Debate sobre Direito Contemporâneo no UniFOA vai até sexta-feira (17)

Evento, que tem o objetivo de proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos interdisciplinares, será no Campus Olezio Galotti, em Três Poços

by adrielly ribeiro

Foto: Divulgação – UniFoa

Volta Redonda – O Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA realizará até sexta-feira (17), a  25ª Semana Jurídica do Direito, que neste ano debate o tema ‘Aplicações Práticas do Direito Contemporâneo’. O evento, que tem o objetivo de proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos interdisciplinares, estimulando a interação e ampliando o conhecimento, bem como trazer as inovações jurídicas e acadêmicas e, principalmente, a prática do Direito, no Auditório William Monachesi, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços.

Segundo o coordenador do curso, professor Alan Pançardes, o aluno vivencia a teoria e a prática em sala de aula, mas durante a Semana Jurídica poderá ficar por dentro do que tem de mais novo, na prática do Direito e das renovações e discussões do mundo jurídico, onde são trazidos temas atuais que merecem reflexões, sendo apresentados e discutidos junto aos estudantes.

De acordo com o professor, os acadêmicos terão acesso direto da fonte a esses conhecimentos, como a palestra de abertura sobre o Tráfico Internacional de Drogas, através de um delegado da Polícia Federal e um advogado criminalista.

Abertura

A abertura da 25ª edição da Semana Jurídica foi feita pelo advogado e coordenador do Escritório da Cidadania, Dario Aragão Neto, que representou o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado e a reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira.

“Este evento abre espaço para debate, reflexão e formação de pensamento crítico a respeito das transformações que o nosso curso acaba passando, pois o Direito é muito dinâmico e vem se alterando rapidamente por influência da tecnologia ou de outras demandas sociais. Então é bom que o aluno tenha espaço nesse período para aprender, propor novos debates e se atualizar. A Semana Jurídica pode ser usada para refletir, ter discernimento, pensamento crítico, não ser levado ou manipulado”, disse Dario.

A palestra de abertura foi sobre o “Tráfico Internacional de Drogas”, explanado pelo advogado e professor do curso de Direito do UniFOA, Marcelo Shad, e pelo advogado e delegado da Polícia Federal, Marcelo Daemon.

Os palestrantes exploraram o tema através de tópicos, mostrando com abrangência o que ocorre atualmente em relação ao tráfico internacional de drogas, como afeta o nosso país, passando pela área jurídica e mostrando os caminhos que podem ser tomados, num panorama bem real.

Palestras, cursos e práticas na Semana Jurídica 

O coordenador Alan Pançardes afirmou que a 25ª Semana Jurídica deverá ser bem aproveitada pelos alunos, pois foi elaborada e programada para trazer a prática do Direito daquilo que acontece de forma real.

“Estão programadas palestras sobre temas bem diversificados, com 16 assuntos diferentes. Os alunos vão poder transitar na área de maior interesse – de registro de marcas a inventário extrajudicial, passando pelo inquérito policial e como transformar os seguidores em clientes, entre outros. A temática variada atende bastante ao aluno, que poderá se aprofundar seja no Direito, na prática do Direito ou na parte comercial do Direito, abrangendo todas as áreas necessárias à profissão e principalmente voltada à prática”, explicou Alan.

Ainda de acordo com Alan Pançardes, a Semana Jurídica é uma das ações de fomento à qualificação dos alunos e formação continuada aos egressos. Várias pesquisas do curso nascem das experiências vivenciadas nessa oportunidade, justamente por apresentar diversas formas de visão e um convite aos questionamentos, fomentando uma discussão qualificada.

“Os nossos palestrantes estão aqui doando não só o conhecimento, mas também o tempo deles, pois não recebem nada para estarem aqui e colaboram para a formação e aprendizado dos estudantes do UniFOA. Espero que todos aproveitem bem a Semana Jurídica, para se atualizar, discutir os temas, saírem da caixinha e formarem opinião. Todo o evento foi planejado com o corpo de professores e sempre buscando o melhor para os estudantes”, finalizou.

Para a aluna do 10º período do curso de Direito, Bruna Portugal, que inclusive já foi aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), “o evento é de extrema importância e tem muito a acrescentar aos estudantes, porque tem palestrantes de fora e podem nos mostrar mais a prática, além de ajudar a escolher a área de atuação”, garantiu.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996