Defesa entra com novo recurso no STF para que Lula deixe a prisão

by Diário do Vale
Defesa de Lula já recorreu até a ONU para evitar prisão

Defesa de Lula já recorreu até a ONU para evitar prisão


Brasília –
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou há pouco com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o mandado de prisão expedido pelo juiz federal Sérgio Moro. No recurso, os advogados pedem que Lula aguarde em liberdade o fim dos recursos da condenação na ação penal do tríplex do Guarujá (SP).

Lula está preso desde o último sábado (7), na sede da Polícia Federal em Curitiba. Ele cumpre penade 12 anos e um mês de prisão, a que foi condenado pelo Tribunal Federal de Recursos da 4ª Regão (TRF4), por corrupção e lavagem de dinheiro. Este é o segundo recurso que a defesa do ex-presidente apresenta à Corte desde que Lula teve a prisão decretada, no dia 5 de abril.

No recurso, o advogado Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF, sustenta que a decisão do TRF4 que autorizou o juiz Sérgio Moro a decretar a prisão de Lula é ilegal. Para Pertence, o tribunal extrapolou o que foi decidido na Corte quando do julgamento das ações que permitiram a prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

O ex-ministro do STF argumenta que o fim dos recursos na segunda instância só ocorre com a chegada dos recursos especial e extraordinário ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao STF. O ex-presidente Lula só poderia ter a pena executada após a admissão dos recursos especial e extraordinário para os dois tribunais.

“Enquanto o STF afirmou que, exaurida a jurisdição ordinária, a prisão em segunda instância é uma possibilidade que não compromete o princípio da presunção de inocência, o ato reclamado decidiu que, havendo acórdão condenatório, o cumprimento de pena deve ter início, sem outras considerações”, diz a defesa.

Fim da segunda instância

A defesa do ex-presidente defendeu que o fim dos recursos na segunda instância da Justiça só termina após a decisão que admitir a remessa do recurso especial ao STJ. Dessa forma, pelo entendimento dos advogados, Lula não poderia ter sido preso por determinação de Sérgio Moro após a decisão do TRF4 que rejeitou os primeiros embargos contra a condenação.

De acordo com o advogado Pertence, até que o recurso especial contra a condenação seja remetido ao STJ a condenação não pode ser executada.

“Quando se encerra a jurisdição ordinária? Ora, quando a decisão sobre a causa não estiver sob a jurisdição ordinária: ou seja, quando ela transitar em julgado, ou, havendo recurso especial ou extraordinário admitidos ou inadmitidos – nesta hipótese, em agravo, quando eles forem remetidos às Cortes Superiores”.

O novo recurso será encaminhado ao ministro Edson Fachin, que negou o mesmo pedido anteriormente. Se a decisão for mantida, o caso deverá ser julgado pela Segunda Turma ou pelo plenário.

You may also like

4 comments

Bitola 16 de abril de 2018, 13:38h - 13:38

tipo assim ! aqui se faz aqui se paga.

Para Presidente vote no Bitola que a coisa rola

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 13 de abril de 2018, 22:38h - 22:38

Lula , gostaria de ter o poder de Jesus, para te livrar desse inferno . VC foi um grande presidente , depois de Getúlio Vargas e do regime militar . Entre seu governo e o da Dilma .Eu comprei Dois carro zero.e ainda minha filha faz faculdade federal . Eu acredito em Deus e no poder do espírito Santo que STF vai te livrar …

Eleitor 13 de abril de 2018, 20:45h - 20:45

O Lula está acabado, politicamente, psicologicamente e fisicamente.

VAI VENDO 13 de abril de 2018, 20:07h - 20:07

Bloquearam parte de seus bens, MAS ele continua GASTANDO SEM LIMITES pelo cartão corporativo de ex-presidente.

Nem a rainha da Inglaterra com a família real paga pelos ingleses gasta tanto. E olhe que temos 6 ex-presidentes para sustentar.

Mas nós queremos assim , sustentar ex-presidentes bandidos, né? Mudar para a MONARQUIA para quê?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996