E o “Titanic” ficou em segundo lugar

by Diário do Vale

“Titanic” também é obra do James Cameron, o cineasta do “Avatar”. E rendeu só um pouquinho menos do que a aventura espacial de 2009. Depois da estreia do filme, em 1997, James Cameron foi a um jantar do qual participou o astrônomo Neil deGrasse Tyson. Esnobe, como de costume, Tyson reclamou que as estrelas que aparecem no céu do filme, durante o naufrágio, não correspondem às constelações reais. Sem se abalar, Cameron respondeu: “O filme rendeu dois bilhões de dólares, imagine quanto não teria faturado se o céu estivesse correto”. Tyson calou a boca na hora.

Para sua surpresa, quatro anos depois ele recebeu um telefonema dos produtores do filme. “Titanic” ia ser lançado em DVD e seria possível modificar o céu para mostrar as estrelas corretas que brilharam naquela noite fatídica de 15 de abril de 1912. Daí que se o leitor tiver as versões em DVD ou Blu Ray do filme poderá ver as constelações corretas no céu, enquanto o navio afunda.

Ao contrário do “Avatar”, “Titanic” não foi esnobado pela academia e ganhou 11 Oscar. Na cerimônia de premiação a cantora canadense Celine Dion cantou a canção tema “My Hearth will go on” usando no pescoço o diamante azul do filme, “O coração do oceano”. E também faturou o Oscar de melhor canção. James Cameron criou uma replica em tamanho real do navio nos estúdios de Baja California para recriar a cena do afundamento, que impressiona até hoje, vinte e um anos depois.

O romance entre o rapaz pobre, interpretado pelo Leonardo DiCaprio, e a sofisticada Rose Butaker, da Kate Winslet, acontece nos dias finais do grande navio. O filme fez tanto sucesso que foi visto até em Kabul, no Afeganistão, em pleno domínio do talibã. Os cinemas tinham sido fechados pelos extremistas, mas copias em videocassete circulavam no mercado negro da cidade. Ao contrário do “Avatar”, “Titanic” dispensa uma continuação. Foi o filme definitivo sobre a tragédia de 1912, misturando drama, romance e aventura numa formula perfeita. Foi o maior sucesso do cinema americano até Cameron criar o “Avatar”.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996