Defesa Civil promove simulação de desastres naturais em Resende

by Diário do Vale

Resende – A Defesa Civil de Resende está divulgando uma simulação de Plano de Contingência neste domingo (10) para avaliar e testar a capacidade do município em situações de desastres naturais.

A iniciativa elaborada pela prefeitura, através da Diretoria da Defesa Civil, vai reunir cerca de 400 pessoas, nos bairros Surubi e Vila Araújo, às 15h, para realizar as simulações.

A simulação acontece anualmente com objetivo de detectar possíveis falhas no procedimento padrão adotado nestas circunstâncias e para aprimorar o planejamento.

Segundo o diretor do órgão, Flávio Germano da Silva, a simulação será voltada para dois tipos de risco: o geológico, quando há deslizamento de terra; e o hidrológico, que envolve ação de águas pluviais e riscos.

Estes eventos naturais são previstos no mapeamento de riscos feito pela Defesa Civil. Para o diretor, é fundamental a integração entre todos os setores da prefeitura, junto com a população.

– O mais importante dessa simulação, além de treinar a população para ameaças, é exercitar as equipes de Resende, quanto à resposta, agilidade e eficiência. O simulado é uma preparação e rezamos para que nunca precisemos colocar em prática, mas caso aconteça queremos estar preparados. Teremos fiscais de fora analisando o trabalho para indicar eventuais falhas e apontar melhorias. Contamos com a ajuda da população, que fará parte do processo nos bairros já comunicados – diz o diretor.

Setores envolvidos

Dos setores da Prefeitura Municipal de Resende envolvidos no simulado do Plano de Contingência são:

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está encarregada de abordar famílias que moram em áreas de risco e convencê-las a deixar as residências.

As secretarias de Educação e de Esporte e Lazer deverão disponibilizar escolas e quadras para receber possíveis desabrigados.

A Secretaria de Saúde deverá estar pronta para fazer o atendimento de possíveis feridos, além de desenvolver ações rápidas de vacinação.

Segundo Flávio Germano da Silva, além de setores internos da prefeitura, o exercício também contará com a participação de órgãos externos como: a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. As ONGs: Cruz Vermelha e Anjos da Montanha também vão atuar no simulado como apoio.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996