Eleições 2024: Debate Temático – Angra dos Reis

by ana Calderone

Quais são suas propostas para promover o desenvolvimento econômico local e atrair investimentos para o município?
CLÁUDIO FERRETI
Para avançar no desenvolvimento econômico e atrair novos investimentos, vamos fortalecer o ecossistema de inovação, com ênfase na economia do mar, por meio da criação de distritos industriais que promoverão o crescimento sustentável do município.
Um dos pilares do nosso plano é a construção da Escola de Formação de Economia do Mar, ao lado do Parque Tecnológico do Mar, no bairro da Jacuecanga. Essa escola oferecerá cursos de gastronomia do mar, pesca, novas tecnologias, sistemas e TI, preparando a população para o mercado de trabalho e aproveitando as vocações naturais da região.
Transformaremos a Rua do Comércio em um polo cultural, gastronômico e histórico, valorizando o patrimônio local e atraindo turistas.
A qualificação profissional é fundamental, por isso ampliaremos o  programa Minha Oportunidade para oferecer formação em áreas com alta demanda de emprego, criando mais oportunidades para os jovens.
Além disso, promoveremos o empreendedorismo como uma política pública no ensino fundamental, com apoio ao ensino médio e ao ensino superior, incentivando a inovação desde cedo.
Em parceria com diferentes órgãos, trabalharemos para retomar a ferrovia e viabilizaremos a Marina São Bento, criando novos pontos de desenvolvimento e atraindo investimentos para a cidade.
Com essas iniciativas, vamos avançar com o desenvolvimento econômico de Angra dos Reis, gerando emprego e renda para a população e, consequentemente, trazendo melhorias na vida dos moradores da cidade.
RAFAEL RIBEIRO
Angra dos Reis tem uma economia forte em função das grandes empresas instaladas no município, do turismo, e de fontes diversas que inclui o porto, pesca, indústria náutica, serviços, etc. Grande parte dessa pujança está concentrada em poucas atividades gerando limitada distribuição social de seus rendimentos e uma preocupante dependência econômica municipal. Nosso programa de governo está centrado na necessidade de transferir parte do bilionário orçamento municipal na diversificação econômica, e na estruturação e organização das iniciativas de diferentes setores econômicos visando consolidá-las. Previmos algumas ações estruturantes: desburocratizar e tornar mais acessível e transparentes os processos administrativos municipais; criar incentivos fiscais à instalação de novos empreendimentos; investir na qualificação, organização, e disponibilização de fundos para autônomos e novas iniciativas. Particularmente dois setores receberão cuidados especiais. O setor turístico será reestruturado, regulamentado e terá um plano de gerenciamento acordado com o setor em seu conselho municipal. O plano deverá contemplar um modelo turístico adequado a nossa região, que respeite seu patrimônio ambiental e cultural, as diferentes comunidades presentes no território, os diferentes segmentos do setor e apresentar arcabouço legal, orçamento próprio e um projeto executivo para sua efetivação. Outro setor que receberá especial atenção será o setor náutico. Uma indústria forte na região que necessita de maior atenção no sentido de qualificação de mão de obra, de desenvolvimento de sistemas de controle ambiental para redução de seus impactos. A diversificação econômica e social da produção gerará maior harmonia e frutos.
RENATO ARAÚJO
Meu compromisso é promover o desenvolvimento econômico de Angra dos Reis, atraindo investimentos e gerando oportunidades para nossa população. Vou reduzir as alíquotas de ISS para atividades que criem empregos e simplificar a abertura de empresas, aplicando a Lei da Liberdade Econômica, para que empreender em nossa cidade seja mais fácil e rápido.
Vamos criar polos empresariais para atrair novos negócios e apoiar startups voltadas à inovação tecnológica. Também pretendo atrair indústrias e estabelecer um polo industrial, ampliando as oportunidades de trabalho e diversificando nossa economia. Além disso, vamos reforçar as parcerias público-privadas (PPP) para realizar projetos de infraestrutura e inovação com maior eficiência.
No turismo, vamos investir na modernização da infraestrutura e na qualificação da nossa mão de obra, transformando Angra em um destino ainda mais atraente para visitantes, negócios e eventos. Pretendemos fortalecer o turismo náutico e recuperar nosso patrimônio histórico, promovendo eventos culturais e esportivos que movimentam a economia local.
Na pesca, vamos apoiar os pequenos pescadores com novas tecnologias e incentivos para ampliar a produção e promover a exportação de pescados regionais. Queremos fortalecer o agronegócio e a pesca local, gerando mais renda para as famílias de Angra.
Com essas ações, vamos transformar Angra dos Reis em uma cidade moderna, competitiva e cheia de oportunidades para todos.
VENÍSSIUS
Meu compromisso com todo o angrense é mudar a atual realidade do município nas mais diversas frentes, inclusive criando cada vez mais oportunidades para a cidade crescer e seu povo prosperar, incentivando o desenvolvimento econômico local, aumentando a oferta de emprego, fortalecendo o comércio e apoiando o empreendedorismo.
Vou elencar abaixo uma série de medidas que irei implementar: A criação do bairro industrial, para atrair novas empresas, oferecendo infraestrutura adequada e incentivos fiscais fará com que indústrias possam se instalar em Angra. Implementar programas de isenção fiscal para pequenas e médias empresas que criarem empregos locais, assim como incentivar o comercio com apoio técnico para desenvolverem programas de tecnologia para ampliação de vendas. Estabelecer centros de capacitação profissional voltados para as demandas do mercado angrense. Projetar novas rotas culturais para o turismo sustentável no continente.
O Estacionamento Rotativo Gratuito e a reorganização das linhas de transporte irão beneficiar o comércio, oferecendo assim a possibilidade de ampliação do horário de funcionamento.
Firmar parcerias com empresas privadas e instituições de ensino para a criação de programas de estágio, treinamento e qualificação do jovem para o mercado de trabalho. Criar o Fundo Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, oferecendo assim a possibilidade de financiamento, capacitação, mentorias para novos negócios, facilitação para registro e formalização do negócio. Com essas medidas vamos ter um aumento de mais de 30% de empregos formais até 2028. Projetamos mais de 200 novas micro e pequenas empresas gerando emprego e renda para Angra.
ZÉ AUGUSTO
No nosso Plano de Governo constam muitos projetos para induzirmos o crescimento econômico na nossa cidade, que serão fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e aumentar as oportunidades de emprego. Para tal, criaremos políticas públicas para movimentar todas as áreas da nossa economia. Podemos citar, à princípio, a criação de empresas municipais de desenvolvimento que enfatizarão os Programas de Parcerias e Investimentos (PPIs), com regime de partilha e fomento produtivo às empresas do município. Incentivaremos também a instalação e expansão de indústrias, com parâmetros fiscais e financeiros, para promovermos a geração de emprego, aumento de renda e fortalecimento da nossa economia. Precisamos dar ênfase aos incentivos na área do turismo, que é uma das nossas principais atividades econômica, social e cultural, e necessitam de uma atenção especial no planejamento e na execução de políticas públicas. Para isso, vamos centralizar administrar e conceder a gestão dos transportes e atividades marítimas, além de organizar o translado de pessoas que visitam as praias da Baía da Ilha Grande. Estimularemos a atividade comercial do município por meio da Política Municipal de Crédito, visando oferecer apoio financeiro e incentivos para pequenos negócios e empreendedores. Por meio da criação do Fundo Cinematográfico, impulsionaremos o turismo de alta renda com produções cinematográficas locais. Podemos citar ainda outras propostas, como a Redefinição do Fundo Imobiliário, Industrialização da pesca, Instalação de estaleiro para fabricação de embarcações em alumínio, financiamento para a construção de hostels em locais turísticos e muitos outros incentivos para nossa cidade e nossos cidadãos.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996