Cuidados para curtir a folia sem arriscar a saúde

by Agatha Amorim

Beautiful young woman holding mysterious venetian masks. High quality photo

Sul Fluminense – Quando a festa começa, é comum que alguns cuidados básicos sejam esquecidos pelos foliões, mas o Diário Delas preparou dicas para evitar a desidratação, insolação e até mesmo como se proteger da dengue. Além de vestir a fantasia e separar o dinheiro trocado no bolso, há certos cuidados que devem ser tomados para evitar que a festança do carnaval acabe antes do esperado. Os dias de agito podem ser inesquecíveis, mas precisam de cuidados, principalmente com a saúde. Por isso, vale o alerta para aproveitar a folia com sabedoria e evitar problemas como desidratação, insolação, dengue, ressaca e até ISTs.

 

Desidratação e insolação: Cuidados essenciais sob o sol do carnaval

“Durante o Carnaval, os efeitos do calor podem afetar a saúde dos membros inferiores, uma vez que as altas temperaturas causam a dilatação das veias das pernas, elevando a pressão sanguínea e ocasionando desconforto, inchaço e sensação de peso nas pernas. Para minimizar esses impactos, é crucial adotar medidas como a hidratação adequada, fazer uso de filtro de proteção solar, dar preferência ao uso de roupas claras, evitar a ingestão de comidas de difícil digestão e com excesso de sal e evitar exposição prolongada ao Sol e fazer pausas para descanso”, avalia Dr. Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Lobato acrescenta a importância de cuidados específicos com as pernas durante o carnaval, incluindo o uso de calçados confortáveis, a realização de alongamentos e a atenção à hidratação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é evitar a permanência sob o Sol entre às 10 horas e às 16 horas. Mas, em tempos de bloquinhos na rua, nem sempre dá para fazer isso. Por isso, é importante estar atento e respeitar os descansos sob alguma sombra, porque além das queimaduras na pele, a insolação tem sintomas como: tontura, mal-estar, fadiga, dor de cabeça e desmaio.

 

Para prevenir-se, é essencial:

Hidratar-se constantemente, seja com água, sucos ou isotônicos;

Usar roupas leves e que não estejam muito justas;

Utilizar chapéu ou boné para proteger a cabeça;

Passar bastante protetor solar;

Tentar permanecer na sombra ou em locais menos ensolarados.

Ressaca e ISTs: Cuidados pós-folia

 

Com tantos blocos pela cidade, o aumento de consumo de bebida alcoólica geralmente aumenta durante o carnaval. Dor de cabeça, indisposição, tonturas e enjoos são alguns dos sintomas da ressaca. No dia seguinte da bebedeira, para melhorar o metabolismo do fígado, é importante descansar, comer alimentos leves como verduras e legumes cozidos, diminuindo frituras, doces e alimentos gordurosos. Também é importante tomar água e bebidas isotônicas.

É preciso tomar cuidado também fora do bloco. O carnaval é uma época em que as pessoas costumam aproveitar para conhecer novas pessoas, mas vale lembrar que os dates podem aumentar o risco de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O uso de preservativos é o método mais eficiente para que foliões vivam sua sexualidade sem pôr a saúde em risco.

 

Dengue: Um alerta em meio à folia

Mesmo não exatamente relacionada com o carnaval, o Brasil vive um aumento nos casos de dengue, e além de tomar cuidado ao longo do ano, durante o carnaval também deve ser um momento de atenção. Passar repelente antes de sair para os blocos e evitar a proliferação do mosquito mantendo água parada são medidas importantes para se proteger.

Portanto, com essas dicas em mente, os foliões podem se divertir com responsabilidade, cuidando da saúde para aproveitar ao máximo essa festa tão esperada do ano.

Por Diário Delas

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996