Dinho viaja ao Tocantins para buscar inovações

by ana Calderone

O vereador reeleito Sidney Dinho (PRD), de Volta Redonda, anunciou nesta terça-feira (5) que está em Palmas, no Tocantins, em busca de inovações nas áreas de educação e saúde para o município. O objetivo é implantar o ensino integral na rede municipal, inspirado pelo ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), que criou um sistema de ensino em tempo integral, na visão de Dinho, impressionante.
***
Amastha, que é colombiano, naturalizado brasileiro, implantou um sistema de ensino em tempo integral que, segundo o vereador volta-redondense, é inédito no país. “Eu não tenho dúvidas de que é uma referência para o Brasil. Ele conseguiu eleger o candidato a prefeito que apoiava, e se elegeu vereador agora”, ressaltou Dinho.
***
Dinho pretende visitar escolas que atendem portadores de transtornos e também aprender sobre as práticas de segurança pública de Palmas, que possui um índice de homicídios de apenas 21,05 por 100 mil habitantes, tornando-se uma das capitais mais seguras do Brasil.
***
Além disso, o vereador quer entender o funcionamento do sistema de saúde local, que é descrito como desburocratizado e eficiente, principalmente no atendimento básico e na realização de exames.

Fake I
Nem a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) está livre de sofrer com fake News. Nesta terça-feira (5), a Agência Brasil noticiou que a ministra, TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foram alvos da ação fraudulenta de criadores e propagadores de informações falsas. Trechos de uma entrevista que a ministra concedeu ao programa Trilha de Letras, que a emissora pública exibiu no dia 11 de setembro, foram modificados e divulgados na internet na forma de um texto que tenta convencer os leitores de que Cármen recomendou que as pessoas invistam em criptomoedas, por meio de uma determinada empresa.
Fake II
Originalmente, a ministra, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conversou com a apresentadora Eliana Alves sobre literatura e sua paixão pelos livros. Já segundo o texto fraudulento, publicado em um site que simula um portal de notícias jornalísticas, Cármen teria revelado seus segredos de investimentos financeiros, recomendando o uso da plataforma Immediate Luminary. Ainda segundo o texto fraudulento, a “revelação involuntária” da ministra “despertou uma onda de reações entre os espectadores” e, em razão do teor de suas declarações, a ministra estaria sendo processada pelo “Banco Nacional do Brasil” [sic]. O texto é praticamente o mesmo que, há algum tempo, atribuiu as mesmas declarações ao ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, e que ainda pode ser encontrado na internet, associado à mesma Immediate Luminary.
Fake III
Em nota, a EBC afirma que o programa Trilha de Letras e a ministra foram alvos de uma notícia falsa que “distorce os fatos” e segue circulando na internet. “A EBC repudia veementemente o episódio e trabalha para combater a desinformação em todos os seus veículos”, afirma a empresa pública, reforçando que, ao participar da programação da TV Brasil, “Cármen Lúcia mostrou o seu lado escritora e apresentou o seu livro Direitos De Para Todos, além de sua relação com a literatura e outros escritores”, não fazendo qualquer menção a criptomoedas, conforme a íntegra da entrevista, disponível na internet, comprova.
Criptoativos
A Escola do Legislativo de Resende realizará na próxima quinta-feira, dia 7, às 19h, a palestra “Criptoativos no Sistema de Justiça Brasileiro”. O evento será ministrado pelo promotor de Justiça Fabiano Cossermelli e acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Resende.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site oficial da Câmara Municipal de Resende: cmresende.rj.gov.br/escola-legislativo.
Cinquentenário
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) homenageou o Cardeal Orani João Tempesta pelo seu Jubileu de Ouro Sacerdotal em uma sessão solene na noite de segunda-feira (4). O evento contou com a presença de líderes religiosos, seminaristas, parlamentares e membros da sociedade civil, que reconheceram a contribuição do cardeal para a sociedade. D. Orani enfatizou que a celebração é um reconhecimento ao sacerdócio e ao trabalho de muitos padres. O deputado Fred Pacheco e outros participantes ressaltaram a importância da liderança espiritual de Dom Orani no estado. Nascido em São José do Rio Pardo em 1950, ele foi ordenado sacerdote em 1974.
Prêmio
A Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (AMAERJ) realizará na quinta-feira (7), às 18h, a cerimônia do 13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, no Tribunal de Justiça do RJ. Este ano, o prêmio teve um recorde de 545 inscrições de todo o país, com 18 finalistas selecionados nas categorias Magistrados, Acadêmicos, Práticas Humanísticas e Reportagens. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e troféus; menções honrosas serão entregues aos demais finalistas. Criado em 2012 em memória da juíza Patrícia Acioli, a premiação visa promover ações de defesa dos direitos humanos. O evento é aberto ao público.
Autistas
O governo federal anunciou nesta terça-feira (5) um programa para ajudar passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neuro divergências em aeroportos, com a implantação de 20 salas especiais até 2026. Essas salas serão acolhedoras e adaptadas para os cerca de 200 mil passageiros com essas características que viajam anualmente no Brasil. O programa inclui salas multissensoriais para estímulos sensoriais e acomodações com estímulos reduzidos durante crises. Além disso, haverá reavaliações de procedimentos e capacitação para profissionais do setor, visando uma experiência inclusiva. Seis salas serão inauguradas até o primeiro trimestre de 2025.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996