Dicas para cair na folia de forma saudável

Por Agatha Amorim

Sul Fluminense – Com a chegada do Carnaval, a empolgação e a alegria contagiam as ruas, mas também podem impactar negativamente nossos hábitos alimentares. A nutricionista Khetlyn Rocha compartilha valiosas dicas para manter a rotina alimentar durante a folia, permitindo que todos aproveitem a festa de forma saudável e equilibrada.

É hora de festejar, dançar, encontrar os amigos e se divertir. Geralmente isso gera mudanças nos hábitos alimentares causadas pelo excesso de uma alimentação desregulada, com muita ingestão de doces, petiscos, massas e bebidas alcóolicas, além do abandono de exercícios físicos. Para isso, preparei algumas dicas:

 

Evite compensações

Jejuns prolongados e restrições calóricas rigorosas não são a solução. Pelo contrário! Podem gerar episódios de compulsão alimentar e te deixar frustrada.

 

Aumente a ingestão diária de água

Essa é a melhor estratégia para diminuir a retenção de líquidos.

 

Aumente a porção de vegetais no prato

Eles promovem saciedade e te auxiliam no funcionamento intestinal.

 

Aumente o consumo de frutas como morango, melancia e melão

Além de deliciosas, elas são de baixa caloria e com bastante líquido, ajudando na hidratação. Logo, você pode aumentar o volume ingerido sem extrapolar nas calorias.

 

Evite o consumo de alimentos ultrapassados

Eles são ricos em sódio, gorduras e aditivos alimentares, aumentando a retenção e inflamação. Planeje suas refeições com uma antecedência maior. Dessa forma, você estabelece uma rotina e não é “pego desprevenido” pelas tentações alimentares que surgem no caminho.

 

Retome o quanto antes a sua rotina de exercícios físicos

Eles são os maiores aliados da alimentação para a melhora da composição corporal, bem-estar, sono e disposição.

 

Lembre-se que as exceções fazem parte da nossa rotina social e que comer é um dos prazeres da vida, porém devemos ser cautelosos com os exageros. Não precisa ficar com consciência pesada. Só não deixe esse período virar parte do seu cotidiano.

 

Khetlyn Rocha é casada e mãe de uma menina. É nutricionista, com especialização em Nutrição Clínica e Saúde do Idoso pela Universidade Federal de São Paulo. Tem como missão levar uma alimentação simples e equilibrada, sem restrições desnecessárias, que respeite as crenças e limitações de cada um.

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