá, sob pena de propositura de Ação Civil Pública em seu desfavor:

– Abster-se de demitir empregados durante a negociação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023, com ou sem justa causa;

– Abster-se de demitir empregados durante estado de greve ou de efetiva deflagração de movimento paredista, com ou sem justa causa;

– Abster-se de interferir nas assembleias, reuniões, manifestações de pensamento, votações, deliberações e decisões da categoria profissional em relação à proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 que está sendo negociada com a empresa;

– Abster-se de interferir nas assembleias, reuniões, manifestações de pensamento, votações, deliberações e decisões da categoria profissional no tocante à oportunidade de exercer o direito de greve e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

– Publicar nota/boletim oficial, informando sobre a reintegração dos empregados demitidos no dia 11 de abril de 2022.

– Publicar nota/boletim oficial, dizendo expressamente que nenhum empregado será demitido, com ou sem justa causa, pelo simples fato de participar dos atos de deliberação e votação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 que está sendo negociada com a empresa neste momento, assim como de usufruir licitamente do direito de livre manifestação do pensamento.

– Publicar nota/boletim oficial, informando expressamente que nenhum empregado será demitido, com ou sem justa causa, pelo simples fato de usufruir licitamente do direito de greve.

Pauta de negociação

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense apresentou à CSN a pauta de reivindicações da categoria para o acordo coletivo 2022/2023.  As propostas votadas no dia 08 (sexta-feira) haviam sido apresentadas pela própria Companhia. Os representantes da empresa receberam a pauta e ainda não se manifestaram.

You may also like

15 comments

Operariovr 12 de abril de 2022, 14:09h - 14:09

Isso ai mais uma. Vitória para os trabalhadores escravizados….. Hora é essa companheiros… Vamos unir e pedir mais valorização ao funcionário só tem perdido seus direitos nesta empresa de merda……

Leandro Baesso 12 de abril de 2022, 09:06h - 09:06

Mas com a deforma trabalhista, o empregado ia poder negociar direto com o patrão? E tem gente que acredita que se privatizar a petrobras o preço do combustível vai diminuir. Isso que acontece com a privatização, dinheiro do bolso do acionista e migalha pra quem gera a riqueza.

Leandro 12 de abril de 2022, 08:12h - 08:12

Vai sair alguma coisa boa desse acordo se Deus quiser

Ponto de vista diferente 12 de abril de 2022, 07:06h - 07:06

Obrigar a empresa manter funcionários.
Ela manda embora quem ela acha que deve manda.
Agora ser obrigada a contrata de novo pq vem uma ordem da justiça isso e errado.
Quem estiver trabalhando nela e não satisfeito com o salário e só procurar onde paga melhor e pronto.

Anti-peleguismo 12 de abril de 2022, 13:32h - 13:32

Pelego safado

Sebastiao mauricio da s. de sousa 12 de abril de 2022, 06:26h - 06:26

Pra punir a empresa e ótima, da pra ver como o sindicato é pelego,deixando o trabalhador a Deus dará. Negociação sem sindicato é o melhor caminho. Sr. SILVIO,FIQUE DE PRONTIDÃO PRONTIDÃO PARA ASSINAR A PAUTA, NADA MAIS.

Jorge Lucas 11 de abril de 2022, 23:46h - 23:46

Esse é o momento certo do comércio da região apoiar o movimento. O comércio regional será diretamente beneficiado com a melhoria na renda mensal dos metalúrgicos.

José Souza 11 de abril de 2022, 21:44h - 21:44

O.MPT GARANTE OS EMPREGOS DURANTE DISSÍDIO;MAS ALGUÉM TEM DUVIDA QUE APÓS,QUE QUE PARTICIPAREM SERÃO DEMITIDOS?
QUEM QUISER,PODE ARRISCAR POR CONTA E RISCO;DEPOIS CONTE O RESULTADO.

Acorda povo. 11 de abril de 2022, 21:23h - 21:23

Diante disto não devemos parar, não podemos afrouxar as rédeas contra ela…vamos manter as paralisações até que a empresa faça um acordo justo com os funcionários….ela lucrou 13 bi, chega de sofrimento…..vamos manter nossas posições…

Pronto falei 11 de abril de 2022, 21:23h - 21:23

Diário do vale coloca na capa do jornal a realidade vai na csn e conversa com os funcionários e faz uma matéria decente e para de dar valor a empresa quem compra seu jornal são os trabalhadores de volta redonda e barra mansa infelizmente o que parece que não podemos contar com a mídia ainda bem que a Saint Gobain valorizar os funcionários

tplink 11 de abril de 2022, 21:13h - 21:13

Ninguém larga a mão (ou pescoço) de ninguém!!!
Vão afundar todos juntos!!!

Gustavo 11 de abril de 2022, 20:53h - 20:53

O lucro líquido da CSN passou de 1 bilhão em 2020 para 14,5 bilhões em 2021.

Os dividendos pagos aos acionistas foi menos de 1 bilhão em 2020 e quase 4 bilhões em 2021.

Enquanto isso, os metalúrgicos recebem mal e estão expostos a frequentes acidentes de trabalho, inclusive com mortes.

A greve tem o meu total apoio!

Não é a mamãe! 11 de abril de 2022, 20:28h - 20:28

A csn não tá nem aí para o funcionário. Eu e o Baby (que parece aquele da família dinossauro), trabalhamos direitinho e somos um pouco puxa saco do nosso chefe, e mesmo assim mandaram a gente embora uma vez. Agora se o chefe pedir, eu e o Baby trabalhamos de domingo à domingo sem reclamar rsrsrs.

Absurdo 11 de abril de 2022, 18:53h - 18:53

Parabéns sr. Elcimar! Que venham mais ações como essa, pois Volta Redonda tem sido explorada pela CSN há muitos anos, que faz o que quer e entende. Estamos cansados disso! Que os trabalhadores da CSN sigam firmes em suas manifestações e que fique claro que a população estará sempre ao lado deles. É um absurdo terem demitido trabalhadores: certamente uma boa amostra de repressão e controle. Perdeu a noção!

Sul Fluminense 12 de abril de 2022, 06:40h - 06:40

Estamos juntos com esses guerreiros que só querem o reconhecimento da empresa.
Não desistam vocês vencerão.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996