CSN tem mais cinco meses de prazo para cumprir exigências ambientais

Por Diário do Vale

Volta Redonda – A direção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) terá mais cinco meses para cumprir as obrigações assumidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com órgãos ambientais do estado, em abril do ano passado. O novo prazo é para evitar o encerramento das atividades na Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, que estava previsto para o próximo dia 10. A paralisação dos serviços, na empresa, foi anunciada, na sexta-feira, dia 1, quando os órgãos ambientais do governo do estado, informaram que a CSN não havia cumprido, dentro do prazo previsto, com todas as obrigações assumidas no TAC, entre elas, a redução da emissão de poluentes.

A prorrogação do prazo para ajustamento do TAC foi uma decisão tomada durante reunião, na terça-feira (5), no Rio de Janeiro, com representantes da empresa, Sindicato dos Metalúrgicos, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Ambiente e a Comissão Estadual de Controle Ambiental. Além de encerrar as atividades a exigência ambiental ressaltava que a partir do dia 10 de dezembro, a empresa não teria nenhum documento vigente que autorizasse o funcionamento da Usina Presidente Vargas. Em fevereiro de 2016, a CSN foi multada em R$ 13 milhões pelo não cumprimento de acordos ambientais.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) também interviu a fim de evitar o fechamento da empresa e, na segunda-feira, 4, se reuniu com representantes dos setores envolvidos para discutir sobre o assunto. A direção da CSN informou que  “uma auditoria independente aceita pelas autoridades atestou que dos 15 itens do TAC, 12 foram cumpridos e dois deles são procedimentos de rotina (como limpeza da fábrica), que precisam ser feitos de forma permanente. Apenas um item ainda permanece em análise”. No documento a empresa ressaltou que as obrigações entendidas como não cumpridas pelo órgão ambiental estão judicializadas, com decisões liminares favoráveis à CSN.

VOCÊ PODE GOSTAR

41 Comentários

capivara 7 de dezembro de 2017, 20:22h - 20:22

alguem acreditou mesmo nesse papo de fechar a usina? duvido que isso aconteça

Biruta 7 de dezembro de 2017, 16:23h - 16:23

Que história é essa de chineses?

Julio A. Lopes 7 de dezembro de 2017, 14:03h - 14:03

O lance é que o que aparece pra a mídia não é nem 1% de tudo o que a csn agride o meio ambiente…trabalho na usina…e o interior das áreas é imundo…vc passa na coqueria e vê aqueles caras trepados nas baterias fazendo a manutenção e respirando o gás verde altamente cancerígena…fora os camaradas que se revezam para entrar de 5 em 5 segundos nos fornos da coqueria, para a limpeza dos dos fornos refratários…tudo isso vai pro peito da população…velhos e crianças desenvolvem várias doenças respiratórias…infelizmente todos os governos estaduais e municipais foram incapazes de tornar volta redonda um pólo empresarial…ela só tem a csn, mais nada…até o comércio de volta redonda é muito inferior por exemplo a barra mansa que é a roça do fim do mundo…por isso que tá a MERcadoria que está v.redonda…ou seja, salários baixos porque sendo a única coisa da cidade, a csn pode oferecer qualquer coisa que o pessoal que não tem vontade de ir pra fora acaba pegando…dando pra pagar a cerveja e comprar comida, tá bom…é assim que pensa o trabalhador da csn, até porque mais do que isso não dá para ele fazer com o salário dele…

capivara 7 de dezembro de 2017, 20:09h - 20:09

so nao disse que quando privatizaram a csn junto foi os melhores terrenos e com isso..deixando a cidade sem espaço pra crescer

BPP 7 de dezembro de 2017, 13:12h - 13:12

Tão com medinho da poluição????????Vão morar em santanesia então!!!

Alfredo Magalhães 7 de dezembro de 2017, 11:15h - 11:15

Alo CSN a empresa Rolsystem Tecnologia em Polímeros desenvolveu mais um produto de desvio de trem que realiza a mudança da agulha do trem com a aplicação da GraxaSolida sem a nescessidade de se aplicar óleo queimado nos desvios contaminando o solo de imediato com ésta aplicação.
Chama-se DLVP-3000 Desvio de Linha da Via Permanente Rolsystem com a aplicação da GraxaSolida. Nunca mais precisa lubrificar com óleo queimado.www.graxasolida.com.br

Alfredo Magalhães 7 de dezembro de 2017, 11:07h - 11:07

Alo CSN, existe um produto no mercado que pulveriza em cima das pilhas do minério que elimina por completo a suspensão de partículas sólidas no ar, contaminando os rios, as ruas, as casas e melhoria da qualidade do ar. A Vale utiliza este produto nas pilhas e nos vagões que transportam minério para não levantar as partículas.
Outro produto éh a utilização da GraxaSolida, eliminando a lubrificação convencional que contamina e tem alto custo para se lubrificar e contamina o meio ambiente, GraxaSolida não contamina nada o meio ambiente, zero.

Conlutas (O Seu Futuro Sindicato) 7 de dezembro de 2017, 08:14h - 08:14

Caros amigos. Não vamos aqui discutir pormenores, mas o Conlutas deixa ressaltado que quando não se tem uma Diretoria de Saúde e Meio Ambiente forte, estas coisas nas empresas acontecem. Alguém já perguntou ao sindicato que aí está quem é o diretor deles de saúde e meio ambiente? NEM ELES (O SINDICATO) SABEM QUEM É!!! Enfim, nós queremos imprimir uma gestão sindical eficiente e única com o apoio dos trabalhadores. E para isso, vamos vencer as eleições sindicais em março de 2018. Confie, porque o sindicalismo é importante e necessário para a vida de todos os trabalhadores, apesar de alguns sindicatos (como o atual) ignorar por completo isso. Mas nós do Conlutas não ignoramos, não! E queremos a oportunidade de mostrar para vocês que com organização podemos ir para cima seja da CSN e de qualquer outra empresa, seja brasileira, chinesa ou de qualquer nacionalidade.

Menos poluição 6 de dezembro de 2017, 20:49h - 20:49

Quem manda construir uma cidade ao redor de uma usina… e lembrando que quem construiu a usina foi o governo…

Já viram a montanha de escoria no bairro Brasilandia, já está maior que o “morro” ao lado dela, e bem as margens do Rio Paraiba. Isso os órgãos ambientais não veem.

É preocupante o nível de poluição emitido pela CSN, assim como é preocupante grande numero de pessoas ficar desempregada por conta de uma usina ser interditada…

Luiz carlos 6 de dezembro de 2017, 19:50h - 19:50

Parece que pensam que nos todos que lemos a matéria sobre a CSN fechar, somos OTÁRIOS de acreditar que isso possa vir a acontecer. Tudo política e matéria pra vender jornal. Fico ainda lendo alguns comentários de pessoas que acham que possa acontecer tal coisa. Aqui é Brasil tudo acaba em pizza e os que estão preso por motivo de corrupção, não devolvem o dinheiro que roubam e quando sair estão bem mais ricos do que ahora. Pois estão presos por ser ladrões, e quando saírem as riquezas que roubaram foram lavadas e podem usufruir do dinheiro roubado que passa a ser dinheiro honesto pelo cumprimento da prisão. Acham ainda que me enganam, e eu finjo que sou enganado nesse Brasil de corruptos.

Crítico 6 de dezembro de 2017, 19:01h - 19:01

Alô alô redação: não é “INTERVIU” e sim “INTERVEIO”.
Conjugação de “intervir” igual conjugação de “vir”.

Abel 6 de dezembro de 2017, 14:39h - 14:39

Se a CSN fechar vai causar um problema social, no meu entender deixa poluir e mantem essa enormidade de cornos lá dentro. O lugarzinho do inferno essa tal de volta redonda, é poluída, tem a maior taxa de corno por metro quadrado e a gasolina mais cara do Brasil. Todo castigo para corno é pouco kkkkkk

Ricardão II 6 de dezembro de 2017, 15:22h - 15:22

Metade da população ativa de Barra Mansa depende de Volta Redonda e muitos trabalhando dentro da CSN. E devido ao maior tempo deles, na ida e na volta do trabalho, nem preciso sair correndo.

capivara 7 de dezembro de 2017, 20:15h - 20:15

entao fique ai na roça mesmo..e nos poupe de seu convivio

Eleitor 6 de dezembro de 2017, 14:12h - 14:12

Blá Blá Blá…..Fala sério….Esse maldito Benjamin é brabo pra tomar os clubes, fechar a cicuta,cercar todas as terras…. A realidade é que tem que jogar duro com essa empresa maldita que leva milhares de pessoas ao óbito…..Pra cima deles….. Já falou o grupo vicunha e aqui é questão de tempo….. Verdadeiro Sucatao…..E seus funcionários que tratem de estudar…O pior cego é aquele que não quer ver….

bla, bla, bla 6 de dezembro de 2017, 17:17h - 17:17

Eleitor, vc também trate de estudar, se preparar melhor pq vai sair daqui ou se for aposentado, noi mínimo vai sair para procurar médicos melhores pois tudo de ponta ira embora….teremos hortas, varias……a população tem que preservar e ajudar a CSN

Eco é lógico 6 de dezembro de 2017, 14:11h - 14:11

A submissão do povo de Volta Redonda tem origem na nossa falta de tradição em debater de forma transparente e responsável os problemas ambientais da CSN sem devaneios políticos.
As universidades, a câmara e muito menos a prefeitura fomenta esse tipo de discussão que deveria ser anual com a presença de especialistas da empresa e do setor acadêmico.
Hoje a empresa não trata desse forma e opta por resolver os problemas ambientais na esfera jurídica.
É triste mas o INEA não tem força para brigar contra um gigante contaminador que usa seu poderio economico e sua influencia política para continuar operando com o mesmo pretexto do século passado de poluir para o progregredir acompanhado pela ignorância popular que não considera a relação do meio ambiente com o solo, águas superficiais, subterrâneas, atmosfera com a fauna, flora e principalmente a saúde pública. Um meio ambiente ruim reflete em uma cidade ruim com uma população sem auto-estima e doente que reflete na produtividade, na economia e no serviço de saúde pública.

Mineirinho do Helicoca 6 de dezembro de 2017, 13:51h - 13:51

Pode acabar com a poluição, mas não mexam no pó, por favor.

Eduardo 6 de dezembro de 2017, 13:51h - 13:51

Todos “nós” sabemos: que a CSN é elefante branco… custo fixo altíssimo… preço no mercado internacional do aço (China)… E o descumprindo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)… sabe-se é mais lucrativo vender o minério do que beneficiá-lo… A grande vontade do Benjamin Steinbruch e transferir as operações para a CSA empresa que possui todas as licenças ambientais em dia… Isso é uma grande jogada com gol aos 48 minutos do segundo tempo…

FranciscoJFLacerda 6 de dezembro de 2017, 13:41h - 13:41

Um dos ítens pendentes com certeza, a limpeza da fábrica quando inclui-se equipamentos, correias, plataformas etc.. deve ser a causa daquela nuvem de partículas que ocorre, realmente as vezes, depois de um período muito seco ou sem chuvas e de repente bate um “pé de vento” forte sobre a região, por exemplo, levanta um pó muito fino parecendo uma névoa que chega a encobrir a área do alto forno 3, sinterizações, e fábrica de cimento da CSN

Gilberto 6 de dezembro de 2017, 13:40h - 13:40

Vamos contratar empresas , que cumpram o prazo
de obra de modernização , assim como fez a odebrecht
uma empresa que alem de gerar varios empregos
na região todos sentem saudades , pois sabe fazer obras

METALÚRGICO 6 de dezembro de 2017, 13:24h - 13:24

A HORA QUE A CSN COMEÇAR A DEMITIR EM MASSA A POPULAÇÃO, A OPINIÃO PÚBLICA VÃO SE MOBILIZAR, AÍ JÁ VAI SER TARDE, BRASILEIROS DE MERDA ESTE POVO QUE DEIXA UM ÓRGÃO QUE VIVE DE PROPINA FECHAR UMA EMPRESSA DO PORTE DA CSN.~BOTEM A CULPA NO BEIJAMIM, ESQUECE QUE NO PERÍODO DE CRISE FOI A ÚNICA EMPRESSA QUE CONTRATOU MAIS DE 3000, PAIS DE FAMÍLIA.

TiriricaFederal 6 de dezembro de 2017, 14:21h - 14:21

Alienado, é só estudar um pouquinho que vai entender o que é poluição . . . por causa de cagões iguais a voce que esse país está do jeito que está . . tudo deixa pra lá né . . . então também não pode prender os traficantes pois dão “trabalho” para os vendedores de droga . . não pode prender quem vende produto roubado pois dá trabalho para os ladrões . . etc etc . . enfim . . vc é alienado.

USUÁRIO 6 de dezembro de 2017, 13:20h - 13:20

O PIOR INIMIGO DO BRASIL SÃO OS BRASILEIROS, MAIOR PROVA DISTO É O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A CSN, AGORA É A MAIOR POLUIDORA DO BRASIL, FRANCAMENTE É QUERER ALGUÉM PRA ASSUMIR TODA CULPA DA POLUIÇÃO QUE TODOS NÓS FAZEMOS.

TiriricaFederal 6 de dezembro de 2017, 14:22h - 14:22

Agora ?????? kkkkkkkkkk, você morava em Marte ??? a decadas que é a maior poluidora da região . . só que nunca fizeram nada a respeito . . .

Observador Olhando 6 de dezembro de 2017, 13:14h - 13:14

Obrigado Samuca Silva. Primeiro Rodovia do Contorno Br agora a Usina Presidente Vargas de volta.

RICARDÃO 6 de dezembro de 2017, 13:01h - 13:01

hahahahahaha, é o prazo para as demissões em massa, foram aceitar a volta do turno de oito horas, agora tomam que vcs merecem, bando de idiotas….

fabio 6 de dezembro de 2017, 13:00h - 13:00

Olha que legal! O Sr Pezão conseguiu reverter! Estava até preocupado sem dormir direito! O próprio estado queria fechar um dos maiores geradores de ICMS do RJ! Que papo furado hem! Que falta de noticia!!!!

O Moita 6 de dezembro de 2017, 12:58h - 12:58

Nessa altura não basta cumprir apenas as exigências: é preciso efetuar o pagamento das multas devidas e, ao mesmo tempo, meter esse Benjamim, safado e corruptor; na cadeia.

João Bruno 6 de dezembro de 2017, 12:54h - 12:54

Agradeço as mãos de Deus primeiramente e de nosso governador de Estado ´´Pezão´´, Sindicato dos metalúrgicos , e representantes de nossa câmara municipal. Essa notícia já nos dá um alívio muito grande, agora é só a CSN trabalhar para cumprir e garantir as portas abertas dá maior siderúrgica da América Latina. O meu muito Obrigado a todos !

Gustavo 6 de dezembro de 2017, 13:50h - 13:50

Eta João burro… ops Bruno

TiriricaFederal 6 de dezembro de 2017, 14:24h - 14:24

em Deus em confio também . . já no Benjamim !!! vai enrolar mais 5 meses até vender a CSN pra China

Fantasma 6 de dezembro de 2017, 12:54h - 12:54

Kkkk.. Ela nao vai cimprir e srra dado mais um prazo de 50 anos. Pq e assim que funciona… Me diga quem tem coragem.de parar uma emlresa que gera tantos empregos e impostos ?

Biruta 6 de dezembro de 2017, 13:10h - 13:10

Mas que poderiam dar uma multa bem gordinha e na falta de pagamento , pegassem direto da conta .

João Bruno 6 de dezembro de 2017, 12:52h - 12:52

Agradeço as mãos de Deus primeiramente e de nosso governador de Estado ´´Pezão´´, Sindicato dos metalúrgicos , e representantes de nossa câmara municipal. Essa notícia já nos dá um alívio muito grande, agora é só a CSN trabalhar para cumprir e garantir as portas abertas dá maior siderúrgica da América Latina. O meu muito Obrigado a todos

VRTRISTE 6 de dezembro de 2017, 12:30h - 12:30

CONTINUO DIZENDO ESSES FISCAIS DO INEA SÃO LOUCOS,
A BENDITA POLUIÇÃO COMEÇA EM JACAREI/SP E VAI ATÉ SÃO FIDELIS/RJ
TODOS POLUEM INDUSTRIAS ,MORADOR EM FIM TODOS E A CSN QUE É A
CULPADA DE TODA A POLUIÇÃO DO RIO PARAIBA DO SUL.
SACANAGEM

Observador 6 de dezembro de 2017, 13:30h - 13:30

Se vc acha que é sacanagem, então continue respirando esse po maldito e tomando água poluída do Paraíba. Fala serio ta de sacanagem.

TiriricaFederal 6 de dezembro de 2017, 14:26h - 14:26

Alienado, Alienado, Alienado . . poluição não é só no rio Paraiba, olha a cidade como está ??? tudo limpinho sem pó de ferro né ??? no retiro tem lugar que lava pela manha e passa 3hs o chão já está preto de novo, isso é criminoso.

é triste 6 de dezembro de 2017, 12:25h - 12:25

Bora trabalhar sério aí chefia da CSN, ser responsável não é só ficar sentado na poltrona contanto números é se antecipar aos fatos e agir preventivamente. Se dormirem no ponto a empresa fecha, portanto tá na hora de se antecipar aos problemas, pois administrador competente não fica administrando o problema, ele trata é de resolvê-los afim de se focar a outras preocupações dentro da empresa.

NETINHO 6 de dezembro de 2017, 12:07h - 12:07

Podem ir já preparando a documentação de empréstimos milionários sem prazo para pagamento do BNDS para a CSN. Tudo combinado com certeza… Já dizia minha vó…

Biruta 6 de dezembro de 2017, 12:02h - 12:02

Agora dono da CSN, pára de chorar e coloque a mão no Bolso.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996