sábado, 7 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Eleitores fazem fila para cadastro biométrico em Volta Redonda

Eleitores fazem fila para cadastro biométrico em Volta Redonda

Matéria publicada em 12 de novembro de 2019, 13:04 horas

 


Cerca de 50 eleitores estavam aguardando para realizar o cadastramento da biometria para as eleições de 2020

Volta Redonda – Eleitores formaram uma fila para realizar o cadastro biométrico na manhã desta terça-feira (12), na calçada do prédio da Justiça Eleitoral, no bairro Aterrado.

Aproximadamente 50 pessoas estavam no local para realizar o cadastramento biométrico e tirar dúvidas.  Por volta das 11h, a última da fila era Ivete Selvati, moradora do bairro Siderlândia, que não sabia sobre a biometria.

– Para falar a verdade eu nem sabia que precisava fazer esse cadastro. Meu filho que veio falar comigo, esses dias, me orientando para fazer, e aqui estou – confessou a moradora.

Em poucos minutos e fila foi aumentando, deixando a fila próxima da Câmara Municipal de Volta Redonda.

Outra moradora do bairro Siderlândia, que não quis se identificar, foi com a filha para realizar o cadastramento biométrico.

– Isso aqui é uma vergonha. Demorei duas semanas só para o agendamento. Do que adianta a gente agendar 11h15 e não conseguir ser atendida. Para que agendar se preciso enfrentar essa fila.  Acho bom eu chegar lá dentro e conseguir fazer a biometria, se não vou arrumar confusão – confessou a mulher.

Por conta das dúvidas sobre o cadastro e como realizá-lo, funcionários do cartório eleitoral foram ao encontro dos moradores para tirar dúvidas.

– Só iremos atender os moradores que foram agendados, quem não conseguiu terá que entrar no site para marcar o agendamento. Não tem necessidade de vocês virem apressados para realizar a biometria. O prazo em Volta Redonda não é até o dia primeiro de dezembro, isso aí é fake news, vocês podem ficar tranquilos para realizar com calma – explicou um dos funcionários.

Eleitores de Barra Mansa estavam no local para transferir os títulos para Volta Redonda. Outros eleitores afirmaram não conseguir realizar o agendamento pela internet, como foram orientados por falta de vagas para os dois municípios.

Ainda sem obrigatoriedade

A biometria ainda não é obrigatória para os eleitores do município, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores antecipem sua ida aos cartórios, a fim de evitar filas no futuro. O atendimento deve ser agendado pelo site do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br/agendamento) ou por meio do telefone 3436-9000.

O procedimento é simples, rápido, e o eleitor já sai do cartório com o título e apto para votar pelo sistema de identificação biométrica. No momento do atendimento, o eleitor deverá ter em mãos documento de identidade oficial, comprovante de residência recente e o título de eleitor (se possuir). A meta do TSE é de que todos os eleitores do país estejam cadastrados até 2022.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. Avatar

    Brasileiro como sempre deixando tudo lra última hora, isso q dá. Só entrar no site do TRE q lá estão todas as informações q precisam. E esse alerta de ter q fazer, já tem tempo.. bando de preguiçosos! Por isso q esse país não vai pra frente .

  2. Avatar

    Como se não bastasse a obrigatoriedade em ter que votar.
    Agora o cidadão está sendo obrigado a fazer essa tal biometria.

  3. Avatar

    FAZ A FILA AÍ QUE HOJE É DIA DE MARCAR O GADO ATRASADO!

  4. Avatar
    Isabel Dickson Serrano

    Afinal qual é o prazo pra fazer a biometria ? A reportagem não diz

    • Avatar

      Boa tarde!

      Não há prazo fixado para Volta Redonda. Aqui, assim como em boa parte do estado do Rio, ainda não é obrigatório. Não precisa de fazer esse ano, portanto. Pode ficar despreocupada.

      Esse ano somente 35 dos 92 municípios do estado tiveram prazos fixados. Fora os outros que já concluíram o cadastro.

  5. Avatar

    O TRE está fazendo uma pressão na mídia com ameaças de cortar direitos dos eleitores que não fizerem a biometria. Mas não estão informando quais cidades ainda NÃO são obrigatórias. Eu não sabia que VOLTA REDONDA tinha prazo maior, tentei agendar pela internet e não consegui, fui pessoalmente ao cartório de VR , estava completamente vazio, por volta das 18h, nem assim realizaram a minha biometria.
    Eles que se organizem para atender melhor os eleitores!

  6. Avatar

    Gente que não lê o DIÁRIO DO VALE, o maior, mais lido, mais comentado e mais compartilhado jornal da região, aí ficam sem saber mesmo do que acontece na cidade e região. Nas eleições eles se tornam especialistas em política.

    • Avatar

      O povo se submete a isso porque ainda não se deu conta de que o titulo de eleitor pra maioria dos brasileiros não tem serventia alguna,mas como os URUBUS DA POLITICA precisam do voto desses pobres coidados apelam pra ameaças e pressões psicológicas pra se manter nos bastidores da mordomia.Se fosse um país sério com boas intenções dos nossos governantes o voto seria facultativo.

  7. Avatar

    Povão também é fogo viu, está desde 2016 na mídia para fazer a biometria, eu fiz em 2017 sem fila e no horário agendado na época, brasileiro deixa tudo em cima da hora e quer arrumar confusão lkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document