sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Duas professoras de escolas de Barra Mansa ganham prêmio do MEC

Duas professoras de escolas de Barra Mansa ganham prêmio do MEC

Matéria publicada em 13 de setembro de 2018, 17:12 horas

 


Barra Mansa – O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira, dia 12, os nomes dos professores vencedores e destaques da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. O município foi revelação em duas categorias: Pré-Escola, com a professora Paula Fernanda dos Santos Enes, da Escola Municipal Belo Horizonte, e Ensino Médio, com o professor Rodrigo de Almeida Seixas, da unidade estadual Ciep 493 Profª Antonieta Salinas de Castro, ambas no bairro Vista Alegre.

Criado em 2005, o prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem desenvolvido em salas de aula. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram. Ao todo, seis professores foram vencedores e 12, foram escolhidos como destaques no Estado do Rio de Janeiro. No dia 11 de outubro, o MEC vai anunciar os selecionados para a etapa nacional e para a premiação especial. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

O secretário de Educação, Vantoil de Souza, parabenizou a professora da Rede que foi destaque na premiação.
– Esse reconhecimento ao trabalho da nossa professora é mais uma prova de que é possível investir em projetos e programas especiais na escola pública. Demonstra também que professores compromissados com a educação são capazes de transformar o ambiente onde trabalham em verdadeiros campos de experiências, vivências pessoais e profissionais para os nossos alunos. Ficamos muito felizes com esse destaque, parabenizamos o lindo trabalho desenvolvido pela professora Paula Enes e o apoio da direção do colégio que incentiva a realização de projetos que integram toda a comunidade escolar – declarou.

A professora Paula Fernanda dos Santos Enes foi destaque em terceiro lugar na categoria Pré-Escola, com o projeto “Nós, o Cantinho da Natureza e a Lagarta”, realizado no ano passado com 24 alunos, com idade entre 4 a 5 anos, na Escola Municipal Belo Horizonte, no Vista Alegre. Ela conta que a ideia para o desenvolvimento do projeto veio depois de perceber que era uma necessidade atrelar o interesse pela natureza às vivências psicomotoras, que se apresentavam precárias, com alunos que mal conseguiam segurar de forma adequada os riscadores.

-Foi com foco na Base Nacional Comum Curricular que procurei garantir as experiências que incentivassem a exploração, observação e outras situações experimentais que contribuíssem para a ampliação do mundo físico em torno do nosso cotidiano – afirmou.

Finalidade do projeto

Entre os objetivos do projeto estavam desenvolver a mudança de atitude no ato de preservação e cuidado com a natureza, reconhecer-se como parte da natureza, contribuir para a criatividade, adquirir hábitos de alimentação saudável e aproximar a família do campo escolar.
-Ao longo do período tivemos a oportunidade de realizar plantações, culinárias com frutas doadas, catalogar insetos que os alunos encontravam em casa e experimentar o contato com a natureza presente na escola. Inclusive, atravessamos os muros da unidade trocando experiências com duas escolas de São Paulo, por meio da proposta de brincadeira do site ‘Ser criança é natural’, no qual enriqueceu as propostas de brincadeiras e apoio com as famílias – ressaltou.

Professora Paula Enes da Escola Municipal Belo Horizonte, no Vista Alegre, fica em terceiro lugar na categoria pré-escola Credito: ( Chico de Assis )


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Parabéns aos professores ! Contra tudo e contra todos ( e esses são muitos), seguem trabalhando de forma dura e penosa. Ouço muito dizerem que a Educação é o caminho para o nosso desenvolvimento. Mas, infelizmente, poucos, pouquíssimos, transformam ou ajudam a fazer esse discurso uma prática diária.

  2. Avatar

    Parabéns aos professores Paula e Fernando,eu acredito no ensino público e assim como vcs torço pra educação de nossos jovens,que nosso país tenham mais profissionais da educação comprometidos e capacitados para mudar esse perfil de que escola boa é a escola particula,que Deus abençoe os dois!!

  3. Avatar

    Parabéns, professores e para minha querida Escola Municipal Belo Horizonte. Orgulho de vocês.

Untitled Document