Dia D de vacinação contra a gripe acontece em todo estado, neste sábado

Dose estará disponível nos postos de saúde dos 92 municípios fluminenses

by Mayra Gomes

Estado do Rio – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), em parceria com o Ministério da Saúde, promove no próximo sábado (13), das 8h às 17h, o Dia D de Vacinação no estado do Rio de Janeiro. Mais de 2 milhões de doses foram disponibilizadas aos 92 municípios para serem aplicadas nos postos de saúde dos 92 municípios fluminenses. Idosos com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas estão entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.  A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da gripe: as variações dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B.
O Dia D contará com 2.118 pontos de vacinação em todo o estado. Mais de 16.500 profissionais de saúde participam da mobilização, que contará ainda com mais de 300 veículos. A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio, tendo como meta atingir 90% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, o que corresponde a 6,7 milhões de pessoas no estado do Rio. Em 2022, o estado do Rio de Janeiro registrou uma cobertura de 55,8% contra a gripe. No ano passado, o patamar ficou em 53,44%.
“O Dia D é importante para mobilizar a população, bem como a sociedade sobre a importância de ficar imune contra a doença e reduzir a transmissão dos vírus entre as pessoas, o que evita internações, complicações e óbitos. Pedimos à população que vá aos postos e busque proteção, porque a vacina é comprovadamente segura para toda a família e, além disso, é distribuída gratuitamente”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Até o momento, a SES disponibilizou 2.040.000 doses da vacina aos 92 municípios, o que corresponde a três remessas feitas pelo Ministério da Saúde ao estado: 640 mil, 752 mil e 648 mil doses, respectivamente. As retiradas, mediante agendamento prévio, são feitas na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói. Ao chegar, os técnicos da secretaria realizaram a avaliação técnica do imunizante, que incluiu o controle de temperatura, integridade e a validade. Cada lote é separado por municípios e guardado em câmaras frias com temperatura entre 2 e 8 graus.

Quem pode tomar a vacina e grupos prioritários
Crianças de 6 meses a 9 anos de idade, que nunca foram vacinadas, devem tomar duas doses com intervalo de um mês, e as que já se vacinaram em anos anteriores devem tomar uma dose anualmente. Quem for diagnosticado com dengue ou por algum outro quadro infeccioso ou febril deve aguardar de 15 a 20 dias para receber o imunizante contra a gripe. Os infectados com Covid-19 precisam esperar 28 dias.

Os grupos prioritários para vacinação contra a gripe são:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Trabalhadores da saúde;
– Gestantes e puérperas;
– Professores do ensino básico e superior;
– Povos indígenas;
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa;
– População quilombola.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996