Como pretende melhorar a qualidade do ensino público municipal?
ALUÍSIO D’ELIAS
A educação é um dos principais pilares da nossa gestão e é uma área que exige a máxima atenção. Como professor da rede pública eu entendo a realidade vendo de perto as necessidades. Fortalecer a qualidade do ensino e reforçar ainda mais o aporte pedagógico, no reforço escolar, no conteúdo, para que os estudantes tenham a capacidade de dominar as habilidades básicas necessárias, que preconiza o MEC.
Quatis se tornou referência de ensino. A construção de uma base sólida, fez com que a nossa educação se tornasse uma das melhores na região Sul Fluminense. O investimento em tecnologia continuará sendo prioridade. Criaremos laboratórios de informática e o uso de ferramentas digitais em sala de aula, preparando nossos alunos para os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico. Hoje já contamos com aulas gameficadas, alunos do 1º ao 9º ano utilizam tabletes no Programa Aprendizagem Interativa.
Nosso objetivo é construir mais unidades escolares, ampliar os programas de avaliação escolar, possibilitando uma análise detalhada do desempenho dos estudantes e identificando rapidamente as áreas que precisam de reforço. Garantiremos a continuidade na entrega dos materiais didáticos exclusivos, uniformes e kits de material escolar.
Hoje, atendemos mais de 20 rotas no transporte escolar, atendendo desde as crianças na creche até os jovens e adultos (EJA). A merenda de qualidade, que já é uma realidade, pois sabemos que a boa alimentação é essencial para o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos alunos.
Além de garantir a reforma e/ou ampliação das unidades escolares, a infraestrutura das escolas é primordial para um ambiente saudável para os alunos e profissionais que ali trabalham.
VITINHO
Vamos revisitar o plano Diretor de Educação vigente, verificar o que não foi implantado, debater o que pode ser inovado e melhorado em função das novas demandas da sociedade.
Queremos ainda a ampliação da oferta de Educação infantil com foco na qualidade da alfabetização e universalização do acesso e inclusão; Oferta de Educação de jovens e adultos para alunos com defasagem de idade e série; Garantir Educação Inclusiva com parcerias com áreas de saúde, cultura, esporte e capacitação para os responsáveis; Promoção da oferta de qualificação da mão de obra para os alunos do 9º ano reduzindo a evasão e repetência. Parcerias com SENAC, SENAI e SENAT.
Pretendo investir na transformação digital para Gestão Escolar e para ferramentas e acesso aos alunos (Games, internet, laboratórios com foco nos projetos pedagógicos das séries); Fortalecimento do processo de gestão escolar através da informatização; Programa de Valorização do Magistério principalmente com treinamento e desenvolvimento das novas competências e fluências digitais da sociedade (inteligência emocional, inteligência artificial, games, ciência, cultura e tecnologia da informação);Implantação do Projeto EJA/CEJA na zona rural.
Vamos implantar o Programa Esporte nas Escolas com a volta dos jogos estudantis; criar o cartão estudantil (para compra de material escolar e uniforme); Valorizar os profissionais da educação através do diálogo respeito com a categoria; Buscar um Pré-Vestibular Social, promover a inclusão de pessoas que não conseguiriam pagar por um curso particular; Fomentar e reestruturar a SAPE ( Sala de Apoio Pedagógico aos Estudantes ), trabalho de extrema importância com as crianças com dificuldades de aprendizagem.