domingo, 20 de setembro de 2020 - 04:15 h

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Drable anuncia que comércio de BM funcionará somente até as 20h pelos próximos sete dias

Drable anuncia que comércio de BM funcionará somente até as 20h pelos próximos sete dias

Matéria publicada em 3 de agosto de 2020, 15:21 horas

 


Prefeito diz que Barra Mansa alcançou o limite dos casos de Covid-19 e de ocupação de leitos de UTI

Medida foi anunciada por conta do avanço dos casos de coronavírus no município
(Foto: Reprodução)

Barra Mansa – As atividades comerciais de Barra Mansa estão limitadas a funcionar até às 20h, pelos próximos sete dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Drable, na tarde desta segunda-feira (03), na sede da Aciap-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), situado no Centro da cidade, e divulgado em vídeo nas redes sociais.

De acordo com o prefeito, a iniciativa foi tomada devido ao fato de que o município alcançou limite de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e  da ocupação de leitos voltados para tratamento da doença. Antes de anunciar a medida, o prefeito informou que o grupo já havia se reunido durante uma hora para discutir o problema.

–  Lamentavelmente alcançamos o limite das contaminações e da ocupação de leitos de UTI. Isso faz com que nós tenhamos que mudar algumas posturas para evitarmos que o comércio venha a fechar e com isso a crise que é sanitária se torne ainda mais grave no campo econômico, na geração de empregos, na garantia da renda do barramansense. Por isso que reunidos decidimos paralisar todas as atividades comerciais a partir das 20h. A única exceção será para as farmácias, que funcionarem em plantão de 24 horas – esclareceu Drable, acrescentando que todas as outras atividades deverão ser paralisadas a partir do horário determinado.

A cidade tem um acordo judicial que lhe permite manter o comércio aberto, e o crescimento nos índices de contaminação e de ocupação de leitos de CTI ou de enfermaria pode obrigar o prefeito a baixar decreto fechando o comércio – com exceção das atividades consideradas essenciais – por sete dias corridos. Caso, ao fim desse tempo, os índices não tenham retornado aos parâmetros estabecidos no acordo, o fechamento será prorrogado.

Rodrigo também afirmou que a medida só precisou ser tomada porque a população está levando menos a sério as medidas de prevenção contra a contaminação pela Covid-19.

– Isso está acontecendo porque, infelizmente, o sentimento coletivo de autopreservação, o sentimento de que todos devemos adotar os cuidados necessários, a cada dia está diminuindo. A cada dia, parece que as pessoas estão tendo menos preocupação com a contaminação que avança. Se alguém nos perguntar se alcançamos o pico, eu posso garantir que nós estamos no ápice até o dia de hoje. Não quer dizer que isso não aumente nos próximos dias. Então, é fundamental que todos façam a sua parte. Quem não tiver necessidade de sair de casa não deve sair. Nós estamos num momento crítico agora, então é fundamental que todos se envolvam, fazendo a sua parte – declarou o prefeito.

Estiveram presentes na transmissão do vídeo a vice-prefeita Fátima Lima,  o presidente da Aciap, Bruno Cocielo, o presidente da CDL,  Leonardo Santos, uma representante do Sicomércio e o vereador Wellington Pires, que representou a Câmara Municipal de Barra Mansa.

Casos

No boletim de domingo (02), Barra Mansa apresenta 1.699 casos confirmados da Covid-19, sendo que 1.300 podem ser considerados recuperados. Ainda em relação as confirmações, há seis pacientes internados.

Há 52 casos suspeitos sendo que 29 estão internados. O número de óbitos está em 71 e outras 18 mortes suspeitas estão sob investigação. Ainda segundo o boletim, 6.027 exames tiveram resultados negativos para o coronavírus, 7.778 exames foram realizados até o momento.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

25 comentários

  1. Avatar

    Precisamos entender uma coisa: a culpa de tudo isso é do vírus, e não do prefeito, da população ou dos bares. Ponto. Agora o povo de fato não ajuda. Eu não entendo porque a desgraça do brasileiro precisa viver de cerveja e barzinho, quando a maioria mal tem o que comer em casa. Querem reabrir a economia pra não passar fome, mas gastam tudo na cachaça. Pra não punir apenas os barzinhos: mete multa em todo mundo que não estiver respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras.

  2. Avatar

    Na minha opinião estão fazendo tudo errado. Agora era hora da quarentena.

  3. Avatar

    Na minha opinião estão fazendo tudo errado. O comercio deveria ficar aberto somente na parte da manha até umas 17:00 hs. Pois a noite a temperatura esta caindo muito. Os mercados também. Ou agora seria hora de fazer a quarentena.

  4. Avatar

    O prefeito de barra mansa é uma comédia mesmo. Do que adianta fechar 20h00? Não pode pegar covid antes desse horário? Parece que quer tampar o sol com uma peneira só pra fingir que tá fazendo alguma coisa…

  5. Avatar

    Fechem os bares e deixem os postos de gasolina e supermercados funcionarem
    Absurdo aquele bar enorme na cotiara, funcionando com todos socados na parte de dentro e sem máscara. Sem falar dos bares do Ano Bom. Se de fato estivessem sendo autuados, duvido que estariam em funcionamento.

  6. Avatar

    E o Thiago Valério vai parar de perseguir o cara quando tinha meu voto agora já perdeu nunca seja vingativo.

  7. Avatar

    Ah é mesmo? E do q adianta isso? Isso é piada? Só pra dizer q tentou alguma coisa? Só enrolação ne!

  8. Avatar

    Ou seja, ele estava mascarando os números, foi só ele sair pra explodir os casos, muuuuito estranho.

  9. Avatar
    Maria Lúcia da Silva

    Estou aqui para parabenizar por esta atitude e mais uma vez pedir fiscalização na José Soares, Várzea. Tem um trailer que junta uma aglomeração infernal,na sexta,sábados e domingos o dia inteiro. Se esperam que a ação funcione,tem que fiscalizar.

  10. Avatar

    Calma mais não se irrite ninguém tem paciência comigo

  11. Avatar

    esse prefeito é uma comédiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  12. Avatar
    CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA

    Moro em Barra Mansa e hoje tive necessidade de ir em Volta Redonda e andando de carro percebi que o movimento de pessoas transitando nas calçadas das áreas comerciais tanto na Vila como na Amaral Peixoto estavam muito reduzidas e totalmente diferente do que esta acontecendo em Barra Mansa onde sempre constatamos excesso de pessoas transitando e com algumas pessoas circulando sem utilização de mascaras de proteção. Nossa cidade esta precisando que a guarda municipal possa contribuir ajudando na fiscalização e repressão daqueles que insistem em não se proteger e colocando em risco as vidas dos outros.

  13. Avatar

    A maior culpa disso é do povo sem respeito ao próximo com esse papo furado que tem de trabalhar, óbvio que tem de trabalhar, mas taca a máscara na cara, sai de casa para o trabalho e do trabalho para casa sem ficar dando pernada pela rua. Se contar com a população de BM e do estado do RJ não vai melhorar nunca e vai morrer muito mais.

    • Avatar

      Quero ver se vai funcionar está lei pois nós bairros tem bares com aglomeração nós finais de semana que vive lotado e sem nenhuma segurança no local e a fiscalização nem aparece pra fechar ou multar.

  14. Avatar

    Se ele tivesse sido preso não teríamos que aturar isso.

    • Avatar

      Decisão burra.
      Ou determinasse lockdown ou continuasse permitindo o comércio funcionar apenas com delivery no periodo da noite. Se a intenção era impedir aglomeração em barzinhos e afins.
      Isso afetará diretamente pessoas prejudicadas pela crise e que inventaram soluções para sairem dela com a entrega de lanches.

      Achei ridículo.

    • Avatar

      Nada a ver amigo, a falta de sensibilidade do povo que tá levando a cidade a isso. Se teve corrupção, se preso ou solto como está, nós estamos deixando a desejar enquanto cidadãos. O povo não cumpre as medidas de segurança.

  15. Avatar

    Por que o senhor prefeito não adotou ainda a profilaxia da cidade de Porto Feliz por exemplo?

  16. Avatar

    Prefeito fechar o comércio as 20:00hrs não resolve em nada. Pare de fazer vista grossa para o que está acontecendo nos bares principalmente no Ano Bom virou o foco da contaminação. Fechem os bares que diminui 70% dos casos eles colocam as vidas deles é todos nós em risco.

    • Avatar

      Certíssimo amigo! Eles não fecham e não fiscalizam, e, não é só no Ano Bom. Excelente dia colocação.

    • Avatar

      Acho que não é fechando o meu local de trabalho que é onde eu ganho o meu pão de cada dia que vai resolver. Acho que a população que tem que si conscientizar usando mascaras e respeitando as exigências sanitárias. Infelizmente enquanto não sair essa vacina, algumas pessoas contaminadas poderão perder a vida. Mas enquanto isso outras pessoas também poderão morrer de fome si não sair pra trabalhar. O seu armário pode estar cheio, mas enquanto isso milhares de famílias estão passando fome.

  17. Avatar

    Os bares São os maiores responsáveis por isto.
    Em uma loja, se entra fica dez minutos no máximo, em um bar pede se uma cerveja, duas … Chegam os amigos, tiram se as máscaras, lá se vão duas horas. Aí o vírus agradece

    • Avatar

      Realmente são os bares os grandes responsáveis pois estudos mostram que o tempo de contato, a aglomeração e o uso indevido de máscaras que contribuem para o contagio e é exatamente isso que ocorre nos bares. Querem beber e comer pedem delivery é seguro pra todos nós.

    • Avatar

      Os bares não são os culpados, mas sim a população que não coopera.
      Quem aglomera é o povo.
      Em bar, em praça, em filas, em mercado.
      Com máscara no queixo, sem tapar nariz, sem assepsia das mãos, das roupas.
      E tem muito churrasco clandestino por aí.

    • Avatar

      O Cauteloso tem razão, só esse mês eu fui em 5, havia mais de 20 pessoas em cada, um verdadeiro absurdo!

Untitled Document