Como pretende melhorar a qualidade do ensino público municipal durante o mandato?
EDUARDO GUEDES
Durante meu primeiro mandato, dobramos o número de creches existentes no município, construindo novas unidades com alto padrão de qualidade. Nosso objetivo é continuar essa expansão, priorizando a construção de mais centros de educação infantil nos bairros que mais precisam. Vamos priorizar a aprovação do novo Plano de Cargos e Salários e a atualização da Lei do Magistério nº 366/2002. Serão criados programas de ensino superior com bolsas de estudo e auxílio transporte, e realizado concurso público para preencher vagas com assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Queremos que o Centro de Educação Especial Nalbert funcione plenamente como um espaço multidisciplinar, oferecendo diversas terapias e apoio com psicólogos, Terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, musicoterapia, psicomotricidade e fonoaudiólogo. Além disso, serão adquiridos materiais pedagógicos específicos para alunos com deficiência. Precisamos também implementar o ensino em tempo integral e ensino bilíngue, mas de maneira que os alunos realmente tenham atividades construtivas e culturais no contraturno como oficinas de robótica, xadrez, dança, etc. O bairro Nova Conquista precisa de uma nova escola para atender ensino fundamental (anos iniciais e finais). Entre nossas ações também estão a oferta de oficinas de informática e outras áreas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a implementação da modalidade EJA no período diurno, especialmente para mulheres. Serão criados polos de aprendizagem e tecnológicos para o desenvolvimento de programas de ensino superior com bolsas de estudo. A capacitação continuada para profissionais de educação especial e a criação de parcerias efetivas com diversas entidades também estão no nosso Plano de Governo.
IRINEU NOGUEIRA
Na educação, em apenas dois anos de mandato, promovemos a implantação de três colégios em tempo integral e a abertura do Centro Nalbert, um espaço dedicado ao atendimento de crianças especiais. Agora queremos continuar avançando na qualidade do ensino público, com uma gestão escolar que escuta a comunidade e trabalha junto para melhorar a vida dos nossos alunos.
Planejamos criar laboratórios de ciências em parceria com o Estado, além de estudar a construção de um novo Centro de Educação Infantil e Fundamental I nos bairros Nova Conquista e Campo Alegre. Vamos garantir uma alimentação saudável para nossos alunos, sempre acompanhada por nutricionistas, e oferecer atendimento pediátrico nas creches para cuidar da saúde das nossas crianças.
Também vamos investir em materiais pedagógicos de qualidade, que respeitam as necessidades de cada idade, e aplicar um novo currículo na educação infantil para estimular o desenvolvimento completo das crianças. A educação inclusiva é uma prioridade, por isso vamos fortalecer parcerias para atender melhor os alunos com necessidades especiais e adaptar o transporte escolar para quem precisa.
Queremos capacitar nossos funcionários e alunos em primeiros socorros e garantir uma educação profissional de qualidade para jovens e adultos. Além disso, vamos aumentar o número de vagas em escolas de tempo integral e buscar parcerias para oferecer escolas bilíngues, ajudando os alunos que têm dificuldades no aprendizado a avançarem e terem um futuro melhor. Estamos comprometidos em construir uma educação pública que realmente faça a diferença na vida da população de Itatiaia.
KAIO DO DIOGO BALIEIRO
Cuidar das nossas crianças é fundamental e isso não vem acontecendo. Nossas crianças têm merenda de péssima qualidade. Passam dias comendo pipoca. Temos que oferecer às crianças, que são o nosso futuro, merenda de qualidade, saudável, nutritiva e saborosa, atendendo às restrições alimentares, como intolerância à lactose ou ao glúten, por exemplo. E, claro, temos que dar condições de trabalho pros nossos professores e valorizá-los. Tem escola caindo aos pedaços, em situação precária, de abandono. Por isso, vamos reestruturar a rede municipal de educação, com reformas das escolas. Hoje, temos 200 crianças na fila por creche em Itatiaia. Além de melhorar as nossas creches, vamos construir mais quatro unidades no município, sendo duas em Itatiaia e duas em Penedo. Precisamos falar também de educação especial e, por isso, vamos construir centro especializado no atendimento a pessoas com deficiência, em especial, autistas, deficientes auditivos e visuais. Também vamos começar a ampliar o atendimento das escolas para o período integral de ensino e oferecer ensino bilíngue. Um dos nossos compromissos é que os nossos alunos tenham uniforme e material escolar já nos primeiros dias do ano letivo. Precisamos que isso se torne uma prática comum em Itatiaia, como foi feito em Resende, para que as famílias não recebam esse material de forma atrasada. Também vamos trazer uma unidade do Senai e do Senac para que Itatiaia tenha acesso a cursos profissionalizantes perto de casa, e vamos fazer uma parceria com o Estado para que Itatiaia tenha uma escola para atender o Ensino Médio no Centro, demanda muito importante da população. Também vamos trazer uma faculdade para Itatiaia, através de parceria com universidades, com o objetivo de levar o Ensino Superior para o município e facilitar a formação profissional da população.
RICARDA HELENA
Muito me orgulha ser educadora e estar junto na luta por uma Escola Pública de Qualidade e pela valorização dos Profissionais da Educação. Vejo com preocupação e indignação a decadência da rede municipal de Ensino de Itatiaia nos últimos anos. Em 2008, 5.410 alunos estavam matriculados e em 2023, caiu para 3.909. Em relação ao IDEB, na última divulgação, obtivemos as piores notas sendo 5.2 para os anos iniciais e 3.9 para os anos finais, ficando nas últimas colocações entre os municípios da região. São mais de 6 mil pessoas não alfabetizadas no município enquanto, os governos vêm enfraquecendo o Ensino de Jovens e Adultos. Os investimentos na Educação Municipal são praticamente nulos. Mais de 1 milhão de reais são utilizados no Ensino Superior anualmente e não vemos transparência e resultados. Exemplo desse abandono é a situação do Centro Municipal de Educação Especial que continua sem funcionar 4 anos após sua primeira “inauguração”. É uma grande contradição quando vemos que a Prefeitura aumentou em mais de 700% a sua arrecadação nos últimos 18 anos. Consequências da politicagem que se tornou Itatiaia nos últimos anos com prefeitos e vereadores sendo afastados, cassados, presos. Para reverter esse quadro, e alcançar a EXCELÊNCIA precisaremos envolver todos da Comunidade Escolar. Vamos investir na Educação em tempo integral com atividades diversificadas no contraturno; valorizar os Profissionais da Educação; ampliar investimentos especialmente na Educação Infantil; instituir o Programa “Creche não é depósito” criando vagas no período noturno; alimentação farta e saudável; criar o Centro Municipal de Idiomas e Libras e o Centro de Capacitação Profissional e Polos de Universidades Públicas, além do Cecierj e Faetec para capacitar jovens e adultos.
Eleições 2024: Debate Temático – Itatiaia
previous post