VOLTA REDONDA
Acompanhar a situação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e as demandas dos catadores. Esse foi o objetivo de uma reunião realizada pelo candidato a prefeito de Volta Redonda, Arimathéa (PSB). O encontro foi na sexta-feira, 6, reunindo representantes das cooperativas.
Os trabalhadores apontaram que as cooperativas estão com dificuldades em superar burocracias impostas pela prefeitura, que as enxergaria como empresas em plenas condições de funcionamento. O problema é que muitas não contam com estrutura mínima, como banheiro sanitário.
Arimathéa é conselheiro Municipal de Meio Ambiente e destacou que a prefeitura deixou de atender a várias demandas históricas das cooperativas, o que gerou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), visando o contribuir com o trabalho dos catadores. “Precisamos criar um canal efetivo de diálogo com as Cooperativas, além de elaborar um plano de ação para fortalecimento da Coleta Seletiva na cidade, em conjunto com as Cooperativas. Vamos organizar um amplo trabalho de educação ambiental”, disse o candidato do PSB.
O candidato doi diretor do antigo Colégio Agrícola Nilo Peçanha, em Pinheiral. E no ano de 2007 criou na unidade o primeiro curso de capacitação para catadores no Sul Fluminense. Esse fato foi destacado pelos presentes na reunião. “Fiquei muito grato pela reunião. Nossa cidade precisa respeitar o meio ambiente. E incentivar a coleta seletiva é incentivar o desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda. Implantar a coleta seletiva eficiente na cidade é um de seus principais objetivos na futura gestão”, acrescentou Arimathéa.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996