Volta Redonda – Eleito cinco vezes prefeito de Volta Redonda, totalizando 20 anos à frente do município no final de dezembro, alguém poderia dizer que o desgaste do tempo seria o principal adversário de Antonio Francisco Neto nas últimas eleições municipais. Mas o atual chefe do Executivo volta-redondense mostrou que mantém o fôlego de um iniciante ao conquistar o sexto mandato, como se o pleito do último dia 6 de outubro fosse sua primeira eleição. Como se sabe, Neto voltou a ser eleito no primeiro turno, obtendo a maioria dos votos válidos.
Um levantamento feito pelo DIÁRIO DO VALE com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, dão uma dimensão maior ao feito do prefeito. Neto teve a maioria dos votos em todos os bairros e venceria no primeiro turno em todos. Isso mesmo: um levantamento feito a partir da apuração em cada seção eleitoral mostra que Neto teria, pelo menos, mais de 61% dos votos válidos em cada bairro da cidade, chegando a impressionantes 83% em algumas localidades.
Tais números mostram que a aprovação de seu trabalho à frente da Prefeitura é homogêneo, não importando classe social, renda e nível de escolaridade, entre outros indicadores. Vale lembrar que o prefeito reeleito para seu sexto mandato teve um total 109.688 votos, que representam 72,84% dos votos válidos.
Eleito pela primeira vez em 1996, Neto só não esteve à frente do Palácio 17 de Julho quando não podia concorrer a uma segunda reeleição. Ele foi reeleito pela primeira vez no ano 2000, fechando o primeiro ciclo em 2004.
Candidato em 2008, venceu mais uma eleição e obteve o quarto mandato no pleito de 2012, encerrando seu segundo ciclo em 2016. Podendo se candidatar mais uma vez em 2020, voltou a ser eleito no primeiro turno, a exemplo de 2000 e 2008 – e agora em 2024 (em 1996 Volta Redonda não tinha segundo turno para a eleição municipal).
Ao alcançar um feito único desde a instituição da reeleição no Brasil, Antonio Francisco Neto aponta alguns motivos que ele acredita serem fundamentais para a população acredita e aprovar seu trabalho.
“Sempre trabalhamos com honestidade, dedicação e amor a Volta Redonda. Desde o meu primeiro mandato busquei montar equipes competentes, que estivessem em sintonia com o nosso objetivo de fazer de Volta Redonda a cidade em que sonhamos viver. Sempre trabalhei tendo como nossa meta o melhor para a cidade, investindo em Saúde, Educação, Segurança, Esporte, Cultura, Lazer, Assistência Social, e realizando as grandes obras que o município precisava”, pontuou.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996