Dom Francisco Biasin completa 15 anos como bispo

Por Diário do Vale

FOto: Divulgação

Na manhã deste sábado, dia 13, o bispo diocesano, dom Francisco Biasin, celebrou os seus 15 anos de Ordenação Episcopal, ou seja, sua eleição como bispo. A missa foi realizada na igreja São Sebastião, no bairro Sessenta, em Volta Redonda e contou com a presença do bispo emérito, dom João Maria Messi, padres e diáconos da diocese fiéis de várias paróquias e uma representante da diocese de Pesqueira. Logo após, todos foram acolhidos no salão da comunidade, num almoço organizado por membros da comunidade e da paróquia São Paulo Apóstolo.

Dom Francisco durante sua homilia, explicou quais foram os sentimentos que surgiram ao se tornar bispo. “A palavra que se usa é que foi eleito bispo. Eu lembro que essa palavra ecoou dentro de mim e eu me perguntava: mas de que eleição se trata? Porque normalmente é uma nomeação do Papa. Contudo na bíblia, sobretudo nas cartas de Paulo, a palavra eleição significa o olhar misericordioso de Deus sobre alguém para que cumpra uma missão. Mas dentro de mim ecoava a primeira eleição, o batismo. Eu me lembro que durante meses o que me importava não era nem a ordenação episcopal, nem a festa bonita que fizeram em Pesqueira para me receber, nem o que a imprensa falava, mas era esta alegria interior porque Deus tinha me eleito como filho amado”, disse ele ao lembrar o que lhe fez iniciar essa trajetória. “Esta realidade ecoava profundamente dentro de mim. Era mais fácil orar, pensar na Igreja, superar o temor que cai em cima dos ombros de quem eleito para um cargo dentro da Igreja…E chegou um momento que percebi que a gente só pode ser pai à medida que aceita ser filho, diante de um único pai. Nos meses seguintes foram uma redescoberta da paternidade de Deus na minha vida, na vida dos irmãos. Uma vontade imensa de viver a fraternidade, mas do que exercer a autoridade”, disse dom Francisco Biasin.

Ao relembrar Pesqueira (PE), dom Francisco falou sobre a experiência de iniciar o episcopado num lugar de povo marcante, porém sofrido, como também destacou a jovem Luana Mendes, da diocese de Pesqueira. “Dom Francisco chegou no nosso semiárido, um povo humilde. E ele chegou nessa atitude de escuta, em se fazer pobre com os pobres, humilde com os humildes…ele se dedicou aos pobres, aos índios, nas santas missões populares. Então eu digo que dom Francisco não passou por Pesqueira, ele ficará eternamente conosco”, disse Luana.

Para a aposentada Carmem Lúcia, celebrar essa data é um presente para a diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. “Sabemos o quanto dom Francisco foi importante em Pesqueira e também reconhecemos a contribuição dele aqui na nossa diocese. Ele continuou um trabalho de luta ao lado de leigos e leigas dessa diocese e nos fez pensar além dos tempos que havíamos vivido, pensando no futuro. Sou muito grata em tê-lo como bispo”, finalizou.

Sobre o episcopado: Dom Francisco Biasin é Italiano, de Pádua. Veio para o Brasil em 1972 como padre missionário. Foi eleito bispo e ordenado pelas mãos de dom Bernardino Marchió em 2003. Sua primeira missão foi em Pesqueira (PE) entre 2003 e 2011. Foi nomeado para a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda em 8 de junho de 2011 e tomou posse em 28 de agosto do mesmo ano. Atualmente é o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB e membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

VOCÊ PODE GOSTAR

4 Comentários

guto 14 de outubro de 2018, 20:26h - 20:26

Quando houve a disputa eleitoral entre Neto X Zoinho, o Bispo ficou ao lado do Neto!
É claro que fiquei indignado com essa posição, pois é o fim da picada um homem religioso dar um apoio à um político, pois Jesus quando veio à Terra, Ele não veio para interferir na ocupação militar de Israel pelos romanos! Jesus não veio para dar orientações políticas ao povo! Muito pelo contrário, Jesus veio reformar o coração dos homens e não intervinha em questões mesquinhas como a política!
Ainda bem que o prezado Bispo aprendeu nessas eleições, e ficou bem quietinho!
Parabéns Bispo Francisco…. Demorou, mas aprendeu!

VAI VENDO 14 de outubro de 2018, 17:05h - 17:05

Eu não esqueço o bispo apoiando os PSOLentos na invasão do Manuel Marinho. Apoiar e exigir mais INSTRUÇÃO para o povo de Deus e outros não é com ele. Nem no fechamento das escolas em VR pelo Pezão ele apareceu.

AB Negativo 14 de outubro de 2018, 15:11h - 15:11

Igual melancia, verde por fora vermelho por dentro.

JAQUELINE RAMOS BIANCO 14 de outubro de 2018, 11:32h - 11:32

Dom Francisco parabéns e que DEUS lhe ilumine sempre. Obrigada por ser este representante de DEUS em nosso meio o aniversário é seu mas o presente é da comunidade te-+lo como chefe de nossa diocese. Só agora fiquei sabendo se tivesse sabido antes teria ido abraçá-lo pessoalmente. As portas de minha casa estão sempre abertas. venha tomar um café conosco é só me ligar e dizer estou chegando.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996