Defesa Civil: População fluminense ganha reforço na prevenção contra desastres naturais

by Diário do Vale

Rio – A população fluminense vai ganhar um importante reforço na prevenção aos desastres causados por chuvas fortes, aumento do nível de rios e deslizamentos de terra. O serviço de alerta de riscos por SMS, gerenciado pela Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) desde 2014, vai funcionar em mais uma plataforma gratuita disponibilizada pela Defesa Civil Nacional.

De acordo com o secretário  de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, a nova ferramenta vai ampliar o alcance dos avisos que já são enviados, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis, a fim de evitar tragédias.

– O Estado do Rio de Janeiro é pioneiro no envio de mensagens para celular com alertas e recomendações de Defesa Civil. A nova plataforma desenvolvida pelo Governo Federal vai fortalecer ainda mais a cultura de prevenção na população – afirmou.

Cadastro

Em parceria com as operadoras de telefones móveis, até o fim do mês, aproximadamente 25 milhões de celulares do Estado vão receber um SMS oferecendo o cadastramento gratuito. Para aceitar, basta responder à mensagem com o número do CEP de interesse. É possível cadastrar mais de um endereço por celular.

Também é possível adquirir o serviço enviando o CEP diretamente para o número 40199, a qualquer momento, não sendo necessário aguardar o recebimento da mensagem.

– É muito importante que as pessoas façam a adesão ao serviço para que possam ser avisadas dos riscos iminentes de inundação, alagamento, temporal, escorregamento, além de receberem orientações de como proceder em situações adversas – destacou o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996