Dia Livre de Impostos: Em VR, lojistas vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes

Em alguns casos, valores podem chegar a 70% a menos do valor final do produto

by ana Calderone

Consumidores vão poder comprar produtos sem pagar os impostos referentes a cada item / Foto: Divulgação

Volta Redonda – Acontece nesta quinta-feira (6) o Dia Livre de Impostos (DLI) em todo o país. Em Volta Redonda, a ação está sendo coordenada pela CDL Jovem, com apoio da Diretoria Executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda. Este ano, o DLI vai ser realizado no Sider Shopping. Os consumidores vão poder comprar produtos sem pagar os impostos referentes a cada item, que serão retirados pelos comerciantes que aderirem à campanha, em protesto à alta carga tributária vigente no país. A etiqueta nos produtos vai mostrar quanto custa com os impostos e o valor sem.

“Temos aderido à campanha, porque a revisão da carga tributária no país é urgente, visto que somos uma das populações que mais pagam impostos no mundo. Todo ano, a data do DLI cai em dias diferentes, porque representa o número de dias que trabalhamos no ano só para pagar impostos, ou seja, quase seis meses do nosso dinheiro praticamente foi destinado a tributos. Lembrando que o comerciante vai pagar o imposto, menos o consumidor, porque é uma forma de tenta conscientizar a todos sobre a carga tributária”, afirmou o vice-presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Robert Wagner Souza, que coordena a ação na cidade.

“A participação do Sider Shopping no Dia Livre de Imposto é uma demonstração do nosso compromisso em apoiar ações que promovam a conscientização sobre a carga tributária e incentivem o consumo consciente,” afirmou Patrícia Macedo, coordenadora de marketing do shopping.

O DLI

O Dia Livre de Impostos acontece há 18 anos com o intuito de conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil. Este ano, a ação será realizada no dia 6 de junho, quando lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os valores podem chegar a 70% a menos do valor final do produto.

A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). “O Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre o impacto dos impostos nos bens de consumo na vida do cidadão. A ação ganha ainda mais força diante do avançar das discussões no Congresso Nacional a respeito da Reforma Tributária. O país necessita de um ambiente de negócios menos burocrático e oneroso, com um sistema de arrecadação justo, eficiente e que sirva de base para o aumento da competitividade, da produtividade e da redução das enormes diferenças sociais do Brasil”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. “Nossa intenção é mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos é antes de tudo uma ação nacional didática de cidadania. É um dia em que lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil.

Queremos chamar atenção dos nossos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha no ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento de nossas empresas”, afirma Paganini, lembrando que mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996