Duas professoras de escolas de Barra Mansa ganham prêmio do MEC

by Diário do Vale

Barra Mansa – O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quarta-feira, dia 12, os nomes dos professores vencedores e destaques da etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. O município foi revelação em duas categorias: Pré-Escola, com a professora Paula Fernanda dos Santos Enes, da Escola Municipal Belo Horizonte, e Ensino Médio, com o professor Rodrigo de Almeida Seixas, da unidade estadual Ciep 493 Profª Antonieta Salinas de Castro, ambas no bairro Vista Alegre.

Criado em 2005, o prêmio é voltado a professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem desenvolvido em salas de aula. Nesta edição, segundo o MEC, 4.040 professores de todo o país se inscreveram. Ao todo, seis professores foram vencedores e 12, foram escolhidos como destaques no Estado do Rio de Janeiro. No dia 11 de outubro, o MEC vai anunciar os selecionados para a etapa nacional e para a premiação especial. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

O secretário de Educação, Vantoil de Souza, parabenizou a professora da Rede que foi destaque na premiação.
– Esse reconhecimento ao trabalho da nossa professora é mais uma prova de que é possível investir em projetos e programas especiais na escola pública. Demonstra também que professores compromissados com a educação são capazes de transformar o ambiente onde trabalham em verdadeiros campos de experiências, vivências pessoais e profissionais para os nossos alunos. Ficamos muito felizes com esse destaque, parabenizamos o lindo trabalho desenvolvido pela professora Paula Enes e o apoio da direção do colégio que incentiva a realização de projetos que integram toda a comunidade escolar – declarou.

A professora Paula Fernanda dos Santos Enes foi destaque em terceiro lugar na categoria Pré-Escola, com o projeto “Nós, o Cantinho da Natureza e a Lagarta”, realizado no ano passado com 24 alunos, com idade entre 4 a 5 anos, na Escola Municipal Belo Horizonte, no Vista Alegre. Ela conta que a ideia para o desenvolvimento do projeto veio depois de perceber que era uma necessidade atrelar o interesse pela natureza às vivências psicomotoras, que se apresentavam precárias, com alunos que mal conseguiam segurar de forma adequada os riscadores.

-Foi com foco na Base Nacional Comum Curricular que procurei garantir as experiências que incentivassem a exploração, observação e outras situações experimentais que contribuíssem para a ampliação do mundo físico em torno do nosso cotidiano – afirmou.

Finalidade do projeto

Entre os objetivos do projeto estavam desenvolver a mudança de atitude no ato de preservação e cuidado com a natureza, reconhecer-se como parte da natureza, contribuir para a criatividade, adquirir hábitos de alimentação saudável e aproximar a família do campo escolar.
-Ao longo do período tivemos a oportunidade de realizar plantações, culinárias com frutas doadas, catalogar insetos que os alunos encontravam em casa e experimentar o contato com a natureza presente na escola. Inclusive, atravessamos os muros da unidade trocando experiências com duas escolas de São Paulo, por meio da proposta de brincadeira do site ‘Ser criança é natural’, no qual enriqueceu as propostas de brincadeiras e apoio com as famílias – ressaltou.

Professora Paula Enes da Escola Municipal Belo Horizonte, no Vista Alegre, fica em terceiro lugar na categoria pré-escola Credito: ( Chico de Assis )

You may also like

3 comments

Pagador de impostos 14 de setembro de 2018, 09:35h - 09:35

Parabéns aos professores ! Contra tudo e contra todos ( e esses são muitos), seguem trabalhando de forma dura e penosa. Ouço muito dizerem que a Educação é o caminho para o nosso desenvolvimento. Mas, infelizmente, poucos, pouquíssimos, transformam ou ajudam a fazer esse discurso uma prática diária.

Tia 14 de setembro de 2018, 07:58h - 07:58

Parabéns aos professores Paula e Fernando,eu acredito no ensino público e assim como vcs torço pra educação de nossos jovens,que nosso país tenham mais profissionais da educação comprometidos e capacitados para mudar esse perfil de que escola boa é a escola particula,que Deus abençoe os dois!!

Rosângela Salvador 14 de setembro de 2018, 07:44h - 07:44

Parabéns, professores e para minha querida Escola Municipal Belo Horizonte. Orgulho de vocês.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996