>
quinta-feira, 30 de junho de 2022 - 14:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / CSN lança Programa de Educação Ambiental em Volta Redonda

CSN lança Programa de Educação Ambiental em Volta Redonda

Matéria publicada em 18 de março de 2022, 15:02 horas

 


Semana da Água marcará o início das atividades

 

Na programação estão incluídas atividades de conscientização e educação ambiental com os alunos e capacitação de professores – Foto: Divulgação Fundação CSN.

Volta Redonda- A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) iniciará, na Semana da Água, 21 a 30 de março, um Programa de Educação Ambiental (PEA) para a cidade de Volta Redonda (RJ), em parceria com a Prefeitura local, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente.

Desenvolvido pela Fundação CSN, o PEA é composto por três frentes: diagnóstico sócio participativo, atividades de conscientização e educação ambiental com os alunos da rede municipal de ensino e capacitação de professores.

Diagnóstico sócio participativo: por meio de entrevistas com representantes da comunidade escolar, atores comunitários, autoridades municipais e colaboradores da empresa, o diagnóstico busca compreender a percepção destes públicos sobre as questões ambientais da cidade e qual o impacto da siderurgia, assim como direcionar os temas prioritários para desenvolvimento do programa de educação ambiental.

Atividades de conscientização e educação ambiental: Estão previstas diversas atividades de educação ambiental com as escolas municipais de Volta Redonda, como já acontece nas cidades de Arcos e Congonhas, em Minas Gerais, onde a CSN também atua junto às Prefeituras. Para marcar o Dia Mundial da Água, haverá palestras, oficinas com foco em esclarecer as responsabilidades dos cidadãos, do poder público e da iniciativa privada sobre preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. Um dos destaques da semana será a soltura de 10 mil alevinos no Rio Paraíba do Sul. (ver programação ao final deste texto)

Capacitação dos professores: cursos e oficinas para os professores das escolas públicas sobre a temática ambiental como tema transversal as suas disciplinas e para estimular a conservação e a preservação do meio ambiente.

Todas as atividades do PEA reconhecem a importância da agenda relacionada ao Dia Mundial da Água (22/3) e do Rio Paraíba do Sul pela sua grande relevância para a biodiversidade local.

– O PEA será uma oportunidade de um diálogo direto da Companhia com a comunidade e ao mesmo tempo uma oportunidade para a empresa apresentar suas iniciativas na área ambiental para a cidade. Lançar este programa durante a Semana da Água é especialmente significativo para a CSN, uma vez que a Usina Presidente Vargas é referência no reuso e recirculação de água, com taxa de recirculação de 93,6%, aliado a um rigoroso programa de monitoramento de seus efluentes devolvidos ao rio Paraíba do Sul – explica Aldo Santana, gerente de Meio Ambiente da CSN.

Programação Semana da Água:

Exposição Captando o Passado a Água e a CSN

Abertura: 21 de março, às 14h30

Período: De 21 a 30/03, das 8h às 17h

Local: Biblioteca Municipal Raul de Leoni, com acesso gratuito

Soltura de 10 mil alevinos no Rio Paraíba do Sul (repovoamento de peixes nativos)

Data: 23 de março às 8h

Local: Deck da Defesa Civil


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

26 comentários

  1. Programa de educação ambiental????. Isso é deboche para com o povo de Volta Redonda. E ainda tem o prefeito anti-educação agradecendo. Hipocrisia.

  2. Aciaria e Aços longos pó o dia inteiro. Cidade imunda de pó e INEA faz vista grossa.

  3. Queridos leitores, CSN é o marco inicial da industrialização de toda América Latina.
    É a empresa que oferece o maior número de vagas de empresa na região Sul Fluminense. Quem trabalha em nossa região, se não trabalha diretamente para a CSN, certamente tem seu emprego por causa da CSN. Além do mais é inegável que ainda paga ótimos salários, oferece boa comida, ótimos benefícios e um incomparável plano de saúde.

    • Tá de brincadeira. Sai da caixa!

    • Jorge Lucas irônico

      Gente, vocês ainda não entenderam que o Jorge Lucas está de sarcasmo. Dá pra perceber, principalmente quando ele fala que a csn paga ótimos salários, dá boa comida, benefícios, e um incomparável plano de saúde. O pessoal não sabe nem entender quando é irônico e quando é sério. Valeu pela piada Jorge Lucas kkkkkkkkkkk. Muito boa mesmo! kkkkkkkkkkkk.

  4. Sem noção esse cara

    Sempre vem o retardado do Jorge Lucas falar bem da csn. A empresa solta toneladas de pó todos os anos na cidade e o retardado vem falar bem dessa empresa!

    • Acredite se quiser

      DEVERIA COMEÇAR POR AQUELES QUE ENCHEM A CIDADE DE PÓ PRETO E A MONTANHA DE ESCÓRIA NA VOLTA GRANDE MAS A GENTE SABE QUE ISSO TUDO É SÓ NA TEORIA NA PRATICA FICA TUDO A MESMA COISA

    • CSN dê o exemplo antes! Piada

  5. Mais uma vez a CSN, engrandece a comunidade que a cerca. Não bastasse o exemplo que é em atenção e cuidados com o meio ambiente, em atenção social oferecendo excelentes oportunidades de emprego e renda, agora também mostra sua parceria com atividades didáticas junto ao poder público, parabéns.

  6. Deve ser pra ensinar COMO NAO FAZER… Piada, só pode

  7. A PMVR tem que desapropriar o terreno do Aero e transforma-lo em um enorme parque ambiental para a CSN pagar as mazelas ambientais que afetam a saúde da população e o meio ambiente.

    • Queridos leitores, CSN é o marco inicial da industrialização de toda América Latina.
      É a empresa que oferece o maior número de vagas de empregos na região Sul Fluminense. Quem trabalha em nossa região, se não trabalha diretamente para a CSN, certamente tem seu emprego por causa da CSN. Além do mais é inegável que ainda paga ótimos salários, oferece boa comida, ótimos benefícios e um incomparável plano de saúde.

    • Sempre rio das piadas do Jorge Lucas. Ótimos salários kkkkkkkk. Boa comida kkkkkkkkkkkkkkkk. Incomparável plano de saúde kkkkkkkkkkkkkkkkk. Cara, vc deveria ser comediante profissional!!!

  8. Mas isso é um tapa na cara da sociedade! CADÊ OS AJUSTES ASSUMIDOS NO TAC ASSINADO EM 2018? CADÊ A REFORMA DA SINTERIZAÇÃO E A COBERTURA DAS CORREIAS TRANSPORTADORAS?… O problema é que não tem “macho” na cidade para cobrar… Quem é de fora (Ministério Público e Estado) só se preocupa com a montanha de escória, afinal pode poluir a água que bebem em Copacabana…

  9. A saúde é a melhor resposta

    Nunca trabalhei na CSN e tenho leucopenia de repetição, tenho que estar sempre tratando.

  10. Morador e cidadão

    Uma piada isso! Os donos da CSN, poluidores contumazes, deveriam ser os primeiros a fazer o curso.

    • Mudei pro Belvedere em 2000 , hoje quando lavo o quintal tem 10 vezes mais pó preto do que quando me mudei.
      É muito pó preto.

  11. Está no mesmo nível da medalha recebida pelo desqualificado na questão indígena. A empresa não respeita nenhum TAC assinado, não muda a história de emissão de poluentes na cidade e mantém equipamentos obsoletos de controle de particulado e vem com essa conversa de educação ambiental. E o pior que ainda dão ( ou compram ) espaço para o marketing institucional.

  12. Ahhh muito bom!
    É tipo a Flordelis ensinando como cuidar do marido.

  13. Piada pronta. Entendedores entenderão!

Untitled Document