Estado do rio – O Detran.RJ promoveu nesta segunda-feira (9) a 54ª edição do projeto ‘Cidadania Sobre Rodas’. A ação, que teve início em julho de 2008, tem o objetivo de atender de forma prioritária e fornecer gratuitamente aulas de direção para pessoas com deficiência e que necessitam de carro adaptado. O projeto acontece dias antes do Dia da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Antes que os candidatos a motoristas preenchessem toda a documentação, foi ministrada a eles, pela Coordenadoria de Educação Para o Trânsito, uma aula da Oficina Sob Medida. Durante a palestra, eles receberam explicações sobre o funcionamento do motor de um veículo, manutenção de peças e troca de pneus. Todos ganharam certificados.
Acostumado a se locomover em cima de um skate, o profissional autônomo Michael Batista Tavares, de 52 anos, já sonha em adaptar e dirigir seu próprio automóvel sem necessitar da ajuda de terceiros. Morador da Rocinha, ele contou que teve poliomielite aos nove anos e, desde então, usa acessórios para se locomover. Michael tem seu próprio carro, mas necessita da solidariedade de amigos para conduzir seu automóvel.
“Vejo o Dia D como uma grande oportunidade. Vai facilitar minha vida, vou ganhar autonomia sem ficar pedindo ajuda e incomodar os outros. Dirigir carro adaptado é uma forma de inclusão. Estou determinado e vou conseguir minha habilitação “, disse.
Ansiosa e com a documentação em mãos para dar entrada em sua primeira habilitação, a estudante de farmácia, Natália Cristine Cruz Silva, de 27 anos, não vê a hora de ter liberdade e independência para dirigir seu próprio veículo. Acostumada com negativas de carros de aplicativos que nunca aceitam transportar seu andador, ela sonha em ir para faculdade sem necessitar de pedir ajuda a familiares.
“Dirigir é um sonho que vou realizar. Terei independência. Acho maravilhosa essa oportunidade que o Detran está dando a pessoas portadoras de deficiência”, contou.
As inscrições para a emissão da habilitação para PCDs aconteceram em 18 Ciretrans no Estado, além do Posto Detran Acessível, que funciona na Avenida Francisco Bicalho. Pessoas portadoras de deficiências tiveram também prioridade para realizar serviços de identificação civil.
De acordo com o presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência do Detran, Alessandro Araújo Leone, o projeto ‘Cidadania Sobre Rodas’ tem o objetivo de incluir as pessoas para que todos tenham direito e acesso à habilitação.
“Estamos de certa forma garantindo o direito dessas pessoas de guiarem seus próprios veículos. Somente esse ano tivemos quatro edições do programa com 238 inscritos. Já é um projeto de sucesso”.
Desde 2008, quando o projeto Cidadania Sobre Rodas foi lançado, o Detran.RJ já habilitou 3.499 motoristas portadores de deficiência. Anualmente o Departamento faz quatro edições do projeto onde os candidatos fazem a inscrição, as aulas de direção e as provas escritas e práticas gratuitamente.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996