Deputado quer criminalizar prostituição em vias públicas

Projeto de Lei do parlamentar Kim Kataguiri (União) tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília

by Mayra Gomes

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

País – O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou um projeto de lei que altera a Lei das Contravenções Penais para incluir a prostituição em vias públicas como uma contravenção penal. A proposta, apresentada na sexta-feira (7), prevê pena de prisão simples, de 15 dias a 3 meses, ou multa de 50 a 100 dias-multa para quem for flagrado exercendo a atividade em locais públicos.
O projeto, que já está em tramitação na Câmara dos Deputados, busca regulamentar o exercício da prostituição, atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mas que, segundo o parlamentar, tem causado transtornos em bairros residenciais e comerciais de grandes cidades. Kataguiri argumenta que a prática em vias públicas interfere no direito de locomoção dos cidadãos e gera impactos negativos para moradores e comerciantes.
Em sua justificativa, o deputado afirma que a prostituição em espaços públicos tem sido associada a outros problemas, como tráfico de drogas, perturbação do sossego, descarte irregular de lixo e crimes ambientais. Ele também cita a ‘Teoria das Janelas Quebradas’, da criminologia, que sugere que a tolerância a pequenos delitos pode incentivar a ocorrência de crimes mais graves.
“O objetivo não é perseguir ou restringir o exercício da prostituição, mas adequá-la aos ditames legais, garantindo a ordem e a segurança da coletividade”, destacou Kataguiri. O parlamentar ressaltou ainda que a proposta busca proteger os direitos de moradores e comerciantes que arcam com custos de IPTU e outros tributos, mas convivem com a ocupação indevida de vias públicas.
A prostituição, embora não seja crime no Brasil, é uma atividade cercada de debates sobre regulamentação e direitos trabalhistas. O projeto de Kataguiri, no entanto, pode gerar polêmica ao propor a criminalização de sua prática em espaços públicos, medida que pode impactar diretamente profissionais do sexo que dependem desses locais para trabalhar. O projeto de lei agora seguirá para análise das comissões temáticas da Câmara dos Deputados, onde será discutido e poderá receber emendas antes de seguir para votação em plenário.

Você também pode gostar

1 comment

Fredy 9 de março de 2025, 17:02h - 17:02

Deixa ELAS ganhar o DELAS, tem coisa mais IMPORTANTE pra vc se preocupar.

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996