Defensoria vai à Justiça para que natimorto tenha certidão com nome

by Diário do Vale

Rio – A Defensoria Pública do Rio aguarda resposta do Tribunal de Justiça a uma solicitação simples, de cunho cartorial, mas que pode significar muito para mães e pais de bebês natimortos: a possibilidade de fazer constar, na certidão, o nome escolhido para o filho que iria nascer. Hoje, no Estado do Rio, o documento traz somente filiação, sexo, peso e altura do natimorto.

– Receber uma certidão de natimorto, sem qualquer referência ao suposto nome escolhido, concretiza o vazio vivido por essas famílias. Permitir a sua inclusão, ainda que este só venha a ter caráter afetivo, é questão de humanidade – explica a coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria, Arlanza Rebello.

A proposta de formulação de ato normativo encaminhada em setembro à Corregedoria-Geral de Justiça do Estado se resume a pedido de que os cartórios sejam autorizados a acrescentar à certidão de natimorto, caso a mãe ou os pais assim queiram, o nome que seria dado ao bebê.

A demanda chegou à Defensoria por meio do grupo Do Luto à Luta, que faz circular na internet uma petição pública reivindicando que os cartórios de Registro Civil do Estado do Rio de Janeiro possam atender o desejo dos pais.

– A questão afeta milhares de famílias que já sofreram imensamente com a dor da perda de um filho, ainda durante a gestação, e não possuem sequer o direito de sepultá-lo com o nome que escolheram – diz o documento enviado pela Defensoria ao TJ.

A legislação não proíbe expressamente a inclusão do nome do natimorto na certidão, mas também não autoriza. A lacuna normativa tem impedido que os documentos sejam emitidos conforme a vontade de muitas mães.

Em São Paulo e em pelo menos outros quatro estados, os cartórios têm determinação clara para atender aos pedidos da família. Por definição, natimortos são fetos falecidos ainda no útero ou durante o parto e que apresentem pelo menos uma dessas características: terem sido gerados há pelo menos 20 semanas, terem mais de 25 centímetros ou peso mínimo de 500 gramas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996