Dia mundial da amamentação: O Diário Delas como aliado na promoção do aleitamento materno

Conscientização sobre a importância do aleitamento materno para a saúde infantil

by Agatha Amorim

Foto: Freepik

Sul Fluminense – Em agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, uma data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) com o objetivo de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite. Essa iniciativa visa garantir uma melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é celebrada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, recomenda-se o aleitamento materno exclusivo, sem complementação com nenhum alimento. Após esse período, outras substâncias podem ser oferecidas à criança, mas o leite materno deve continuar fazendo parte da alimentação até, pelo menos, os dois ou três anos de idade.

 

Quebrando mitos

Muitas vezes, ouve-se dizer que o leite materno pode ser “fraco” e insuficiente para o bebê, mas isso é um mito. Todas as mulheres produzem leite capaz de nutrir e proteger seus filhos. O leite materno está sempre na temperatura ideal, não necessita de esterilização e pode ser oferecido ao bebê sem medo. Ele não só fornece os nutrientes necessários, mas também anticorpos fundamentais para proteger a criança nos primeiros meses de vida. Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças amamentadas, além de garantir proteção contra infecções respiratórias, evitar casos de diarreia e diminuir os riscos de alergias.

 

O papel do Diário Delas

A maior plataforma voltada para o empoderamento feminino e a promoção de temas importantes para a saúde e bem-estar das mulheres da região Sul Fluminense, tem sido um canal importante na divulgação de informações sobre a amamentação. Desde sua fundação, o projeto tem se dedicado a conscientizar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno, proporcionando suporte e informações valiosas para as mães.

O DIÁRIO DELAS reforça a importância de se celebrar o Dia Mundial da Amamentação, destacando que a amamentação é um direito das mães e dos bebês e deve ser incentivada e apoiada por toda a sociedade. A plataforma promove debates, workshops e campanhas de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno, além de fornecer orientação sobre como as mães podem superar os desafios da amamentação.

Os benefícios do aleitamento materno são vastos e bem documentados. Além de fornecer os nutrientes essenciais, o leite materno fortalece o sistema imunológico do bebê, ajudando a protegê-lo contra doenças comuns na infância. Amamentar também fortalece o vínculo entre mãe e filho, proporcionando um momento de intimidade e conexão que é fundamental para o desenvolvimento emocional da criança.

Celebrar o Dia Mundial da Amamentação é uma oportunidade de reforçar a importância do aleitamento materno e de conscientizar sobre os benefícios que ele traz para a saúde das crianças. O DIÁRIO DELAS continua comprometido em apoiar as mães nesse processo, fornecendo informações, recursos e apoio necessário para que todas as mulheres possam amamentar seus filhos de forma saudável e segura. A amamentação é um ato de amor e cuidado, e deve ser valorizada e incentivada por todos.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996