Dia da mentira: em 2023, Samu-RJ da capital recebeu quase 40 mil trotes

Número de ligações falsas representa mais de 5% do total de chamadas; prática pode impactar no atendimento à população

by adrielly ribeiro

Estado do Rio – O dia 1º de abril é popularmente conhecido como o ‘Dia da Mentira’. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio trava uma luta diária contra o tempo para prestar atendimentos de urgência em toda capital. E um dos desafios da equipe é lidar com a falsa comunicação de demandas – ou seja, mentiras à guisa de ‘brincadeira.

Só no ano passado, a Central 192 recebeu 673 mil ligações e quase 40 mil deste total foram identificadas como trotes, prática que causa prejuízos incalculáveis às ocorrências reais, atrasando ou impossibilitando o atendimento de quem está em situação de emergência. De janeiro a março deste ano, foram registradas 10.693 ligações falsas.

“Quando empenhamos recursos em um evento que não existe, ou seja, é um trote, o cidadão que realmente necessita pode ficar sem atendimento ou ter o seu socorro em um tempo maior do que deveria ser.  Em casos graves pode levar à morte, pois o menor tempo de resposta no atendimento é fundamental”, disse o coordenador geral do Samu-RJ, Luciano Sarmento.
O perfil dos ‘trotes’ passa por palavras obscenas, ocorrências com crianças, além de falsos pedidos de socorro. Os treinamentos ajudam na identificação da falsa ligação, evitando o acionamento das equipes nas ruas, além disso, as equipes trabalham na conscientização da população.

“O Samu da capital vem realizando treinamentos nas escolas públicas de modo a educar as crianças e adolescentes e conscientizá-las sobre a importância do atendimento e o quanto o trote pode prejudicar a nossa rotina”, afirmou Sarmento.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996