ÔĽŅ Diabetes entre os homens aumenta 54% em 11 anos - Di√°rio do Vale
terça-feira, 14 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Diabetes entre os homens aumenta 54% em 11 anos

Diabetes entre os homens aumenta 54% em 11 anos

Matéria publicada em 19 de julho de 2018, 17:51 horas

 


Pacientes de Volta Redonda e Barra Mansa que têm a doença relatam dificuldades com o problema

Volta Redonda –¬†O Minist√©rio da Sa√ļde divulgou o aumento de 54% do √≠ndice de diabetes entre o p√ļblico masculino nos √ļltimos onze anos. J√° atento √†s estat√≠sticas o¬† engenheiro Jos√© Carlos de Paula, 68 anos, morador da Vila Santa Cec√≠lia, √© um dos casos raros que prefere se prevenir contra a doen√ßa. Os cuidados do engenheiro t√™m justificativa. Os pais dele tiveram diabetes e ele acompanhou passo a passo da doen√ßa.

-Estou h√° cinco anos sem comer doce, al√©m de realizar o exame de glicemia pelo menos uma vez por ano – disse, acrescentando que ‚Äúsei que a doen√ßa pode chegar, mas, desta forma, acredito que ela possa ser evitada ou vir de forma mais branda‚ÄĚ.

Os receios do engenheiro tem fundamento a doen√ßa foi respons√°vel por 406.452 mortes no Brasil, entre 2010 e 2016, de acordo com Sistema de Informa√ß√Ķes sobre Mortalidade (SIM). A sa√ļde preventiva do homem √© um dos temas mais discutidos pela √°rea m√©dica, j√° que outro levantamento da institui√ß√£o aponta que 31% dos homens n√£o t√™m o h√°bito de ir ao m√©dico.

O m√©dico Jo√£o Carlos Henriques, disse que o exame de glicemia, que mede a circula√ß√£o de a√ß√ļcar no sangue, deve ser feito uma vez por ano. No entanto, quem possui hist√≥rico da doen√ßa na fam√≠lia deve redobrar a aten√ß√£o.

-Diabete é uma doença hereditária, por isso, quem tem parente diabético, deve realizá-lo duas vezes por ano. A mesma periodicidade vale para quem já desenvolveu a doença Рdestacou.

Num laborat√≥rio de Barra Mansa, onde s√£o realizados 16.800 testes de glicemia anualmente, a procura do p√ļblico masculino por exames de rotina √© menor do que o feminino. O fato confirma os dados do Minist√©rio da Sa√ļde em rela√ß√£o √† sa√ļde do homem, que vive, em m√©dia, 7,2 anos menos do que as mulheres.

Além dos exames de rotina, a mudança de hábitos pode evitar doenças como a diabetes. A prática de exercícios físicos, a alimentação saudável, o controle do estresse e da gordura corporal são apontados como as principais maneiras de se prevenir.

O metal√ļrgico Wellington Goulart, 37 anos, morador do bairro Belmonte, em Volta Redonda, foi diagnosticado com a doen√ßa em 2010. A descoberta aconteceu apenas quando ela come√ßou a apresentar sinais.

-Sentia muita vontade de urinar e comer doce. Depois do diagnóstico, mudei hábitos alimentares evitando açucares e carboidratos, além de fazer uso de insulina para controlar a diabetes Рcomentou.

‚ÄėDoen√ßa silenciosa‚Äô

‚ÄúA diabetes √© uma doen√ßa silenciosa que pode demorar a apresentar sintomas. Por isso a necessidade da realiza√ß√£o do teste de glicemia, inclusive em crian√ßas. A execu√ß√£o do exame √© simples e de baixo custo e pode indicar a necessidade de tratamento em est√°gios inicias, antes que complica√ß√Ķes aconte√ßam‚ÄĚ, afirmou o m√©dico Jos√© Carlos Henriques, lembrando que o teste de glicemia deve ser feito em jejum de 12 horas para melhor precis√£o do resultado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document