>
domingo, 22 de maio de 2022 - 01:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Dornelles sanciona lei que coloca fim às vistorias do Detran

Dornelles sanciona lei que coloca fim às vistorias do Detran

Matéria publicada em 27 de dezembro de 2018, 18:39 horas

 


Rio – O governador em exercício, Francisco Dornelles, sancionou ontem (27), a lei que acaba com as vistorias presenciais de veículos no Detran. A lei havia passado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no dia 14 de dezembro.

A lei prevê ainda que seja implementada autodeclaração de que o veículo está em perfeitas condições de trafegar. A lei determina que o licenciamento anual será obtido após a entrega de uma declaração que será preenchida por meio do site do órgão.

O texto diz ainda que o licenciamento não dispensa os proprietários de veículos que possuem sistema de Gás Natural Veicular (GNV) da vistoria realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). O projeto é de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSDB), Gilberto Palmares (PT) e Zaqueu Teixeira (PSD).

O condutor terá que ter responsabilidade sobre a sua declaração. Cada um irá afirmar que o seu carro está em perfeitas condições. O condutor vai pagar o Duda e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e vai receber o documento anual de verificação. Não será necessário ir ao Detran. Se o carro estiver ruim ou se você for pego em uma blitz, além de ter o carro recolhido, o motorista responderá na Justiça por falsidade ideológica e por ter colocado a vida de outras pessoas em risco — disse o deputado Luiz Paulo.

A legislação aprovada pela Alerj e sancionada pelo governador não inclui os veículos de transporte escolar, os veículos de cargas, os veículos de transporte coletivo de passageiros e o veículo rodoviário de passageiros, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. A PM não têm que fazer blitz, O papel da PM é correr atrás de bandidos . O carro é meu e paguei por ele e é meu patrimônio particular . Coronéis e PM tem que sobreviveram dos próprios salários. Blitz é uma das maiores corrupção existente no estado do Rio . Alô novo governador , Coloque esse coronéis para correr atrás de bandidos e cria um telefone para denunciar essa cambada, Que leva dinheiro das boca fumo . Tem como moralizar o estado . PM levou da boca de fumo, coloca pra fora , pegou fazendo blitz desnecessário Se não ouve roubo e nem teve homicídio na localidade para que a blitz ? É governador vai ter demitir a metade da tropa, Eles estão viciados em blitz , para arrecadar para os coronéis..

  2. Que boa notícia. Aquilo era, grosso modo a representação da ineficiência do estado. Serviço ruim, corrupção, burocracia e loteamento de cargos. Agora, volta a ser como nos outros estados. Pagar o IPVA e receber o documento.

  3. Até que enfim :

    Agora quero ver aqueles ” vistoriadores ” me pedirem 20 reais para não cair em ” exigência”.

    Vão ter que procurar emprego !

    Oh glória !

    • É só manter o carro em dia. Eu sempre fiz isso e nunca precisei subornar ninguém.
      Existe esse tipo de corrupção só porque tem otários como você para sustentá-los.
      O espertão sempre paga mais caro no fim…

  4. Ferrou com a robalheira na hora de vistoriar nos detrans do estado do RJ principalmente em Volta Redonda kkkk

  5. Sou totalmente favoravel pelo Fim dessa Vistoria atual do Detran para emplacamento anual dos veiculos!
    Só temos que ter o cuidado de fazer a manutenção do veiculo de forma correta e preventiva, pois as Blitz com certeza irão aumentar por parte do Policiamento, e as propinas vão ter até tabelas kkkkkk

    • O cuidado é manter o veiculo em bom estado de conservação e sem débitos. O que é normal em países desenvolvidos, aqui vira debate. A sociedade tem o governo, a policia e demais instituições que merecem. Quem sustenta os corruptos são os corruptores.

  6. Vocês acham que vai melhorar? Agora as vistorias serão feitas nas blitz diárias, com cada agente seguindo seus critérios.

  7. Pelo que venho lendo na imprensa não vai ter vistoria mas vamos ter que pagar por ela do mesmo jeito essa de assinar pelas condições do vai dar problema fazendo vistoria normalmente se via carro nas estradas totalmente sem condições de trafegar imagina agora com certeza alguém vai faturar com isso ou alguém dúvida ou precisa falar quem anota ai.

  8. Volta Redonda que eu quero

    Aos 46 minutos do segundo tempo….kkkkk…é para monstrar que fizeram algo além da quebra financeira de nosso Estado..
    Quero ver aprovar a redução de ICMS dos combustíveis….principalmente a gasolina e álcool…que hoje está em 32%…eeeee
    a cada 100,00 abastecidos…nos damos ao Estado 32,00 reais..sem falar e considerar o imposto federal…

  9. marcelo lameirq marques

    como vai proceder para adquirir o documento vamos pagar o ipva depous de pago como fazer

  10. O mérito pelo fim dessas humilhantes vistorias obrigatórias anuais, é sim do novo governador eleito Wilson .
    De fato o poste Dornelles só quis ficar bem com o eleitorado no final deste governo podre Pezão/Cabral.
    Todo o mérito é do novo Governador Wilson .

  11. A ALERJ (inoperante por 4anos) e o palhaço do Dornelles (uma vergonha para o Estado do Rio), ao perceberem que o novo governador ia mesmo acabar com o absurdo das vistorias, às pressas elaboraram e sancionaram a Lei na tentativa de deixar o governo com algum histórico positivo.

  12. Aí , E taxa acabou também Heim ??? Agora não vai poder cobrar de vistoria…

    • Será uma cobrança ilegal, caso não haja rubrica especifica para emissão do documento. E que seja no verdadeiro custo, senão vamos impor medidas pelo Ministério Público.
      Agora uma coisa é certa, vistoria prévia anual não sana problemas. Veículo que oferece risco nem se atreve a pisar em Detran. A pessoa quando vai ao posto de vistoria é de boa fé está com o carro em dia. As reprovações quase sempre eram maracutaias.
      O certo seria de as montadoras recolherem essas carcaças ambulantes reembolsado a valor de mercado. Sucata não deveria rodar.

Untitled Document