sábado, 21 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / DIÁRIO DO VALE recebe alunos do Instituto Educacional Radeane

DIÁRIO DO VALE recebe alunos do Instituto Educacional Radeane

Matéria publicada em 21 de agosto de 2019, 09:43 horas

 


Cerca de 29 alunos do 5º ano do ensino fundamental conheceram a rotina da Redação e da gráfica

No horário da tarde, outra turma do Instituto Educacional Radeane irá visitar a Redação
(Foto: Miguel da Silveira de Sá)

Volta Redonda – A manhã desta quarta-feira (21), foi mais uma vez diferenciada no DIÁRIO DO VALE. A Redação, localizada em Niterói, em Volta Redonda, recebeu a visita de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, do Instituto Educacional Radeane, do bairro Santo Agostinho, por volta das 8h30. A visita foi para conhecer de perto a rotina do jornal, tirar dúvidas de como as notícias funcionam e conversar com a equipe da Redação.

Neste ano, o Diário do Vale já recebeu visitas das escolas: Municipal Paulo VI, do bairro Açude, do Centro Municipal de Educação Infantil Cirandinha e da Escola Municipal Professor Henrique Zamith, do bairro Vila Nova, em Barra Mansa.

Estiveram na redação do jornal 29 alunos e  duas professoras, que foram conhecer de perto os processos das produções jornalísticas no impresso e no online.

Durante a visita, alunos e professoras perguntaram sobre os bastidores do jornalismo, apuração de notícias, sobre checagem, Fake News, de como os jornais chegam às casas e bancas de jornais, entre outros assuntos.

A professora, Vanessa Rangel, comentou com a equipe de jornalismo do DIÁRIO DO VALE e com os alunos sobre a importância da organização:

– Vendo de perto o processo de montagem do jornal a gente vê como que é importante a organização. Nós falamos isso com nossos alunos durante as aulas que é necessário ter uma ordem de leitura porque as pessoas costumam ler da esquerda para direita, e o jornal ajuda nisso – declarou a professora.

Já a professora Elenise Avelar, tirou dúvidas sobre as tiragens dos jornais na gráfica:

– É muito dinâmico a rotina de um jornal porque vocês devem receber todo tipo de informação, e ter que verificar se é verdade ou não demanda tempo. Antes de visitarmos o jornal pesquisamos a diferença entre Notícia e Reportagem, e percebemos que os textos têm interpretações diferentes – concluiu a professora.

Visita na gráfica deixou alunos mais curiosos sobre tiragens dos jornais
(Foto: Vanessa Rangel)

Gráfica

Os alunos seguem com a visita pelo DIÁRIO DO VALE, pois no momento estão conhecendo a gráfica, onde são realizadas as impressões dos jornais.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document