Defesa Civil de Resende orienta sobre o que fazer em inundações e alagamentos

by Diário do Vale

Conhecer as medidas de segurança adequadas para se proteger nessas horas é crucial – Foto redes sociais.

Resende- No verão, o período de chuvas, os temporais e deslizamentos se tornam mais frequentes. As chuvas intensas e prolongadas são responsáveis por muitas vítimas e prejuízos materiais, e na hora do desespero muitas pessoas acabam optando por escolhas que podem lhes custarem as vidas. Por isso, conhecer as medidas de segurança adequadas para se proteger nessas horas é crucial.

E foi justamente pensando nisso que a Diretoria Geral de Defesa Civil de Resende resolveu orientar à população sobre o significado de inundação e alagamentos, e como agir nesta situação.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano, inundação é o transbordamento de água da calha normal de rios, mares, lagos e açudes ou acúmulo de água no leito das ruas e nos perímetros urbanos, por grandes quantidades de chuvas.

Já os alagamentos são um dos desastres naturais mais comuns, mas nem por isso são menos terríveis. Temporais podem causar alagamentos e deslizamentos, derrubar árvores e fazer os rios transbordarem em um piscar de olhos.

O diretor Flávio alerta que em caso de inundações e alagamentos, ao primeiro sinal de aumento do nível da água, as pessoas devem acondicionar os pertences de valor, guardar os produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas e abriguar-se em local seguro.

Se a água começou a entrar na casa, a orientação da defesa civil é para que os moradores da residência se dirijam para áreas mais altas. Caso não seja possível abandonar, suba no teto e ligue para Defesa Civil – 199 e Corpo de Bombeiros – 193.

“Se houver infiltrações, rachaduras, barulhos estranhos, ou movimentação de postes ou árvores próximas, abandone imediatamente sua residência e notifique a Defesa Civil”, alerta.

O diretor Flávio também recomenda que desligue a energia e equipamentos elétricos, e só utilize celular. “Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas, lamparinas a álcool”, alertou.

Outra recomendação da defesa civil é para fechar o registro do gás, da água, portas e janelas da casa. Se possível acione a companhia elétrica para cortar a luz destas áreas inundadas ou alagadas.

– Fique longe das correntezas d’águas. Não tente atravessar áreas inundadas. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias. Se for pego em uma correnteza, flutue com a barriga para cima e os pés à frente de forma a proteger a cabeça e acene por socorro. Nunca tente salvar alguém entrando na água, avise o Corpo de Bombeiros (193), jogue algum material flutuante e aguarde a chegada – destacou.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996