Diário Pet

Por Fernando de Barros

by Agatha Amorim

Young french bulldogs with leashes walking on steet side

Carnaval chegando e quais os cuidados que devemos ter com nossos pets. Muitos tutores querem leva-los para a folia. Eu não sou a favor, mas se você deseja tome alguns cuidados:

Hidrate o pet e cuidado com calor

A temperatura no mês de fevereiro costuma ser muito alta, então evite sair com o seu pet entre 10h e 16h. Prefira os bloquinhos programados mais pro final do dia – ou que sejam em ambientes fechados com ventilação – e, independentemente do horário, passe protetor solar no bichinho para evitar queimaduras.

Não fique dependente de encontrar água potável no local da festa e leve de casa o suficiente para manter o pet hidratado durante todo o período.

Não vá em blocos pet friendly muito movimentados

Os blocos para cachorro no Carnaval estão com públicos cada vez maiores, o que gera, em alguns casos, muita aglomeração. O tumulto poderá deixar o seu cãozinho bastante apreensivo e nervoso, por isso, procure saber se aquele bloquinho que te chamou a atenção realmente será uma boa escolha e pesquise bem antes de bater o martelo e ir.

No grande dia, observe de longe a movimentação antes de “se jogar” no Carnaval pet e perceba se a festa está realmente propícia para vocês curtirem sem riscos. Se ficar na dúvida, melhor não arriscar e buscar novas opções, afinal, a folia dura alguns dias e só termina (para a maioria) na Quarta-feira de Cinzas.

Ah, e não se esqueça: se o seu cão não está acostumado com movimentação e outros pets, é melhor repensar sua opção de passeio, pois poderá causar muito desconforto, estresse e até confusões.

Cuidado com os sons altos

Se você já sofre com o som alto dos carros de som, imagina só como vai ficar o seu pet que tem a audição muito mais privilegiada. Pode apostar que a inquietação do bichinho não será sinal de alegria e, sim, que vocês não estão numa distância razoável do alto-falante.

Curta a bagunça a uma distância segura, de modo que o som ambiente esteja dentro do aceitável. Uma dica é colocar algodão no ouvido do pet antes de sair de casa para abafar o som.

Não exagere no tempo de folia

Quando notar que o seu pet está cansado ou perdeu o pique, é sinal de que é hora de voltar para casa. Os bichinhos, algumas vezes, não aguentam tantas horas de folia como os humanos, por isso, devemos respeitar e zelar pelo bem-estar deles.

Lembre-se que o bichinho não pediu pra você levá-lo pra folia, então, bom senso e zelo são fundamentais para entender as vontades do pet. Se você perceber que ele está desconfortável, com medo, agressivo ou muito cansado, leve-o para um lugar mais tranquilo para que ele fique bem.

Identificação sempre

Assim como pode acontecer de você se perder em um bloquinho, o seu pet também pode. Por isso, é ideal que o bichinho esteja usando coleira com peitoral e pingente com identificação. Não se descuide do seu cão para não acabar passando por uma situação de apuros em busca dele.

Outra forma de identificar o pet é por meio do microchip. Se o seu bichinho ainda não tem, saiba que ele pode ter 100% de graça ao fazer parte do Plano de Saúde Petlove. Ah, e contratando o convênio você leva um pingente de identificação de graça também. Bora passar o carnaval pet totalmente seguro?!

Vacinação e antipulgas em dia

Toda época é época de estar com as vacinas e o controle de pulgas em dia. Portanto, se o pet ainda precisa tomar alguma dose ou se está com antiparasitário atrasado, é melhor já correr atrás de tudo isso, pois sair com bichinho pra folia totalmente vulnerável para doenças e pragas é perigosíssimo!

Não se esqueça de ter a vermifugação do pet em dia também. Pode até ser Carnaval, mas os vermes não tiram férias e podem atacar o seu bichinho a qualquer momento.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996