Ecoclube

by Diário do Vale

As atividades gratuitas são oferecidas para crianças de 03 a 07 anos

O Museu Casa da Hera, em Vassouras, está com inscrições abertas para o projeto “Ecoclube Manoel da Silva Rebello”, que oferece recreação, aprendizagem e contato com a natureza na Chácara da Hera. Realizado desde 2011, as atividades abrange crianças de 3 a 7 anos, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.
De acordo com a coordenação, o Ecoclube é uma oficina realizada pelo setor educativo do Museu Casa da Hera, coordenado pela educadora Carla Rocha, que tem como objetivo contribuir para ampliar o contato das crianças com a natureza, levando-as ao conhecimento crítico sobre preservação e sustentabilidade, através de atividades lúdicas e artísticas e do cuidado com a horta natural que tem sido cultivada pelas crianças, com o apoio dos jardineiros do Museu, que são responsáveis pela manutenção do espaço.
O Ecoclube é destinado à alunos das séries de Ensino Fundamental I, que têm oportunidade de vivenciar ações diversas voltadas à educação ambiental para um futuro sustentável, contribuindo para ampliar o contato com a natureza, levando-as ao conhecimento crítico sobre preservação e sustentabilidade.Os encontros acontecem no segundo sábado de cada mês. Nelas as crianças cadastradas são convidadas a participar da oficina, que envolve atividades lúdicas e cuidado com a horta da instituição. São tardes de muita diversão, aprendizado e desenvolvimento de consciência ambiental.

O Museu Casa da Hera
Dentro da museologia, o Museu Casa da Hera se insere em uma tipologia muito específica: a dos museus-casa. São assim classificados por terem sido residências que despertam interesse histórico ou pela importância de seus donos. Desse modo, são preservadas como registros de sua época.
A história da Casa enquanto Museu inicia-se em 1930, quando, após seu falecimento e mediante testamento, Eufrásia Teixeira Leite doou a Casa herdada de seus pais às Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, proprietárias do então Colégio Regina Coeli, no Rio de Janeiro, com uma cláusula que garantia a indissolubilidade e manutenção da integridade da construção e de seus objetos. Na década de 50, este conjunto passou a constar da lista de bens tombados do IPHAN e o Patrimônio acabou por assumi-lo em 1965, transformando-o em Museu em 1968.
Daquele momento em diante, por um convênio de caráter permanente entre as herdeiras e o Governo Público Federal, a guarda e o controle do Museu ficaram a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2009, o Museu Casa da Hera passou para a guarda do recém-criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, que é, hoje, o órgão responsável por sua administração.
Originalmente, a Casa não possuía hera. Ela foi plantada somente em 1887 por Manuel da Silva Rebello, o caseiro que ficou responsável pela casa após a partida de Eufrásia e sua irmã para a Europa. Será que ele imaginava que seu ato marcaria de maneira tão profunda esta casa a ponto de ficar conhecida como a “Casa da Hera”?
>>>BOX<<<
Conheça a Chácara
Localizada no centro urbano de Vassouras, o terreno ao redor do Casa da Hera possui 33 mil m². A vegetação exuberante da Chácara, repleta de plantas nativas da região e árvores frutíferas, torna o passeio pela área verde um dos pontos principais da visita ao Museu. Além da agradável caminhada pelo terreno, uma das atividades mais apreciadas pelos visitantes é percorrer o extenso túnel de bambus, também chamado de “túnel do amor”. Atualmente, a caminhada ecológica pela Chácara é parte integrante do circuito de visitação ao Museu.
Um jardim histórico é uma composição arquitetônica com elementos naturais, um monumento histórico e artístico, cujo material é, sobretudo, vegetal, vivo e, por isso, perecível e renovável. A área do jardim é organizada intencionalmente para o proveito, a amenização, o deleite, a educação, a recreação, o encontro e a contemplação daqueles que o frequentam. Os jardins da Casa da Hera são tombados e, por esse motivo, constituem-se como um patrimônio que deve ser valorizado, protegido e preservado.

Sede do Ecoclube Manoel da Silva Rebello
Um ponto de grande destaque da Chácara é a Sede do Ecoclube, onde o visitante pode encontrar diversos canteiros, cultivados de acordo com a permacultura, além de composteira, minhocário e berçário de plantas.
– Horta Mandala
No jardim, a horta mandala é composta de canteiros concêntricos que respeitam a agricultura ecológica. O princípio é a inspiração nas formas orgânicas da natureza, seguindo os princípios da permacultura. A horta mandala economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, e ainda, poupa o solo usando apenas fertilizantes orgânicos. O termo Mandala vem do sânscrito que significa círculo. Simbolicamente representa a temporalidade, a finitude e mudança e, ao mesmo tempo, a eternidade. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmos.
– Espiral de ervas
A forma de espiral deste canteiro é fruto da tentativa de reprodução de uma das formas que encontramos nos ambientes naturais. Ao imitar esses padrões, estamos proporcionando harmonia e integração entre o homem e a natureza. A forma em espiral consegue otimizar a produção e a distribuição de energia e de espaço, pois sua estrutura propicia a criação de diversos microclimas em um espaço pequeno e, com isso, permite cultivar plantas que possuem diferentes necessidades de luz, água e nutrientes.
– Minhocário
Seguindo as orientações da agricultura ecológica, as crianças do Ecoclube Manoel da Silva Rebello auxiliaram na construção deste minhocário. Os minhocários são uma maneira simples sustentável de conseguir boa terra para os canteiros da horta, uma vez que as minhocas concentradas nesse espaço produzem um húmus muito fértil e ideal para adubar as plantas cultivadas, já que possuem muitos nutrientes. Você sabia que as minhocas têm cinco corações e respiram através da pele?

Serviço:
As inscrições para o Ecoclube Manoel da Silva Rebello estão abertas até o dia 29 de março, para crianças de 03 a 07 anos. Todas as atividades serão gratuitas, no segundo sábado de cada mês, das 14h às 15h30min. Os interessados devem entrar em contato com a instituição pelos telefones (24) 2471-2930/ (24) 2471-2961 ou através do email [email protected].
O museu fica localizado na Rua Doutor Fernandes Júnior, 160, Centro – Vassouras.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996