Cultura através da dança em Quatis

by Diário do Vale

Aulas de dança recomeçam nos próximos dias no Núcleo Cultural de Quatis (Foto: PMQ)

Visando à formação das turmas do ano de 2019, a Prefeitura de Quatis, anunciou a abertura de inscrições para o projeto de dança realizado na cidade através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima quarta-feira, dia 30, de 8h às 17h, no Núcleo Cultural do Município, que funciona nas proximidades da Escola Municipal Julieta Sampaio (Centro). Poderão se inscrever alunos a partir dos cinco anos de idade. O projeto é aberto à participação de todas as pessoas a partir desta faixa etária, sem limite de idade. As aulas do projeto de dança da Prefeitura de Quatis vão recomeçar no dia 04 de fevereiro (segunda-feira).
As crianças e adolescentes interessados em participar desta iniciativa deverão ter as suas inscrições realizadas pelos pais ou responsáveis. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está solicitando ainda aos alunos a apresentação de um exame médico prévio que os habilite a participar das aulas. O exame poderá ser feita em qualquer unidade da rede municipal de saúde. A programação completa dos horários e dias das aulas a partir de fevereiro ainda está sendo organizado, pois a elaboração do calendário dependerá da demanda de alunos inscritos, mas está decidido que haverá aulas, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e provavelmente à noite.
O prefeito Bruno de Souza (MDB) ressalta a importância do projeto de dança oferecido pela administração municipal à população de Quatis como “uma iniciativa que torna realidade uma ação fundamental de inclusão social na cidade, especialmente aos segmentos da infância e adolescência”. Ele frisou que o projeto se destina especialmente aos estudantes da rede pública de ensino no Município, “mas é aberto às pessoas de todas as idades, pois as aulas visam atender o maior número possível de moradores”. Um professor e três estagiários serão responsáveis por ministrar as aulas de ballet, jazz e dança livre das turmas de 2019.
– A nossa determinação é que, além de estar à disposição no Núcleo Cultural de Quatis para receber as inscrições de novos alunos, o projeto de dança vá às unidades de ensino da rede municipal para divulgar esta iniciativa e atrair o interesse dos estudantes em participar do projeto. Sabemos da importância das ações de inclusão social para a formação das nossas crianças, motivo pelo qual esta iniciativa continuará sendo considerada uma prioridade da nossa administração no transcorrer de todo o ano de 2019 – frisou o prefeito Bruno de Souza.
Já a secretaria municipal de Cultura e Turismo, Rosina Porto, disse que a prefeitura realizou alguns investimentos recentemente no Núcleo Cultural de Quatis com o objetivo de melhorar as condições de aprendizado dos alunos durante as aulas de dança. Entre estas melhorias, ela citou a instalação de 13 placas de espelho e do linóleo (material de revestimento do piso que tem a borracha como uma das matérias primas).
No caso das placas de espelho, elas permitirão aos estudantes acompanhar os seus próprios movimentos durante o aprendizado. Já com relação ao linóleo, trata-se de material que proporciona maior segurança no desenvolvimento das atividades do projeto. Parte das placas do piso foi instalada também no polo de dança oferecido pela prefeitura numa das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no atendimento aos pacientes do Núcleo de Fisioterapia do Município, que funciona na Rua Faustino Pinheiro 205 – Centro.
A secretária Rosina Porto acrescenta outros benefícios proporcionados aos segmentos da criança e do adolescente pelas aulas da dança. No que diz respeito aos estudantes, segundo ela, o projeto representa um instrumento pedagógico de extrema importância no aprendizado dos alunos; aperfeiçoa a capacidade da criança em aprender e se expressar; ajuda o estudante no processo do próprio conhecimento e no desenvolvimento das suas habilidades; contribui no sentido de que os estudantes tenham o domínio do comportamento social, emocional, corporal e intelectual; desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade, além de possibilitar também a consciência corporal.
– O projeto de dança está entre os programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Quatis com o objetivo também de garantir as condições saudáveis de vida aos cidadãos que participam das aulas e de todo o seu processo de aprendizagem. São vários projetos realizados neste sentido, não só na área da cultura, mas também nos segmentos do esporte, da educação, da saúde e da assistência social, entre outros setores, que visam assegurar uma qualidade de vida cada vez melhor aos moradores. É importante frisar o nosso entendimento, segundo o qual o bem-estar das pessoas acontece também através da cultura – concluiu Rosina.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996