>
quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 00:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / CSN suspende turno fixo de oito horas

CSN suspende turno fixo de oito horas

Matéria publicada em 13 de outubro de 2017, 16:54 horas

 


Empresa comunicou que está atendendo a pedido feito pelos trabalhadores do turno, em votação promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos

Suspenso: Antes de implantar turno fixo de oito horas, CSN vai discutir alternativas com o sindicato

Suspenso: Antes de implantar turno fixo de oito horas, CSN vai discutir alternativas com o sindicato

Volta Redonda – A CSN comunicou, em mensagem distribuída a seus colaboradores, que vai suspender a implantação do turno fixo de oito horas, que deveria entrar em vigor na próxima segunda-feira (16). A empresa informou que a decisão atende a pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, através de ofício enviado depois da votação realizada na última quarta-feira (11).

Naquela ocasião, os metalúrgicos que fazem turno de revezamento na empresa autorizaram o sindicato a discutir com a siderúrgica alternativas para a implantação do turno fixo de oito horas.

Em entrevista concedida logo após o resultado da votação, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos, afirmou que a prioridade das conversações será garantir que a empresa não faça demissões por causa da troca de duração do turno. A mudança de seis para oito horas pode acarretar demissões, já que a quantidade de equipes de revezamento, chamadas “letras” no jargão interno da CSN, poderia eliminar uma dessas equipes. Silvio Campos calcula que cerca de mil empregos poderiam deixar de existir.

Além da manutenção dos empregos, Silvio quer discutir outros itens com a siderúrgica: “Depois, vamos discutir itens como um intervalo de refeição de uma hora, uma tabela favorável aos trabalhadores e uma possível compensação financeira, em forma de abono”, afirmou na quarta-feira o diretor do sindicato.

Entenda o caso

Os metalúrgicos da CSN que fazem turno participaram, no dia 26 de setembro, de uma consulta em que decidiram que o sindicato não poderia negociar com a empresa a implantação do regime de turno de revezamento de oito horas – uma das prioridades da empresa desde que uma votação realizada pelo ex-presidente Renato Soares interrompeu uma série de acordos que permitiram o turno de revezamento de oito horas.

Com a decisão dos trabalhadores, a CSN respondeu que implantaria, já a partir de 16 de outubro, o turno fixo de oito horas, baseando-se no argumento de que a determinação da jornada de seis horas diárias serve apenas para os turnos de revezamento.

A empresa não precisaria negociar com os trabalhadores ou o sindicato, no entendimento de seus representantes. A reação do sindicato foi convocar uma assembleia para o dia 9 de outubro, em que a decisão foi fazer a assembleia desta quarta-feira. Os metalúrgicos continuam a rejeitar o turno fixo de oito horas e aceitam negociar o revezamento.

Com a decisão da CSN, o turno de revezamento de seis horas continua valendo enquanto as negociações perdurarem. A intenção da CSN é implantar o turno de revezamento de oito horas. Fontes internas da siderúrgica afirmam que o foco da empresa é o ganho de produtividade que vai ocorrer quando houver menos trocas de turno por dia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

73 comentários

  1. O sindicato presidido pelo Silvio acabou de se afundar completamente na lama e no caos. No voto eles não ganham mais a eleição ano que vem, pois todo mundo sabe que é a CSN que elege sindicato na região. A volta do turno de 8 horas é uma armação desde o começo, um combinado entre empresa e sindicato, pois o sindicato sabe muito bem que não tem a mínima condição de barrar uma empresa do porte da CSN. Nem condição e nem peito, quanto mais o sindicato também não tem o mínimo preparo para conduzir uma situação de enfrentamento. Exatamente por isso, para não ficar feio, o sindicato conduziu a situação para a abertura de uma negociação para ver se ainda dava para ganhar alguma coisinha e ainda tratou de dizer que mesmo com o turno de 8 horas ia demitir 1.000 empregados, com isso aprovando facilmente a abertura da negociação (alguém tinha dúvidas que isso aconteceria?) depois dos empregados terem reprovado o turno de 8 horas dias antes. Aí vem a CSN e diz que para atender pedido dos trabalhadores por meio de sindicato cancelou o turno fixo de 08 horas até haver negociação. Enfim, tudo armado. Até nas igrejas os padres andam lendo cartas do Bispo dizendo que CSN vai demitir, mas não somente isso…os padres também dizem que o sindicato está do lado da CSN…enfim, o sindicato está hiper queimado perante os trabalhadores e a sociedade. Quanto a CSN, ela cumpriu seu papel, ou seja, fez suas reuniões internas, pressionou e etc…enfim, tudo o que se espera de uma empresa. Temos que entender que no caso da CSN os empregados que aprovam situações assim o fazem por pressão, por medo de serem mandados embora. Não quer dizer que a maioria está do lado da empresa e vota consciente…quer dizer que eles tem medo de perder o emprego…e com um sindicato que nunca e jamais conseguiu uma garantia de emprego igual consegue nas empresas em Resende, porque bater de frente com a CSN? Enfim, os empregados sabem que não terão defesa…enquanto o presidente do sindicato (Silvio) continuar sendo esse gentleman cavalheiro com empresários está todo mundo ferrado…tudo o que se espera de um sindicato é que seja firme e até mesmo ríspido quando necessário com estes empresários…mas o cara quer ser uma moça a toda hora!!!! Enfim, chega disso…vamos torcer para que nas eleições de 2018 o Conlutas ganhe essa eleição de vez…esses sim, sabem bater de frente e colocam os patrões no seu lugar…não tenho partido, não sou sindicalizado e muito menos atuo nesse meio, mas presidente do sindicato tem é que ser mais firme, mais bravo…

  2. A igreja católica vai fazer pressão amanhã, mas infelizmente tem muitos supervisores, neste movimento que vai entregar qualquer peão que aparecer lá, sindicato não existe, peão tá pensando em pegar grana, digo uma coisa, as demissões está vindo de SP, vai ser feito uma limpeza, muitos ficaram abismado, sem entender. Só Deus para nos ajudar.

  3. A verdade e que a medicina já comprovou que é melhor para a saúde turno fixo do que o de revezamento, e a lei é clara, turno de revezamento de 8 horas somente com negociação entre as partes . Qualquer orelha seca percebe que a lógica é a CSN implantar o fixo, o direito e dela. Tudo o mais e bla bla sem sentido, se ela abre negociação e pegar ou pegar o fixo, não devemos acreditar em profetas do apocalipse e do quanto pior melhor, para refletir!

  4. Peão que reclama da CSN tem que levar uma coça, empresa boa, dá salário, PLR, plano de saúde, abono, plano dentário. Eu estou muito satisfeito.
    Obrigado mamãe CSN!

  5. Ex cavalo do Benjamin

    Classe desunida

    A demissão vai rolar solta.

    Lamentável

    • الفتح - الوغد

      Desunida não. As pessoas têm interesses diferentes e divergentes, só isso… Vc não está satisfeito, outros estão, vida que segue…

    • sabe cavalo . eu não entendo .. ou você é muito mal informado … ou era muito ruim de trampo mesmo e cabou demitido por pura incompetência .. se deu sorte talvez aposentou e esta ae cuspindo no prato que comeu .. so vou te eclarecer .. quando o sr Benjamin assumiu a CSN .. a empresa estatal era um cabide empregos e tava na beira da falência .. já imaginou uma empresa com quase 20 mil empregados falir ?? um seu bosta .. já parou para imaginar .. ae o cara faz uma gestão .. consegue reeguer a empresa ,, com muita dificuldade , mas com competência cria aço longos , cria cimentos , aumenta a mineração , compra um porto .. cria muita renda , muitos empregos e vem vc dizer esta asneira e .. vai morrer napraça jogando dominó seu bostão .

    • Quem foi cavalo sempre será que é Burro sempre será…

    • Realista, vc é mal informado mesmo, o efetivo da CSN + contratado hoje é igual ao período antes da privatização, a única diferença é que o lucro da empresa ia pro bolso dos políticos. Contudo os empregados eram muito mais remunerados. Além disto o dono atual investiu erradamente, não investiu na CSN que da Ebtida acima de 50^, e construiu longos e cimentos que juntas não somam 10% de Ebtida, tão ruim o negócio que o sonho dele é fechar estas empresas.
      Um conselho, deixa de ser alienado.

  6. Q saia logo essa esmola ai … Vou comprar umas rodinhas pró meu carro é tirar onda …Fazer um churrasco de espetinho e continuar fingindo q tô trabalhando enquanto ela finge q paga um salário digno kkk

  7. A CSN é muito preocupada com o horário dos seus funcionários em relação a outras empresas. Porque a mesma não se incomoda também com os funcionários que não registram ponto e são obrigados a ficarem 12 a 20 horas na empresa e realizar plantões dentro da empresa nos fim de semana sem receber hora extra ou qualquer outra compensação. Cadê o sindicato ou o ministério do trabalho, que neste jornal informou que tem intensificado a fiscalização na CSN.

    • الفتح - الوغد

      Simples. Quem está se sentindo prejudicado, que vá ao MPT oferecer a denúncia. Ficar esperando sentado que outros resolvam os seus problemas não é uma atitude sensata…

    • Não fui ao MPT, fui à justiça e ganhei de lavada, é assim que a CSN sobrevive, como muitos desinformados como vc não conhece seus direitos.

    • OLA .. ACHO QUE SEU CASO FOI PONTUAL .. OU SUA AREA ERA DESINFORMADA .. ISTO NÃO É PRATICA NÃO .. ONDE TRABALHO TABEM EXISTE ESCALA DE PLANTÃO .. SÓ QUE É CONTROLADA , SEMPRE FOI .. QUEM TIRA PLANTAÕ COMPENSA COMBINADO COM O SEU GESTOR E AINDA PODE EMENDER COM FINAL DE SEMANA .. NADA MAIS JUSTO ..

    • Realista, emendar com feriado não é 100% ignorante. Se vc faz plantão sua folga tem que ser o dobro, não é preciso esperar feriado.
      Se liga escravo desinformado.

  8. Quero saber onde asino pra aprovar o acordo quero pegar logo essa grana pq ja to gastano por conta comprei um Chevete equipei com uma sonzera e estou passiando na Vila com o volume do som no mácimo e paquerano as gatinha na porta do shopem, e fim de semana vou cair pra praia em Angras, quer vida melhó que eça?

  9. O acordo coletivo do ano passado foi ótimo pra CSN, além de ganhar 5% dos empregados, vai utilizar o cartão extra de fim de ano, que não será pago aos funcionários, para negociar o turno de 8 horas.
    Peão desunido tem o que merece.

  10. CSN tem sido uma excelente empresa.

  11. VC VIU NA FOTO A OPOSIÇÃO NÃO TEM NENHUM METALÚRGICO SO TEM PROFESSOR ADVOGADO DESEMPREGADO E NENHUM METALÚRGICO COMO PODE CHAMAR ISSO DE OPOSIÇÃO PESSOAL COM AQUELA FAIXA PRETA HORRÍVEL DE CLIMA DE MORTE E O MAIS IMPORTANTE NINGUÉM NUNCA FEZ TURNO NA CSN LAMENTÁVEL >

  12. Venceu o bom senso, o trabalhador é quem decidirá, essa turminha de faixa preta na praça não tem compromisso com nada apenas querem ver o circo pegar fogo e galinha que acompanha pato morre afogado.
    É hora de sermos inteligentes para darmos aos nossos filhos o melhor possível. O resto é conversa fiada.

    • Meu nome é Zé Pequeno!

      Dêem melhor estudo aos seus filhos mesmo em período de crise para um dia eles terem asas fortes e voarem para o Norte ou outras terras porque em VR já não dá mais.

  13. Com raras exceções , as opiniões contra a negociação vem de aposentados que já garantiram o seu ou de gente com interesses políticos, querem tirar vantagem do quanto pior melhor, essa e a verdade. Quem tem que ser sensato eh quem precisa do trabalho, precisa manter a CSN competitiva para pagar salário e manter o emprego, o resto eh bla, bla, bla , e na maioria das vezes desonesto

  14. GENTE TEM MUITA GENTE DESINFORMADA, CULPADO DISSO AI E ESSE MALDITO GOVERNO TEMER E ESSE DEPUTADOS E SENADORES QUE FIZERAM ESSA REFORMA FAMIGERADA NAO TEM SINDICATO E NEM JUIZ QUE VAI PODER IR CONTRA ESSAS MALDITAS NOVAS LEIS E TAMBÉM NINGUÉM MAIS FAZ TURNO DE SEIS HORAS EM LUGAR NENHUM NEM USIMINAS, CST, AÇO MINAS COSIPA QUE SAO AS USINAS QUE SE COMPARAM COM A CSN NINGUÉM FAZ SEIS HORAS ALIAS NESTE PAIS NINGUÉM FAZ SEIS HORAS VAMOS TOMAR DINHEIRO DO BENJAMIM E GARANTIR OS EMPREGOS NESSA CRISE O MAIS IMPORTANTE E ESTAR EMPREGADO

  15. Nunca trabalhei na CSN e não pretendo trabalhar. Mas a maioria dos amigos trabalham ou trabalharam lá.
    E uma coisa que não entendo é a insatisfação dos trabalhadores. Vejo que a maioria odeiam a empresa… sendo nítido a felicidade qdo encontram emprego em outras indústrias.

    • الفتح - الوغد

      Simples. Geralmente quem se manifesta é quem está insatisfeito… A CSN é orgulho do povo de VR, seu valor vai muito além do que se cota em bolsa…

    • acho que você comeu merda .. que opinião de quem não sabe de nada mesmo .. é uma mala .. A CSN é uma empresa que gera renda e tributos , gera empregos .. e lhe digo mais , quem esta preparado pode crescer na empresa .. assim como em qualquer outra grande empresa … acorda pra cuspir seu bostão

    • Realista…. seu vocabulário é nítido de puxa saco da CSN.
      Quando você diz crescer na empresa… creio que está falando em relação a outros funcionários a mesma CSN.
      Quando eu era técnico e fiquei sabendo o mísero salário de técnico da CSN, optei por trabalhar fora desta empresa. Comparando ela com outras grandes empresas vemos como ela não valoriza seus funcionários.

      Não torço contra a empresa por saber da importância dela para nossa região. Mas falar que é um boa empresa… é muita ignorância.

      Claro que cada um sabe o que quer para si. Já vi técnicos ganharem em média 1500 por mês e estar satisfeito.

      Se vc é algum engenheiro que ganha 5 mil liquido e acha que ganha pra caraca…. boa sorte…

  16. CSN .Empresa amiga dos estudantes .Devo minha carreira profissional a essa grande empresa brasileira.

  17. الفتح - الوغد

    A empresa certamente percebeu alguma vantagem nessa negociação, algo que passa sutilmente despercebido pelo trabalhador, com a conivência (ou inocência pura) do sindicato… É tipo o Sr. Richfield prometendo um aumento imperceptível a Dino da Silva Sauro, que se dá por satisfeito e volta ao trabalho… kkkkkkkkkk!

  18. Trabalhador CSN com muito orgulho

    E mais uma vez tiraram om bode da sala mas não tem problema estou mais é querendo essa grana pq fim de ano vem aí eu e minha família vamos para Perequê com o carro novo que vou comprar, fazer um grande churrasco pra comemorar e viva a CSN e quem não trabalha nela que morram de inveja

  19. Esses 3 que morreram foram uns bobos pois quem manda é quem tem dinheiro, sindicato comprado, vai estourar champanhe depois com bolso cheio….

  20. Em 2004 ela deu 4000 reais e 8% sobre o salário passaram_se 13 anos será uma piada se oferecer a mesma coisa.ai eu prefiro turno fixo com 2 horas extras.

    • Tô pra te falar que ela vai oferecer a mesma coisa.
      Quanto às 2 horas extras, o peão que a busque na Justiça, em um processo moroso e problemático de no mínimo 10 anos.

  21. Lembrem que o acordo é de dois em dois anos se fizer um bom acordo esse ano o próximo tem como ponto de partida esse.sejam inteligentes.

  22. Revoltado com roubo

    Eu nunca vi sindicato negociar a baixo do INPC, só a dos metalúrgicos.
    INPC é lei, não precisa de sindicato para negociar, mas vai a peaozada burra e vota a favor do sindicato que coloca, greve ou aceitar a proposta.
    Peão da CSN não quer greve, não quer sindicato nenhum também, para fazer esta merda aí pode extinguir sindicato que não faz falta.

  23. Pra aquele que perder o emprego o que será inevitável.va reclamar no Sindicato e a resposta que ouvirá e que o Sindicato era contra mas foi vc que se vendeu.turma de mané

  24. Calcule quanto fica 2 horas extras do seu salário durante 2 anos inclusive férias e décimo terceiro e veja se a CSN vai te oferecer pelo menos 50% sobre esse valor.peaozada otária digna de pena.o sindicato vai implorar pra vc aceitar qualquer merda sobre ameaça de turno fixo.bando de frouxos.

    • Um pedaço de papel assinado não impede demissões massa basta lembrar de crises passadas.muita gente vai chorar depois de rir com esse famigerado abono que será oferecido.sinto pena da inocência desses operários.

  25. Quatro mil reais eu tô rindo à toa. Vou tomar tudo em cerveja

  26. Silvio Campos,um grande ignorante,manipulador , faz despois da votação seu discurso, vai ganhar quanto com isso? Destrua o monumento a William,Valmir e Barroso ,que morreram pelo turno de 6 horas,e vocês que votaram a favor da csn, nunca reclame daquilo que você votou, podem comprar tudo nesta vida,mas minha dignidade a csn nunca irá comprar.

    • Estão precionando os peões burros na CSN.
      Todos que votaram a favor da empresa, são burros, merece trabalhar 8 horas não, merece trabalhar 12h por dia, 1 folga por semana.
      Fica a dica para o Beijamin.
      Os animais assinaram a carta de demissão.

    • Amigo, salvo engano, o único dos 03 que realmente estava fazendo greve era o William, pois os outros dois estavam trabalhando atendendo a um chamado da CSN feito na rádio. Inclusive, o Sindicato na época só homenageou os dois metalúrgicos mortos que eram de Volta Redonda, pois o que era de Além Paraíba, sequer mandaram uma coroa de flores pro enterro…a greve de 1988 foi usada como arma política para a eleição da Prefeitura de Volta Redonda pelo grupo político do Juarez Antunes.

  27. Circo!! E advinha quem é o PALHAÇO?

  28. Que comecem as demissões…sindicato comprado,votação roubada… A CSN faz o que quer com o trabalhador… Fhc deu a CSN para seu genro

  29. E a sasaluidade que muitos nao recebem plano dentario fraco tinha que ser Bradesco aumento no salario e cartao alimentaçao?

  30. Vamos estudar mais gente.

    Vai ser um ….. e dez conto.Aí a galera da CSN gosta de levar uma…..e um dez conto.Qualquer valor compra essa pelegada,pois com essa de primarizar entraram só oreia das empreiteiras como a japonezinha ordinaria Sankiu que nem escrever o nome sabem.

  31. E CONTINUA TUDOIGUAL, PÕE O BODE, TIRA O BODE.

  32. Brasil : Aguarde, carregando....

    Zumbizada… se preparem… vem uma GRANDE surpresa para vocês !!!!!!!!!!

  33. opa! e a PLR??

Untitled Document