quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Bastidores e Notas - Por Aurélio Paiva / Detran mentiu sobre IPVA em atraso no Sul Fluminense

Detran mentiu sobre IPVA em atraso no Sul Fluminense

Matéria publicada em 13 de março de 2015, 22:30 horas

 


wp-coluna-bastidores-e-notas-aurelio-paiva

Para justificar ação dos marimbondos, órgão disse que inadimplência na região é de 52%, quando é de 16% – menor que média do Estado, de 21%

‘Pega na mentira
Pega na mentira
Corta o rabo dela
Pisa em cima
Bate nela
Pega na mentira…’
(Erasmo Carlos)

Foi assunto de reportagem na TV Rio Sul. Repercutiu nas rádios e nos jornais. Foi um choque quando o Detran se manifestou em nota oficial justificando a operação dos marimbondos que sitiou Volta Redonda e Barra Mansa: a altíssima inadimplência no pagamento do IPVA no Sul Fluminense.

O choque em si veio com o percentual: 52% dos veículos da região estariam com IPVA atrasado.

Mentirosos.

A inadimplência nas maiores cidades do Sul Fluminense é de 16%, enquanto a média estadual é de 21%.

Em Volta Redonda é de 15%.

Em Barra Mansa um pouco abaixo de 15%.

Na região, o município com maior inadimplência é Barra do Piraí (20%) que, ainda assim, fica abaixo da média estadual.

Além da baixa inadimplência por número de veículos, a região também tem baixíssima inadimplência em termos de valores devidos.

Menos de 9% contra quase 12% da média estadual.

Os números são oficiais, fornecidos ao jornal pela Secretaria de Estado de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.

Uma mentira óbvia demais

O Detran pecou por criar um número alto demais para justificar a operação que encheu os bolsos da empresa que explora o guincho e a armazenagem dos carros.

Convenhamos: 52% de inadimplência é conversa para boi dormir.

Se o Sul Fluminense tivesse este índice, na Baixada Fluminense ele seria de uns 80%.

O jornal entrou em contato com a assessoria de imprensa do Detran e pediu os números por cidade e a média do estado.

A resposta foi que o Detran não tem estes números.

Se não tem, como divulgou?

Mas a Secretaria de Estado de Fazenda tem. E os repassou ao jornal através de sua assessoria de imprensa.

Os números não mentem. Ao contrário do Detran.

A gravidade da situação

O que o Detran fez é uma abominação jurídica, política e social. A insinuação era clara: seríamos uma região de caloteiros e o órgão tinha que agir.

Afinal, 16% de inadimplência (o número real) podem ser justificados pela dificuldade financeira de uma parcela da população.

Mas 52% (o número da mentira) seria coisa de uma população que em boa parte não paga porque não quer.

Em qualquer ponto civilizado deste planeta uma mentira nestas proporções teria consequências drásticas para os seus autores.

Nos EUA uma mentira pode derrubar um presidente.

Aqui só derruba a moral do esfaqueado contribuinte que paga seus impostos e ainda ganha fama de caloteiro.

Sem chance de inadimplência de 52%

Volta Redonda – a cidade mais populosa da região – tinha em 2014 cerca de 130 mil veículos, sendo 114 mil deles carros de passeio.

O Detran da cidade fez mais de 110 mil vistorias no ano.

Não dá mesmo para encontrar os famosos 52%.

Aliás, uma curiosidade:

Em fevereiro de 2015 Volta Redonda tinha uma frota de cerca de 133 mil veículos, sendo 117 mil de passeio.

Para uma cidade com cerca de 260 mil habitantes, quase 1 carro para cada 2 habitantes.

Tanto carro assim em uma cidade com uma área de apenas 182 km2 aguça o ferrão de qualquer marimbondo.

E faz a alegria do dono do guincho.

detran-numero-inadimplencia

A nota em que o Detran mente

Compare os dados acima com a Nota Oficial que o Detran enviou à Imprensa em 2 de março:

nota-detran-fiscalizacao

AURÉLIO PAIVA | aurelio@diariodovale.com.br

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

62 comentários

  1. Avatar

    porque a camara de volta redonda não abre uma cpi para apurar de quem e esses guinchos deve ser do neto ele foi presidente do detran ou de algum coronel da pm ou mesmo de algum servidor do detran .so sugestão

  2. Avatar

    o pior e que o detran parou e a petran da policia militar continua fazendo blitz normal com guincho so saiu o detran mas as blitz estão normal …..

    • Avatar

      Caro jornalista, qual a fonte de suas informações estatísticas? Porque ambas (DO DETRAN E A SUA) não mencionam.

  3. Avatar

    EU PAGO CORRETAMENTE TODO ANO, MAS A QUESTÃO AQUI NÃO DE QUEM PAGA OU DEIXA DE PAGAR O IPVA E FAZER A VISTORIA ANUAL E SIM PELA JUSTIFICATIVA DO DETRAN PELA BLITZ QUE NÃO PROCEDE…. ENTENDERAM POVO??????

  4. Avatar

    Eu pago meu ipva todo ano corretamente

  5. Avatar

    Eu pago meu ipva em dia todo ano a

  6. Avatar
    ÊTA POVINHO caloteiro do IPVA

    Ainda tem caloteiros do IPVA no chô rô rô??

    Vão cassar uma trouxa de roupa suja para lavar, ou melhor, plantem uma árvore em qualquer lugar para ajudar na estiagem deste ano.

  7. Avatar

    Parabéns pela coluna.
    Só assim para eu mandar um grande abraço para você, meu primo Aurélio Paiva

  8. Avatar

    Parabéns pela denúncia.
    Só assim para eu poder manda, um grande abraço para você meu primo Aurélio Paiva.

  9. Avatar

    VALEU GAROTINHO, O ESTADO DO RIO É O UNICO QUE TEM VISTORIA ANUAL, UM CABIDE DE EMPREGO

  10. Avatar

    esse governo….precisa tapar buracos das contas…. olha a denuncia do delator… 30 milhoes….. na devoluçao….. alguem paga a conta… mesmo com lava jato….. ocorreu propina….mesmo denunciando marimbondo eles estao ai….. MP deveria ver esse interesse….. fiscalizar e tirar carro errado da rua …ta certo….mais tem outros objetivos…..

  11. Avatar

    Fico bobo de ver o pessoal pedindo políticos,advogados,MP etc… Estes quer andar de carro sem pagar impostos vai andar a pé pessoal gosta de moleza vamos tomar vergonha na cara e pagar IPVA em dia eu passo em qualquer blitz e nunca deu problema ha vá…

  12. Avatar

    GUARDEM ESSE NOME ———> AURÉLIO PAIVA <——- ESSE É O CARA, PRECISAMOS URGENTE DE UMA CPI NO DETRAN DO RJ !!! PARABÉNS PELA DENÚNCIA !

  13. Avatar

    Primeiramente na região devem incluir o município de pinheiral,por menor que seja referente aos outros ainda faz parte sim do sul fluminense e existem veículos automotores .
    A partir do momento que a pessoa compra o carro ela sabe que existem outros gastos alem de combustível e som, do que adianta andar de Camaro se não conaegue bancar? O Detran é um órgão que deve manter sob controle os documentos e outros dados dos veículos, erraram ao afirmar esses dados, mas estão e tem o direito sim de tirar carros das ruas que estão com ducomentos errados,sejam eles para trabalho ou passeio. Quer pagar de rico mas não paga IPVA!!! Andem de ônibus e vão reclamar de algo produtivo como o alto preço da passagem. Esse povo que ta reclamando é pq ta devendo

  14. Avatar

    Parabens Aurelio pela matéria! Este é o papel do jornalismo de verdade! Um tremendo absurdo esta operação!

  15. Avatar

    Teve mt gente com carro apreendido com DOC pago mas sem vistoria por causa do DETRAN que dificultou as vagas para seu próprio benefício. Carros necessitando de vistoria e seus agentes nas ruas prendendo carro. Um conhecido que não necessitava de vistoria teve o carro levado mesmo com o DOC em dia,pois disseram que ele precisava ir no DETRAN colocar um adesivo no carro e que o carro dele não estava adesivado. Após ir no DETRAN disseram que não existe esse tal adesivo, mas teve que pagar pra retirar o carro assim mesmo. Uma imoralidade. Teve mts assim e acho que os que estavam com DOC pago, como no caso da Van cheia de crianças, deveriam mover uma ação contra essa falta de vergonha e descaso com a população.

  16. Avatar

    Que tal organizar um “buzinaço” em frente ao DETRAN?

  17. Avatar

    Que Saudade do Neto no Detran….

  18. Avatar

    Pago IPVA em dia, mas o que tem de buracos na cidade é brincadeira. Não tem que prender o carro esta em atraso é só multar. Se não pagou a multa ai sim prende o carro ou não tem este tipo de controle também sera que a falta de controle é para fazer o que estão fazendo com a PETROBRAS.

  19. Avatar

    Pago IPVA em dia, mas o que tem de buracos na cidade é brincadeira. Não tem que prender o carro esta em atraso é só multar. Se não pagou a multa ai sim prende o carro ou não tem este tipo de controle também sera que a falta de controle é para fazer o que estão fazendo com a PETROBRAS.

  20. Avatar

    Podia ter uma fiscalização desta a cada esquina durante todo ano em todo o Brasil, a fiscalização é tão ‘BEM ORGANIZADA” que nem se para mais os carros que estão OK, a própria camera digital já registra a placa e faz o levantamento do IPVA. Eu pago o meu em dia, então…

  21. Avatar

    Pô, tem que desenhar para essas “mulas” entenderem? Ninguém está defendendo nenhum “jeitinho” para deixar de pagar o IPVA ou mesmo concordando com quem está fora da lei! A discussão é sobre a legitimidade das ações do Detran: afinal, a lei só vale para o cidadão, estando os orgãos públicos acima da mesma? Em uma democracia, as ações do Estado tem que ser alvo de constante vigilância, afinal ele tem o poder de nos privar de nossa liberdade e patrimônio. Questionamentos sobre questões adjacentes também são pertinentes: é legitíma a apreensão imediata de um patrimônio por falta de pagamento de imposto? O valor do IPVA é justo? Para onde vão os recursos arrecadados com o IPVA? Quem ganha com a indústria de multas e reboques? O ESTADO É QUEM DEVE NOS SERVIR E NÃO O CONTRÁRIO…Pô, parecem PTistas…

    • Avatar

      Não adianta, tem um zé povinho que baba ovo do estado que acha o governo está sempre certo e todas suas ações são morais. Vem um monte aqui falar besteira, que se tá na lei tem que pagar, quero ver se criarem uma lei proibindo a cerveja, os mesmos vão voltar aqui e dizer que o governo é autoritário.

  22. Avatar

    Único que fez algo pelo povo é realmente este jornal e este repórter ! Agora tínhamos que nos unir e ir para as ruas protestar contra este ladrões chamado Detran ,pois este detran do rio é um ladrão que nos assalta a mão armada e ficamos quietos e estes bando de políticos safados que elegemos até da nossa região ,nada faz por nos ,nem estes vereadores de merda que elegemos fazem nada e são coerentes com estes ladrões ,espero que o povo na próxima eleição não esqueçam que estas corja de políticos nada fizeram por nos .

  23. Avatar

    E como suportar tanta hipocrisia!!!

    Muitos acham por vivermos em um país maravilhoso mas que é corrupto em quase tudo e todos gostam do jeitinho brasileiro, mas na hora de pagar seus impostos pensam que sempre vão burlar o sistema. Vejo que a maioria está criticando a ação do Detran, o fato pessoal que só serão punidos aqueles que estão devendo, então penso que se você deve tem que pagar, agora dizerem que estão com o IPVA pago e mesmo assim são rebocados acho muito estranho, não confundir IPVA pago de 2014, enfim sou a favor das operações sim como muitos já disseram se eu ando em dia porque o meu vizinho se sente no direito de usar o mesmo espaço que eu e andar errado, também não é justo…..agora se a discussão fosse do retorno dos impostos em investimento os quais são determinados por lei aí s discordância seria justa… Parem de andar errados e colocar a culpa nos órgãos fiscalizadores, assumam seus erros….

  24. Avatar

    Diário do vale e o Aurélio Paiva estão de Parabéns em mostrar para o povo toda esta roubalheira que estamos vivendo em Volta Redonda é o quanto este povo do Detran mente para pegar o dinheiro do povo é um absurdo isso que tem acontecido em volta Redonda ,e nenhum politico e nem nosso governador que elegemos fazem nada ,porque com certeza este dinheiro é pagar as dividas que tinha contraído no mandato anterior deles . Este Detran do Rio é só roubalheira mesmo .

  25. Avatar

    Tinha mesmo que publicar…DETRAN é um lixo, uma robalheira sem explicação, rebocando veículos com IPVA em dia, mentindo…e agora o que será desse bando de mentirosos? Será que serão punidos?

  26. Avatar

    Parabéns pela reportagem.
    Esta na cara que o Detran vem realizando um serviço ilícito cheio de maldades.
    Apreendendo carros com o IPVA pago porem não vistoriado sem que, no site
    do Detran tem um CALENDÁRIO DE VISTORIA – 2015.
    E ainda por cima mentindo sobre inadimplência na região.
    “enchendo o bolso de dinheiro”

  27. Avatar

    Marquei a vistoria no detran de Volta Redonda , que mudou a forma de receber os carros com tolerância de e 30 hora após o horário sendo assim estacionei o carro e fui ver como estava dentro para conseguir entrar no galpão , sendo assim tinha uma fila dentro do galpão. Ai me falaram que a fila seria para as pessoas que tinha marcado as 8:15 estavam na fila e como tinha marcado 7:30 estava na fila , fui rapidamente para entrar mas ja haviam passado 5 minutos da tolerância , e nao pude entra mais. Quer dizer a um mês atrás nao havia essa tolerância , a a placa estava la dentro do galpão , quer dizer perdi o DIA e o agendamento por uma falta de organização do DETRAN DE VOLTA REDONDA. Falei com Frederico que é o responsavel
    expliquei a situação , falei para ele que a informação tá errada por estar dentro do galpão as pessoas nao adivinham , e ele concordou mas perdi meu agendamento.
    INCRIVEL COMO O DETRAN DE VOLTA REDONDA tem o prazer de fazer as pessoas de trouxa!
    O CARA QUE TRABALHA NESSE LOCAL TINHA QUE TER VERGONHA.

  28. Avatar

    TEMOS NOJO DO DETRAN DO RIO DE JANEIRO

    DETRAN DO RIO DE JANEIRO É UM LIXO!!
    INSTITUIÇÃO QUE MUDA CONFORME ELA QUER , ELA TEM O PRAZER DE FAZER AS PESSOAS DE OTARIO!

  29. Avatar

    o problema das pessoas é que se preocupam demais com a vida do próximo,se pagou seu IPVA OK,não deseje para os outros o que você não quer para você,acha que estar com os impostos em dia é melhor que os outros,tá enganado,neste pais de corruptos,somos todos iguais abaixo de Brasilia.

  30. Avatar
    Futuro Morador do Jd Alegria

    Perdoe minha leiguice, mas alguém pode me responder o seguinte: O DETRAN pode aplicar multas? Pois quando fiz auto escola lembro-me de ser ensinado que o DETRAN não multava, a não ser multas administrativas.

  31. Avatar

    Acho estranho pessoas virem aqui e com o peito estufado e com a boca cheia e dizer eu pago o meu IPVA mas acho que esqueceram que um dos IPVA mais caros é do Estado do Rio?
    Será que esqueceram para que se paga este tal de IPVA?
    Não vejo estrada em condições, socorros a disposição, a tá esqueci pagamos o tal do pedágio também a pagamos o IPTU a pagamos impostos sobre tudo.
    Se vamos cobrar vamos cobrar do jeito certo com pessoas treinadas concursadas para esta tarefa com treinamento este para lidar com pessoas de bem idosos, pessoas PNE (portadoras de necessidades especiais) com traficantes bêbados a esqueci até que se prove o contrario todos nos não somos culpados.

  32. Avatar

    CRITICAMOS A CORRUPÇÃO NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL,PORÉM, QUANDO NÓS MESMOS SOMOS OS CORRUPTORES QUEREMOS ACHAR O FAMOSO”JEITINHO BRASILEIRO” PRÁ SE DAR BEM…CONHEÇO PESSOAS QUE MAL TEM O QUE LEVAR PRÁ CASA PRÁ ALIMENTAR SUA FAMÍLIA MAS QUEREM TER CELULAR DE MARCA C/ WHATS app, CARRO PRÁ MOSTRAR STATUS, ETC. TOTALMENTE NA CONTRAMÃO DE SUA REALIDADE FINANCEIRA. VIVEMOS NUM PAÍS DE MODISMO INFLUENCIADO PELAS” MARAVILHAS DO PT” NA ECONOMIA

  33. Avatar

    Diante de tudo o que temos visto e lido envolvendo o assunto, eu só tenho uma dúvida para tirar minhas conclusões. Os depósitos usados pelo Detran são regionalizados? Os carros apreendidos em determinado município só podem ser levados para um depósito específico e não para qualquer outro, ainda que na mesma região?…

    Se assim for, esse angu tem muito caroço. Isso é seríssimo e pode até derrubar gente grande…

  34. Avatar
    emanuel lopes de souza

    não tem um politico que realmente ponha á cara em defesa desta população, que por algum motivo atrazou seus impostos! ninguem quer aparecer, da situação, da oposição! parabéns a este jornalista que tem muito mais interece público, dos que ganham para isto

    • Avatar

      Quer ter carro mas não tem dinheiro para IPVA,GASOLINA,FINANCEIRA então anda de ônibus ou bicicleta sabe que nao pode, alguem sabe o que acontece caso haja um acidente com veiculo com IPVA atrasado se na[ procure saber…

  35. Avatar

    Já temos as provas e temos argumentos, só falta a apelação. Não adianta ficarmos aqui discutindo isso no jornal, nossos nobilíssimos deputados e membros do Ministério Público têm que tomar medidas efetivas para combater essa arbitrariedade e nada mais oportuno que aproveitar esse momento de levante popular contra a corrupção e os desmazelos administrativos do Governo Federal para fazê-lo. Nada terá adiantado se tudo continuar como está e, pior, não houver reparação e retratação sobre o que foi feito…

  36. Avatar

    Diante disso tudo que já foi denunciado; tudo continua do mesmo jeito as blitz-assalto continuam, as apreensões continuam, a falta de preparo para lidar com público, é uma marca registrada do Detran, continua, pergunto eu, até quando? Quando se levantará um político, ou uma autoridade, na melhor da acepção da palavra, para se tomar uma providência ou se fazer algo por aqueles que o elegeram ? Vamos esperar por um milagre dos céus, porque aqui a coisa tá feia.

  37. Avatar
    Professor Jefferson/Barra Mansa

    Parabéns ao Jornalista Aurélio Paiva-Diário do Vale…Você fez mais pela população de Barra Mansa e Volta Redonda, denunciando esta covardia, do que nossos representantes no Legislativo e no Executivo….Isto me parece que é a própria milícia atuando no Detran e pergunto, Onde estão o Governador Pesão, os Deputados eleitos com nossos votos?

  38. Avatar

    Cansei de falar mal do Detran pois não fazemos nada porque não protestamos contra eles parando o trânsito e impedindo o reboque dos carros até que Pezão Frieira venha dar uma explicação, vamos fazer o seguinte, andar todos certos que eles não vão nos encher o saco.

  39. Avatar

    Parabéns Pela denuncia, ótima matéria tem que denunciar mesmo,fazer blitz usando de falsas verdades por ae vc ver com qual tipo de instituição estamos lidando.

  40. Avatar
    ÊTA POVINHO caloteiro do IPVA

    E continuam CALOTEIROS do IPVA.

    O total de inadimplentes é uma mentira do DETRAN (vai ver os diretores são petistas e aprenderam direitinho com a presidenta), mas como justificar o reboque de mais de 300 carros dos CALOTEIROS em algumas fiscalizações?

    Um assunto que não falam: Por que o PEZÃO está calado? Não é ele o responsável pelo DETRAN, um órgão do Estado?

  41. Avatar

    É com a palavra os senhores do MP…

  42. Avatar

    O que importa os números, a fiscalização é legítima. Quem teve o seu veículo rebocado é porque estava sem condições de tráfego. Vamos para de hipocrisia.

    • Avatar

      “Justiça” já que vc não tem coragem de colocar o nome, eu fui parado no ano passado com o meu IPVA pago, mas na vistoria falaram que o h do chassi não estava nítido, me deram um ofício para fazer um vistoria em um posto na cidade do Rio, fui lá, só que estava fechado a um mês, detalhe só lá fazia a vistoria, as vezes o povo quer andar direito mas o governo não da condições. Ok!

    • Avatar

      Penas só são justas quando são universais. Um pai não é justo quando castiga um filho e ao mesmo tempo poupa outro que incorreu no mesmo erro. O Detran não é justo quando coíbe os motoristas de VR e não usa do mesmo rigor em outras regiões do estado, e pior, o faz baseando-se em MENTIRAS. O devedor daqui por acaso é mais merecedor de castigo que os outros? Me explica isso!!…

      A IGUALDADE é princípio fundamental da CF e não vem sendo observada, isso sem entrar no mérito das arbitrariedades cometidas durante as operações…

    • Avatar

      Ah, Onofre al fatah … deixa de ser hipócrita! Desde os tempos do Orkut … Se existem problemas com os dados, os servidores, etc. Isso tem que ser apurado e pronto! Mas tentar usar subterfúgios para “defender caloteiros” é demais!!! Se ninguém estivesse ilegal, não teria problema algum. Simples assim! O povo brasileiro adora reclamar e protestar contra a corrupção, dizem que não tem fiscalização etc e tal, mas quando fazem as fiscalizações tentam inverter a lógica! Para quê? Simples para continuar andando na ilegalidade (que tanto criticam no governo) … brincadeira

    • Avatar

      Caro César (não me lembro de ti no Orkut), não misture as estações!!… vc sabe o que significa a palavra hipocrisia? Onde estou defendendo quem não paga IPVA ou anda com carro irregular?… Isso é outro assunto já amplamente debatido em outras das várias matérias já publicadas sobre o tema neste jornal, deixe de ser preguiçoso e pesquise aí, é fácil!…

      Hipocrisia é dizer que todos devem ser honestos e ao mesmo tempo não admitir que a cobrança deve recair sobre todos. Quando punem os motoristas errados APENAS em VR e acha isso certo, vc está concordando tacitamente que só a classe política é corrupta e passível de críticas. Aí, meu caro, quem está sendo hipócrita é vc, ou no mínimo tem um senso de justiça muito tacanho e limitado…

  43. Avatar

    Na verdade não importa que seja 52% ou 15% que diferença isto faz? O q não e justo que eu tenha que largar o IPVA e outras pessoas não, por isso apóio a fiscalização até porque não é apenas isso que e verificado nos veículos, condições do veiculo, se e produto de roubo e inibe a circulação de bandidos em meio a pessoas trabalhadoras, pois existe a possibilidade de uma fiscalização e prisão desses marginais…

    • Avatar

      Até agora vc não entendeu nada!!!

    • Avatar

      Apoiado tô cansado de reportagens cheias de desculpinhas pra nao pagar IPVA. Paga logo e chega de chororo.

    • Avatar

      Concordo, pago meu IPVA do ano no prazo.

    • Avatar

      Perfeito seu comentário!!!!!

      E ainda por cima, chamando os servidores de nomes pejorativos!!!! É brincadeira! Eu pago meu IPVA e ando em dia, e tenho que ficar vendo um bando de caloteiros passando com carro todo atrasado e ainda rindo da minha cara, dizendo que ninguém nunca vai pegá-los! Está certo mesmo! Eu apoio esta fiscalização!!!!!!

    • Avatar

      Realmente, não entendeu nada. Isso é falta de escola, de aulas de interpretação de texto…

    • Avatar

      Já a sua interpretação vai de acordo com conveniência do caso, correto? Se é pra fazer criticas vazias, ou posar de bastião da ética e das leis, OK. Caso contrário, se for de acordo com seu interesse a interpretação é outra … beleza. Tá “serto” Al Fatah! Se todos os carros estivessem com documentos OK, poderiam mandar servidores com matrícula, sem matrícula, etc que não teríamos problema nenhum. Simples. E ai, bastaria apurar todas as denúncias contra o Detran. Do modo como está, os irregulares ao invés de buscarem cumprir a lei, ficam buscando “desculpas” para invalidar tudo, e não pagar multa, etc.

  44. Avatar

    parabens pela denuncia

Untitled Document