sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / De visitante a autor convidado

De visitante a autor convidado

Matéria publicada em 27 de julho de 2018, 08:26 horas

 


Escritor de Barra Mansa estará na Flip, neste sábado (28), apresentando seu livro

Tiago terá três minutos para defender sua obra para representantes de grandes editoras e agências literárias

Todo autor/escritor tem o sonho de participar de prêmios e grandes eventos literários, como a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece até domingo (29). Para o psicólogo Tiago da Silva Cabral, de Barra Mansa, a chance chegou. Depois de participar do evento, desde a sua primeira edição, neste ano irá estar presente não apenas como visitante, mas também como autor convidado em uma das mesas.

– É a realização de um sonho. Eu e minha família frequentamos a FLIP desde a sua primeira edição, e hoje ela é um dos eventos de literatura mais importantes do país e saber que desta vez eu vou estar lá como autor e não apenas como visitante dá um baita orgulho, isso porque o fato de ter sido selecionado por si só já é uma grande honra – afirma Tiago.

O psicólogo conta que escreve desde os 12 anos, por incentivo da mãe, que sempre pedia pra que fizesse redações como forma de exercitar o português. Após pegar o gosto, começou a escrever suas próprias versões de histórias de super-heróis e daí pra frente não parou mais, tento que atualmente escreve romances de centenas de páginas.

– Eu publico livros e contos de forma digital pela Amazon Kindle através do programa Kindle Direct Publish, onde sem nenhum intermediário o autor pode publicar suas obras nesta que é a maior loja de livros digitais do mundo. Faço isso desde 2009, quando ainda não existia versão nacional desse site e já tive diversos livros entre os mais vendidos de suas categorias – explica.

A participação de Tiago nesta edição da FLip será através da Armazon, que  em parceria com a Casa Santa Rita da Cassia, produz o “Dia do autor independente”, onde dentro da programação realiza o “Vendendo sua Ideia”, no qual 10 autores independentes, com livros publicados na ferramenta de autopublicação Kindle Direct Publishing (KDP) e selecionados previamente pela comissão organizadora, terão três minutos para apresentar seu projeto e ler um trecho do livro para uma bancada de editores e profissionais do mercado literário. Além de darem dicas para os participantes, os profissionais escolherão um dos livros com a ideia mais original e promissora e melhor apresentação. Os dez selecionados farão parte da página especial da Loja Kindle sobre a Flip preparada pela Amazon e o vencedor ganhará um leitor Kindle.

– Recebi o convite por e-mail para preencher um formulário falando sobre meu trabalho e a minha obra. Preenchi sem imaginar que poderia ser selecionado. E quando recebi o e-mail eu tive que ler umas cinco vezes antes de entender que eu tinha sido um dos 10 autores escolhidos. A ficha só caiu mesmo quando eu vi meu nome no “publishnews”, que é um dos maiores sites de notícias sobre editorial literário do Brasil – lembra.

Na edição desse ano, o projeto teve 127 inscritos de e gêneros literários diversos voltados para o público adulto e infantil. A comissão organizadora selecionou dez obras, entre elas “O touro de bronze”, escrita por Tiago.

– A expectativa está muito grande. Sem falsa modéstia eu quero é ganhar e/ou ser publicado por uma grande editora – afirma.

A obra inscrita por Tiago é um romance de suspense que se passa numa cidade fictícia do interior do estado do Rio de Janeiro, chamada Araúna, e a trama principal é que, misteriosamente, pessoas que vivem em situação de rua começam a desaparecer sem deixar rastros. A história faz muitas criticas sociais, onde diversos personagens são acompanhados, sendo o principal deles Gabriel, um motorista negro que começa a trabalhar para um dos magnatas da cidade. É nessa relação com esse homem, que todos chamam de “doutor”, que ele começa a entender como a sociedade daquela estranha cidade funciona.

– Na verdade, essa história é uma grande caricatura do nosso Brasil atual, polarizado e com um abismo social que cresce cada vez mais.

 

Serviço:

O “Vendendo sua Ideia”, oferecido pelo Kindle Direct Publishing (ferramenta de autopublicação da Amazon), coloca autores independentes frente a frente com a editores e outros profissionais do mercado literário, acontece neste sábado (28), durante o Dia do Autor Independente, na Casa Santa Rita da Cassia, localizada na Rua Dr. Pereira, 396, centro de Paraty.

Por: Amanda Teixeira – amandateixeira@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Parabens cara. Você vai chegar lá. Você é lutador sangue de lutadores. Deus te abençoe.

    • Obrigado! E obrigado pela equipe do Diário do Vale pelo reconhecimento do nosso trabalho, estamos levando o nome da nossa região para fora! Fico muito feliz em representar os muitos bons escritores que temos por aqui.

Untitled Document