
Mestre Paulão Muzenza, um dos ícones da Capoeira no Brasil, acompanhado de Ingrid Carvalho, representando a família na Capoeira sendo esposa do Instrutor Xavier, pai do garotinho Lorenzo Rayovac – Foto: Felipe Xavier.
Angra dos Reis – Sob a coordenação do Mestre Marcos Inácio Clemente, Mestre Buda, ocorreu, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o 1° Encontro Agosto Pra Capoeira de Angra Dos Reis.
O evento, considerado um sucesso, contou com apresentações diversas, trazendo vários tipos de manifestações folclóricas culturais, além da capoeira, ao longo dos três dias. O evento foi custeado e suportado pelo Mestre Buda, comércio da região e amigos, colaborações que tornaram a realização do Agosto Pra Capoeira possível. Mestre Buda tem como objetivo tornar o Agosto Pra Capoeira uma tradição cultural do município de Angra dos Reis e, futuramente, em um evento internacional, já que o sucesso nas redes sociais criou uma conexão com públicos de diversos países.
O instrutor Felipe Xavier, Instrutor Xavier, representante de um dos núcleos B.U.D.A, em Volta Redonda, ficou como coordenador das mídias sociais do evento.
A capoeira, além de ser reconhecida como um saudável desporto, é uma ferramenta pedagógica que trabalha a psicomotricidade e desenvolve a cognição de seus praticantes. Em 2008, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN como Patrimônio Imaterial. A roda de capoeira foi registrada como um bem imaterial do Brasil e foi formalizado o ofício de mestre de capoeira. A roda da capoeira também foi reconhecida na França como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
O evento também contou com a presença dos seguintes mestres:
Mestre Paulão Muzenza – RJ;
Mestre Hulk – RJ;
Mestre Sabará – Brasília;
Mestre Sabará TVS – SP;
Mestre Jagunço – RJ;
Mestre Meinha – SP;
Mestre Kilombo Kindawana – SP;
Mestre Borracha Negra – SP;
Mestre Jaguara – SP;
Mestre Branco – RJ
Mestre Marisco Angra – RJ;
Mestre Esquilo Velho – Angra;
Mestre Bil – SP;
Mestre Piauí – SP.