sexta-feira, 25 de setembro de 2020 - 17:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Detran disponibiliza CRLV Digital no estado do Rio

Detran disponibiliza CRLV Digital no estado do Rio

Matéria publicada em 3 de agosto de 2020, 19:36 horas

 


Mais de um milhão de proprietários poderão acessar o documento em celulares

O proprietário que quiser ter o documento em papel, poderá imprimir a versão digital em sua própria casa
(Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro  – Mais de um milhão de proprietários de veículos do estado do Rio já podem baixar o CRLV digital de 2020 em seus aparelhos celulares ou tablets. A versão digital do documento, válida em todo o território nacional, substituiu completamente o documento obtido no Detran e pode ser acessada em até 5 dispositivos. Além disso, quem quiser ter o documento em papel, poderá imprimir a versão digital em sua própria casa.

– Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários – frisa o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.

Para ter a versão digital do documento é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS. Apenas os proprietários que tiverem quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder) conseguirão fazer o download do documento.

No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento, no link: https://servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.

Veja o passo a passo para obter o CRLV digital:
1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2. Cadastre o usuário
* Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
* Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
* Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
3. Baixe o CRLV Digital
* Faça o login
* Selecione “Veículos”
* Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
* Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital

Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a VNH disponibilizada automaticamente.
Outro ponto importante é que o número de segurança do CRB (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    Cidadão de Volta Redonda

    Muito bonito na teoria! Mas na hora de baixar o CLRV 2020, para quem está em dia com as taxas, o usuário descobre que o DETRAN RJ “não se preocupa” em atualizar o status do usuário com a base nacional do Renavam (Registro Nacional de Veículos). Com isso o usuário não consegue baixar o CRLV 2020.
    Mas para “cobrar taxas” o DETRAN RJ é formidável!

Untitled Document