>
segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 16:02 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Dom Paulo Cezar preside Santa Missa de abertura do Simpósio Eucarístico

Dom Paulo Cezar preside Santa Missa de abertura do Simpósio Eucarístico

Matéria publicada em 15 de junho de 2022, 15:15 horas

 


Durante a homilia, o Cardeal ressaltou a alegria em poder celebrar com a Diocese este evento – Foto Divulgação Diocese de BP/VR.

Volta Redonda- Na manhã desta quarta-feira, 15, dentro da programação do III Congresso Eucarístico Diocesano, o Cardeal eleito, Dom Paulo Cezar, presidiu a Santa Missa de abertura do Simpósio Eucarístico. Ao longo de todo dia, 350 lideranças das paróquias estarão participando do evento, que terá conferências mediadas por padres e bispos convidados.

Em sua saudação inicial, o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, destacou o sentimento em receber o Cardeal recém eleito dentro do contexto do III Congresso Eucarístico Diocesano. “Agradeço muito sua presença entre nós, com certeza vai enriquecer o nosso Simpósio, esteja certo, pois muitos padres daqui passaram por você pelo Seminário como reitor. Estamos muito unidos a você em orações”, disse Dom Luiz Henrique.

Dom Paulo dará a primeira conferência do Simpósio Eucarístico, abordando sobre Eucaristia, mistério de fé, presença do Senhor no meio de seu povo, luz para os nossos passos e alimento de vida eterna. Durante a homilia, o Cardeal ressaltou a alegria em poder celebrar com a Diocese este evento.

“É uma grande alegria estar aqui, pelo carinho que tenho por essa região, sou filho dessa região. Essa região me formou na fé, sou filho da Diocese de Valença e crescei, desde o meu tempo de padre jovem sempre tive contato com a região de Volta Redonda. Alegria maior ainda é estar participando das celebrações do Centenário da Diocese, celebrar cem anos é ter a memória agradecida, é ter a memória agradecida por tanta gente que doou a vida antes de nós. É uma grande graça de fazer memória. Quando a gente faz memória, nos comprometemos com ela”, pontuou Dom Paulo.

Ainda em sua homilia, Dom Paulo destacou sobre estar a serviço do Senhor e da Igreja.

– Nós somos simples servos, e quando achamos que fizemos muito, o Senhor nos diz “você é um simples servo”, o que nos faz a gente viver os títulos sem muita vaidade, tendo a percepção que somos servidores da vinha do Senhor. O profeta é instrumento da ação de Deus. Até o que Eliseu pede, é Deus quem dá. Ele é o instrumento para que Deus haja e quando a gente tem a consciência do que está no coração do Papa Francisco, de sermos uma Igreja de servidores. Somos uma Igreja de servos – explicou.

A carta, o material e as gravações das conferências do Simpósio serão disponibilizadas para as comunidades promoverem estudos e formações. O encerramento do Simpósio Eucarístico será às 18h, com a Celebração das Vésperas Solene.

Acompanhe a transmissão nos meios de comunicação da Diocese e na rádio Sintonia do Vale


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document