Decisão e escolha: O poder de transformar sua realidade

Como confiar no improvável pode transformar sua vida: reflexões de Fabiana do Nascimento de Oliveira

by ana Calderone

Sul Fluminense – A vida nos apresenta diversas situações onde a escolha e a decisão são fundamentais. Acreditar no improvável, confiar que tudo tem um propósito, não é uma tarefa fácil, mas é uma escolha que está ao nosso alcance. Podemos gastar nosso tempo questionando, murmurando e remoendo, mas isso geralmente não nos leva a lugar nenhum, apenas aumenta nossa dor e culpa. Decidir simplesmente acreditar que o que aconteceu precisava acontecer é uma alternativa, como aponta Fabiana do Nascimento de Oliveira. Podemos confiar que Deus nunca perde o controle e que Ele já conhece todos os nossos dias. Fabiana ressalta que essa confiança é uma decisão. Você pode escolher acreditar, descansar e seguir em frente, ou pode viver se lamentando e imaginando como seria sua vida se os eventos tivessem sido diferentes. Esta segunda opção não te ajudará a avançar, apenas trará mais tristezas.

Reflexões necessárias

Muitas vezes, nos prendemos às lamentações: por não ter tido os pais que gostaríamos, por não ter vivido uma infância saudável, por não ter reagido corretamente às ofensas, por não acreditar em nós mesmos, por não ter feito aquela faculdade, por não aceitar aquele convite, por não ter coragem de sair de um emprego aprisionador, por não tomar decisões difíceis com sabedoria, por não ser o pai ou mãe que gostaríamos de ser, por não encerrar um relacionamento abusivo. Essas lamentações são escolhas nossas, observa Fabiana. Podemos optar por nos vitimizar, o que é um direito, especialmente se realmente fomos vítimas. Mas, enquanto mantivermos essa postura, nunca sairemos desse lugar. Não conseguiremos reescrever nossa história.

Fabiana do Nascimento de Oliveira destaca que estudos neurológicos mostram que não podemos apagar nossas memórias ou ignorar os traumas, mas podemos reeditar essas memórias e reescrever nossa história. Podemos ser protagonistas de nossas vidas. Só nós podemos fazer isso. Terapia, medicação e tratamentos só serão eficazes se decidirmos vencer nossos medos e limitações. Somente nós podemos decidir avançar e mudar o rumo de nossa vida. Decida hoje! Escolha hoje! Faça diferente hoje! Corra atrás da sua história! Faça o melhor por você!

Não espere pelo outro. Mude você! Saia você do lugar! Avance! Assuma suas responsabilidades e veja sua vida progredir! Fabiana afirma que você é filho(a) de um Deus soberano, onipotente e perfeito! Nunca estará sozinho(a), mesmo que se sinta abandonado. Permita que Deus seja seu Pai e nunca estará só.

 

Fabiana do Nascimento de Oliveira, 37 anos, mãe de 4 crianças, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Educadora há 16 anos, atuando há 11 anos como diretora escolar no município de Barra Mansa. Palestrante e Escritora do livro : POR TRÁS DE UM SORRISO: reflexões sobre Inteligência emocional e caminhos na prevenção de vícios e traumas.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996