País – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
O período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho, por meio da Página do Participante, no site do Inep.
Como já havia sido anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio poderão utilizar o Enem para obter certificação de conclusão. Para isso, será necessário obter mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e nota superior a 500 na redação.
Provas
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. Serão quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação em língua portuguesa.
-
Dia 1 (9 de novembro): Redação, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A prova terá duração de 5h30.
-
Dia 2 (16 de novembro): Matemática, Química, Física e Biologia. A aplicação terá 5h de duração.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. O término será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
Aplicação especial no Pará
Em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro, as provas serão aplicadas em datas diferentes nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. Nestes locais, o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Nome social
Durante a inscrição, os candidatos poderão solicitar o uso do nome social, conforme identidade de gênero. A medida vale para travestis, transexuais e pessoas transgênero, com base nos dados da Receita Federal. Não será necessário o envio de documentos comprobatórios.
Acessibilidade
Participantes que necessitarem de atendimento especializado devem solicitá-lo no momento da inscrição, informando sua condição específica, como: baixa visão, cegueira, surdez, deficiência física, intelectual, gestantes, lactantes, diabéticos, idosos, entre outras. Os recursos disponíveis estão detalhados no edital.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 11 de junho. O boleto é gerado na Página do Participante e pode ser pago via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. O QR Code para pagamento via Pix estará no próprio boleto.
Estarão isentos da taxa os participantes que:
-
Pretendem usar o Enem para certificação do ensino médio ou declaração parcial de proficiência;
-
Estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-
Concluem o ensino médio em 2025, mesmo que não tenham solicitado isenção antecipadamente.
Reaplicação
As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que não puderem comparecer nas datas regulares devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, desde que comprovados. Com informações da Agência Brasil.