Da escravidão a Bolsonaro

by Diário do Vale

Polêmico: Uma visão da sociedade brasileira

“A elite do atraso”, do sociólogo Jessé Souza, é um daqueles livros que tentam explicar porque o Brasil não deu certo. O autor é professor na Universidade de Brasília e a primeira edição deste livro foi um grande sucesso de vendas, ainda que tenha dividido os leitores – metade apoiando e metade criticando a visão do autor. Não importa, o livro virou um modesto best-seller e agora ganha uma nova edição que recebeu o título chamativo “Da escravidão a Bolsonaro”.
A tese básica do livro é de que o povo brasileiro é vítima de uma elite predadora desde o tempo dos escravos. Uma elite apoiada pela mídia e pelo judiciário, que usa alguns políticos corruptos como bodes expiatórios. Para culpa-los de todo o atraso e miséria desta terra de palmeiras e sabiás. Para o autor isso explicaria o fato recente, do brasileiro médio eleger como presidente da República um sujeito que não esconde a sua admiração por torturadores e assassinos.
Enquanto os brasileiros culpam os políticos por sua miséria, a elite, que controla tudo, fica cada vez mais rica. Um exemplo citado pelo autor é o lucro recorde dos bancos em plena recessão brasileira. Enquanto o povo fica cada vez mais pobre os banqueiros ficam cada vez mais ricos. Qualquer leitor vai perceber logo que o ponto de vista do autor é o ponto de vista de esquerda brasileira, que saiu derrotada nas últimas eleições. No fundo o que Jessé Souza quer dizer é que os políticos de esquerda são inocentes e foram vitimas de uma armação do judiciário e da mídia. Que serviriam aos grandes empresários.
Se o leitor vai concordar ou não com a tese do livro vai depender de sua orientação política. Se for eleitor do Lula vai achar o livro genial, se votou no Bolsonaro vai achar que tudo é mais uma lamúria da esquerda derrotada. Independente dos pontos de vista, o livro é interessante por tentar analisar toda a história do Brasil de um ponto de vista mais sociológico do que econômico. Ao focar numa elite predadora que tenta enriquecer com a miséria da maioria desde o tempo do Brasil império e da escravidão.

 

Por: Jorge Calife

You may also like

21 comments

País de idiotas 28 de agosto de 2019, 08:34h - 08:34

Jessé Souza: ódio contra Lula parte de “uma classe média branca, brega e racista”

Para o sociólogo e escritor Jessé Souza, autor do best seller “A Elite do Atraso”, o ódio demonstrado pelos integrantes da Lava Jato, os procuradores Laura Tessler, Monique Checker, Deltan Dallagnol e Gabriela Hardt, além do ex-juiz Sérgio Moro, contra o ex-presidente Lula, mantido como preso político há mais de 500 dias em Curitiba, “não tem nada de pessoal” , mas integra parte do ‘ódio de uma classe média branca, brega e racista

tabm 27 de agosto de 2019, 12:07h - 12:07

grande verdade é que a república nao deu certo,de lá pra cá só vimos politicos enriquecerem,só isso !

José Bonifácio 27 de agosto de 2019, 13:38h - 13:38

Tem razão, acho que em grande parte foi pelo fato dela ter sido implantada com um golpe militar e sob a égide do positivismo- que não levado a sério em outro lugar do mundo. Mas a monarquia também era elitista, as eleições eram fraudadas ( vide o episódio ” As Eleições do Cacete “, o sistema eleitoral, a escravidão, etc…). Então a monarquia brasileira também foi um fracasso.

Mariano 27 de agosto de 2019, 11:26h - 11:26

Cheguei da Espanha ontem , por lá as pessoas não acreditam que elegemos um presidente com a pequenez deste que está aí.

Pronto falei 27 de agosto de 2019, 20:06h - 20:06

Então volte pra lá! O presidente grandão, está preso em Curitiba e almoça Marmitex às 11 da manhã com colher de plástico!!!!

alexandre lucas 28 de agosto de 2019, 12:12h - 12:12

Mandela também esteve preso, gandhi, jesus cristo foi torturado e crucificado

Alexsander 28 de agosto de 2019, 16:49h - 16:49

Pra um povo que manteve no poder o general Franco por tanto tempo, e muitos ainda tem saudade, os espanhóis não são bom exemplo para criticar ninguém politicamente.

alexandre lucas 27 de agosto de 2019, 11:07h - 11:07

Continuando, a questão por exemplo de que no BRasil existem 58 mil pessoas com foro privilegiando, algo único no mundo, comparável somente a monarquias onde a realeza é protegida e tem foro especifico. No nosso caso, ha uma casta acima da lei, imunes a constituição, e não somente os políticos, mas na verdade, a ampla maioria está no poder judiciário, são juízes, promotores, desembargadores, procuradores, todos imunes a lei e a justiça, todos com foro privilegiado. Essa é também uma herança da monarquia oligarquista que perdura até os dias de hoje. A titulo de comparação no USA há zero pessoas com imunididade ou foro privilegiado.

alexandre lucas 27 de agosto de 2019, 10:58h - 10:58

Eu li esse livro, obra de muita relevância para entender que não herdamos nossas tradições de Portugal, nós a criamos a partir da escravidão, que além de um sistema econômico é também um sistema ideológico que perdura até os dias atuais. Nossa elite ainda pensa como na casa grande, onde o sujeito dormia o sono dos justos mesmo tenho dezenas de seres humanos acorrentados no quintal, na senzala. Para que isso fosse possível, ele tinha de acreditar que era certo, e como não fizemos na devida proporção, até hoje as elites acham certo a exploração que impede o brasil de se tornar uma democracia liberal plena.

Pombo 27 de agosto de 2019, 06:43h - 06:43

Pessoal na boa, tá ruim aqu,i vão pra Venezuela, é aqui do lado.kkkk

Ary Toledo 27 de agosto de 2019, 10:21h - 10:21

Pombo muda o discurso, tá velho bolsomito.kkkkkkkkkkk
Bolsonaro limpa a boca com papel higiênico.kkkkkkk

alexandre lucas 27 de agosto de 2019, 11:19h - 11:19

ou pra Nova York, Paris, Berlin kkkkkkk

Betinho 27 de agosto de 2019, 11:45h - 11:45

É isso aí, petistas vão para a Venezuela de Maduro, mas bolsonaristas/olavistas têm que ir para a Argentina de Macri, antes que ele seja dispensado pelos argentinos.
Fazendo isso o povo brasileiro vai ter mais paz.

Paulão 26 de agosto de 2019, 19:55h - 19:55

Não só senhor de fazenda tinha escravo e político de estimação, comerciantes e funcionários del Rei, depois do Imperador, também. Todo o serviço em suas casas e até idas ao mercado eram executados por escravos. Nada de serviços caseiros para seus senhores, seria uma vergonha perante a sociedade.
Descendentes desses senhores até hoje não se conformam com a perda desse privilégio. Querem pelo menos pagar o mínimo por uma jornada de 16 horas por dia, sem benefícios (talvez uma folga aos domingos depois de lavar os pratos do almoço no caso das domésticas).
Em tempo: Bolsonaro ganhou mas não levou o apoio da maioria, teve menos de 58 milhões de votos no 2°. turno, enquanto quase 90 milhões não votaram nele (abstenção, votos nulos e brancos e no candidato derrotado). Muitos não estão nem aí para a esquerda ou a direita, querem é o seu “arroz com feijão na mesa” e votam no primeiro que eles acharem melhor para garantir pelo menos isso.

Alexsander 28 de agosto de 2019, 16:52h - 16:52

Esqueceu de dizer que, o sonho de todo escravo, era juntar dinheiro e ter seu escravo de ganho também…

Na real 26 de agosto de 2019, 18:09h - 18:09

É por lixos como esse que ainda teremos Bolsonaros por muitos anos. O imbecil nega que a esquerda é a própria elite, incluindo mídia e judiciário. Continuam dentro da bolha.

Bovino Gadoso 26 de agosto de 2019, 16:53h - 16:53

MOOOOOOOOWWWNNNNNN!!!!

Olha o nível desse boizinho. Claro que é uma elite predadora que impede o crescimento do Brasil.
Mas eles não usam políticos corruptos como bodes expiatórios.
Não mesmo…
Sabem quem são? São eles mesmos: os políticos. Eles são a elite. Eles favorecem amigos e empresas próprias. Oligopólios dominam. São esquerdistas usando e abusando de crony capitalism…que irônico.
O Bolsonaro é outro político fedorento.
Mas, amigo esquerdista, você deixou de falar a língua do povo e PERDEU quando botou uma venda e deixou de ver que o Bolsonaro é o povo representado. Ele se comporta como um brasileiro médio e enquanto vocês da esquerda não conhecerem o seu inimigo vocês vão continuar levando na cara! Hahaha! Agora é diferente! A era da informação imediata, abundante e, por isso, barata, mudou tudo!
Falta pouco pro povo entender o que tem nas mãos! E nós vamos falir o estado! É um caminho sem volta! Esses parasitas (políticos e aliados favorecidos) vão ter que aprender a trabalhar HAHAHAHA!!!

Sócrates 26 de agosto de 2019, 18:21h - 18:21

Vocé um bovino gadoso mesmo, os políticos são eleitos por nós, mesmo que grande parte seja eleita por manipulação da elite: veja a bancada da bala, eleita pelos interesses da indústria de armas; a bancada do boi, eleita pelo agronegócio; a bancada evangélica, eleita pela elite que se aproveita do negócio da fé.
A política pode ser dividida em partidária e institucional, não há país no mundo onde não haja política.
Vc diz que estamos na era da informação, sim está certo; mas, nem toda informação é verdadeira.
Vá estudar, vá ler sobre Robert Mercer, Steve Bannon, a Cambridge Analytica, vá assistir ao documentário
“Driblando a Democracia: Como Trump Venceu” , vá assistir na Netflix o documentário “Privacidade Hackeada”.
Para de escrever sobre o que não entende.

Bovino Gadoso 27 de agosto de 2019, 00:46h - 00:46

Muuuuu muuuuuuuu! Então vota direitinho na próxima eleição, tá? As municipais vem aí. Vota nos políticos mais iluminados que conhecer. Afinal, o mundo é político, né? Eu não entendo de nada mesmo…melhor eu pensar num candidato que entende por que ele sabe o que é bom pra mim. Agora entendi.
Ae se estudarem as fontes que você me indicou, de repente fazem uma lei mais específica pra punir essa gente que fica fazendo engenharia social pra jogar sujo nas eleições hahahah muuuuuuuuuuu ae tu fica mais tranquilo! 😉

Sócrates 26 de agosto de 2019, 16:24h - 16:24

Fomos o último país do mundo a abolir a escravidão institucionalizada, sim porque informalmente ela ainda existe.
Se isso não é uma elite atrasada, então só pode ser a elite mais avançada do mundo; não há meio termo nesta questão. Se não é uma elite atrasada , o Brasil não é um dos campeões em desigualdade social. Se não é uma elite atrasada, não somos o segundo lugar em casos de lepra e tuberculose, só perdemos para a Índia que tem mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes.
É uma elite predatória com povo e tem no Judiciário ,nas Forças Armadas e nas forças policiais os seus cães de guarda, os seus capitães do mato.

Wanuil 26 de agosto de 2019, 22:23h - 22:23

É uma grande tristeza saber que ainda houve trabalhadores que votou a favor . E o nível de sabedoria do eleitor brasileiro , um governo que governa para elite . Cada ação dele é para niquelar ossos pobre , A reforma da previdência é para distânciar os Ricos dos pobres . Só a reforma tributária para começar acabar com a grande desigualdade social que existe no Brasil .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996