terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Diocese prepara programação especial para São Sebastião

Diocese prepara programação especial para São Sebastião

Matéria publicada em 19 de janeiro de 2020, 17:29 horas

 


Sul Fluminense – O santo São Sebastião recebe hoje (20) várias homenagens e celebrações na região. Na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda as paróquias que levam o nome do santo estão localizadas em Resende, Volta Redonda e Barra Mansa. Além dessas paróquias, que formam um conjunto de comunidades tendo a matriz como padroeiro São Sebastião, outras comunidades também celebram esse dia. A programação da festa reúne missas, encontros, novenas e a parte cultural.

Na paróquia São Sebastião, em Volta Redonda, a festividade do padroeiro hoje está incluída uma missa às 7h, a hora da Graça com Padre Alex, às 15h, e às 19h uma missa solene com Dom Luiz Henrique, seguida de procissão após a missa.

Em Barra Mansa, além da Missa Solene, que será presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique, às 15h, haverá a tradicional procissão que reúne milhares de pessoas logo após a missa. Além disso, a festa conta com cinco dias de programação cultural.

Em Resende, na comunidade que fica no bairro Campos Elíseos, hoje encerra a programação da missa às 19h. Em Penedo, a missas também será celebrada às 19h.

Dia de São Sebastião é celebrado hoje, dia 20, na região e no Rio de Janeiro
(Foto: Divulgação)

O santo e sua história

São Sebastião nasceu em Narbone, França, mas fez sua formação intelectual em Milão, Itália. Cristão, nunca se envergonhou de sua fé. Quando viu os cristãos sofrendo grandes tribulações e perseguições, se alistou no exército do Imperador a fim de atenuar os sofrimentos de seus irmãos em Cristo. Sebastião logo se destacou por sua postura imponente, sua prudência e bravura. Por isso, foi logo promovido comandante da guarda. Aproveitou-se do cargo e buscou prestar auxílios aos cristãos encarcerados, vítima do rancor e ódio pagão. Muito tempo não levou, e Diocleciano soube, por cristãos apóstatas, que Sebastião era cristão e que prestava serviços aos cristãos encarcerados. O Imperador o repreendeu, apelou para os sentimentos de honra do capitão, mas Sebastião apresentou-lhe os motivos de sua fé cristã.

O Imperador insistiu recorrendo a promessas, elogios e ameaças, mas Sebastião foi inflexível. Diante de tal postura, o Imperador ordenou que Sebastião fosse amarrado a uma árvore e fosse atirado nele setas em grande quantidade até matá-lo. Sebastião foi encontrado ainda com vida, levado para casa de uma mulher chamada Irene que cuidou dele até se restabelecer. Ao se restabelecer, Sebastião procurou o Imperador, o acusou de injustiça, por condenar inocentes. Diante de tal ousadia o Imperador se enfureceu e ordenou que fosse morto com paus e pedradas. São Sebastião foi sepultado aos pés de São Pedro e São Paulo (287).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    UE TEM FUSO horário aqui? Pois hj ainda e dia 19 de janeiro

Untitled Document