Pinheiral
O candidato a prefeito de Pinheiral, Cardoso Gugu (PL), tem como um de seus projetos de governo, caso seja eleito prefeito da cidade, construir 200 casas populares de 2025 a 2028. De acordo com Gugu, o intuito é acabar com o déficit habitacional no município.
“Estaremos resolvendo a questão do aluguel social, tirando o custeio do aluguel social dando uma moradia, além das pessoas também em áreas de risco e vulnerabilidade que não foram retiradas. O município assumindo esse papel e abrindo também concessão para as famílias que não possuem moradia”, enfatizou Gugu ao Caderno de Eleições do Grupo Pançardes de Comunicação.
De acordo com o candidato, o projeto vai abranger três escalas. “Primeiro a gente tem a questão das pessoas que estão no Aluguel Social. Segunda questão é as pessoas que estão também em área de risco, que não foram removidas; e a terceira são as pessoas de baixa renda, que recebem o Bolsa Família e que não têm moradia própria”, explicou o Gugu, contando que o programa será desenvolvido em parceria com Governo do Estado e recursos próprios da prefeitura.
“Essa é a parceria que a gente vai tentar fazer, metade dentro da Secretaria de Habitação do Estado e a outra metade com recursos próprios da prefeitura, porque o município dispõe de algumas áreas que podem ser desapropriadas”, afirmou. Gugu lembrou ainda que quando vereador, já tinha um projeto como esse. Destacou que durante o seu mandato solicitou a construção de 100 casas populares e hoje há uma arrecadação que está em superávit em relação às receitas anteriores. Gugu citou que o município hoje tem R$ 200 milhões de orçamento.
Segundo Gugu, as casas serão construídas até 2028. “Isso está no nosso plano de governo, que temos quatro anos para implementar o projeto com os três modelos de casas que podem ser construídas”, afirmou. Quanto a valores, Gugu explicou que os custos serão equacionados dentro do orçamento, de acordo com o projeto desenvolvido.
Engenharia Pública Municipal
Para o desenvolvimento deste e outros projetos na área de habitação, Gugu revelou que pretende criar uma engenharia pública municipal. “Essa engenharia pública que vai desenvolver o projeto pra fazermos essa implementação. Além disso, ela também estará à disposição da população que precise fazer uma reforma ou ampliar o seu imóvel”, explicou.
Gugu frisou ainda que Pinheiral fez algo voltado para casas populares há anos. “Acho que foi em 2011 ou 2012, que foram construídas casas pelo Governo do Estado. De lá pra cá, não teve nenhuma outra política pública no município. Queremos promover uma mudança de verdade, como diz nosso slogan de campanha. E ter uma política que nenhum outro governo até hoje na história da cidade adotou”, finalizou o candidato.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996