Deputado Munir Neto propõe regionalização do projeto ‘Coluna Reta’

Munir e o coordenador do projeto, o médico Juliano Coelho, se reunirão com presidente do Cismepa, Luiz Fernando Pezão, prefeito de Piraí

by arthur

Coluna Reta foi lançado pela prefeitura de Volta Redonda em 2023 para prevenção e correção da escoliose idiopática. (Foto – Divulgação)

Estado do Rio – Pioneiro, o projeto Coluna Reta virou uma lei estadual, de autoria do deputado Munir Neto – lei estadual 10.009/2023 – já sancionada pelo governador Cláudio Castro. Como o projeto ainda não foi implantado em todo o Estado do Rio, o deputado – que é presidente da Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) –  junto com o coordenador do Coluna Reta, o médico ortopedista Juliano Coelho, está propondo a regionalização da ação, por meio do Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), que engloba 12 municípios do Sul Fluminense – Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Barra Mansa e Rio das Flores.

Para isso, Munir e Coelho agendaram uma reunião para o dia 25 de abril com o presidente do consórcio, o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão.

O Coluna Reta, lançado pela prefeitura de Volta Redonda em 2023, para prevenção e correção da escoliose idiopática, já realizou mais de 75 cirurgias pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e é considerado um sucesso no tratamento da enfermidade, que atinge principalmente adolescentes em fase de crescimento.

“Nós vamos conversar com o Pezão para que o consórcio atenda com o Coluna Reta os municípios, inclusive implantando um pólo do projeto na região, possivelmente no Hospital Regional. A ideia é fazer com que os pacientes e seus familiares não precisem viajar ao Rio de Janeiro para fazer a cirurgia, nos casos em que for necessário. Em Volta Redonda, as operações são feitas no Hospital São João Batista, mas no caso de pacientes de outros municípios, a cirurgia tem que ser realizada no Hospital da Criança, no Rio de Janeiro. A regionalização acabaria com esse transtorno”, disse Munir, ressaltando ainda que a medida ajudaria a desafogar a fila de cirurgias na unidade da capital.

“Isso também acabaria desafogando a fila no Estado e, além disso, depois da regionalização ficaria mais fácil levar o projeto para todo o Rio de Janeiro”, completou.

O médico ortopedista Juliano Coelho, especialista em coluna que coordena o projeto, destacou que a grande vantagem do Coluna Reta é fazer o diagnóstico precoce da escoliose idiopática, que se caracteriza por um desvio lateral e rotacional da coluna vertebral, atingindo principalmente adolescentes em idade de crescimento, entre 9 e 14 anos, sendo cinco vezes mais prevalente em meninas. O desvio pode ser tão grande que incapacita fisicamente o paciente, podendo até mesmo comprimir orgãos internos, como o pulmão.

De acordo com o médico, o projeto em Volta Redonda é pioneiro na prevenção da doença, ao fazer uma triagem em massa nas escolas da rede municipal, evitando que os casos se agravem e se tornem cirúrgicos.

“A melhor solução para a escoliose é o diagnóstico precoce, a medicina preventiva. Atualmente nós temos mais de 80 crianças fazendo fisioterapia especializada, que se não houvesse o projeto, seriam casos cirúrgicos. E já diminuiu o número de casos cirúrgicos, provando que a prevenção está funcionando”, relatou. De acordo com o médico, a regionalização, além de trazer mais comodidade para os pacientes e familiares, também pode agilizar o atendimento de casos mais graves. “A regionalização seria para atender primeiro os casos com indicação cirúrgica. Depois, a prevenção seria a cargo de cada município, inclusive baseado na lei estadual do deputado Munir Neto”, destacou.

 

 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996