Quais são as estratégias para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana no município?
ALUÍSIO D’ELIAS
Quero garantir que Quatis tenha um sistema de transporte público eficiente, acessível e seguro. Para isso, planejamos introduzir linhas de micro-ônibus que atenderá melhor a demanda da cidade, dos distritos para o Centro e ente os bairros. Esse será mais um serviço de qualidade com um preço acessível para todos os cidadãos. Sabemos que a gratuidade total ainda não é possível, mas vamos trabalhar para que as tarifas sejam justas e estejam ao alcance de todos.
Em relação ao transporte escolar, que garante a locomoção segura dos nossos estudantes, atendendo, hoje, mais de 20 rotas, levando e buscando desde as crianças nas creches até os jovens e adultos, com segurança e comodidade para eles e seus familiares, nós iremos reforça-lo.
Hoje é possível ver quase toda Quatis sinalizada com placas, faixas viárias, asfalto e calçadas. Iremos finalizar esses serviços e manter uma manutenção ativa para que a mobilidade urbana e a qualidade de vida de todos sejam garantidos.
Estamos executando um programa de acessibilidade em todos os prédios públicos e também em rotas pela cidade, visando a melhora nas calçadas e com projetos de ciclovias e pista de caminhada. Também criaremos um novo acesso aos bairros, acima da linha férrea.
VITINHO
Vamos elaborar o Plano de Mobilidade Sustentável com a participação dos diversos segmentos da sociedade, estabelecendo as diretrizes da política municipal de mobilidade e as ações para sua implantação; Implantar melhorias no sistema viário previstas no plano de reestrutura do sistema de transportes, com vistas a redução de congestionamento de trânsito.
Queremos implantar o plano cicloviário, incluindo ciclovias, ciclofaixas e rotas cicláveis, em todas as regiões da cidade, de modo a incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte; criar de bicicletários públicos e paraciclos, dotando a cidade de infraestrutura adequada para o estacionamento seguro das bicicletas; melhoria e padronização das calçadas visando dar maior conforto e segurança aos pedestres.
Queremos promover a melhoria da operação e fiscalização do trânsito através da ampliação e qualificação do quadro de operadores e agentes de trânsito; Ampliar as campanhas educativas visando estabelecer uma nova cultura viária na cidade que inclua o respeito aos meios não motorizados (pedestres e ciclistas) e a redução de acidentes; Melhoria e ampliação do atendimento aos alunos com dificuldade de locomoção e com Necessidades Educativas Especiais; Ônibus circular dentro da cidade de Quatis e para os distritos São Joaquim, Falcão e Santana (gratuitos); Garantir a acessibilidade aos espaços públicos e privados e uso coletivo; Reestruturação das faixas de trânsito para melhor deslocamento e acesso ao comércio local.